Carreiras na Pós

O Impacto da Jornada do Colaborador no Employer Branding

Imagine uma orquestra. Para que a apresentação seja de sucesso, é necessário que cada músico disponha dos devidos instrumentos , bem como um treino muito bem estruturado, um regente que se comunique bem com a equipe e claro, um ambiente aprazível para que todos consigam performar em sinergia.

Uma orquestra bem afinada e harmoniosa se destaca em suas apresentações, assim como uma organização que valoriza a experiência do funcionário se destaca em seu desempenho. Colaboradores satisfeitos e engajados são mais produtivos, criativos e comprometidos com os objetivos organizacionais. Logo, se tornam embaixadores da marca.

Roberto Madruga, no seu livro: Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional, menciona que: Precisamos pensar no rebranding da antiga área de RH, não apenas com uma nomenclatura mais atual, como Desenvolvimento Humano ou Talentos Humanos, mas, principalmente, mudando a proposta de entrega de valor para os colaboradores e para os clientes. Um novo cenário requer um novo modelo de Gestão de Pessoas e um novo mindset dos colaboradores”.

Portanto, a área de RH assume uma postura mais estratégica influenciando diretamente na tomada de decisão e recolhendo dados e insights poderosos para uma gestão de pessoas mais efetiva e equânime. E falando em experiência positiva, é primordial entender sobre Employee Value Proposition e Cultura Organizacional.

EVP (Employee Value Proposition)

A experiência do colaborador exerce um papel fundamental na construção da marca empregadora de uma empresa. Ela abrange todos os aspectos da jornada do colaborador, desde o processo de recrutamento e seleção, passando pelo desenvolvimento profissional até a etapa demissional.

Quando a experiência do colaborador é positiva, cria-se uma conexão emocional e uma percepção favorável da empresa para atração de talentos e geração de negócios.

Uma proposta de valor do empregador bem definida deve ir de encontro com a cultura e os objetivos da organização, ajuda a recrutar os candidatos certos para as vagas, reduz o turnover e aumenta a retenção de talentos. Além disso, fortalece a marca empregadora, tornando-a mais competitiva no mercado.

Em outras palavras, o EVP representa a proposta única que uma empresa oferece aos seus colaboradores, distinguindo-a de outras organizações e tornando-a atraente para os profissionais. É a resposta à pergunta: “Por que um profissional talentoso escolheria trabalhar nesta empresa e não em outra?”.

Importante lembrar que a proposta de valor não se trata de uma estratégia de marketing ou branding, mas sim de um compromisso real da empresa em criar um ambiente de trabalho positivo e oferecer oportunidades de crescimento.

Cultura Organizacional

Segundo Edgar Schein, estudioso da área de cultura organizacional, a cultura pode ser definida como o conjunto de valores, crenças e comportamentos compartilhados que orientam as ações dos membros de uma organização.

Schein enfatiza que a cultura organizacional é construída e sustentada por meio de processos de aprendizagem social, onde os membros da organização internalizam os valores compartilhados.

Ele destaca que a liderança desempenha um papel crucial na criação e no desenvolvimento da cultura, por meio do estabelecimento de padrões, do exemplo comportamental e da promoção de valores e normas desejadas.

Portanto, a proposta de valor deve estar totalmente alinhada com o que é efetivamente praticado na organização. Algumas ações devem ser levadas em consideração na implementação de uma cultura positiva:

• Identifique o propósito da empresa que deve estar alinhado com a visão e missão da organização;
  • Compartilhe os valores e o propósito com toda a equipe, explicando como eles se relacionam com o trabalho exercido;
  • Os líderes devem ser exemplos vivos dos valores e comportamentos desejados, liderando pelo exemplo;
  • Promova um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas;
  • Promova o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, oferecendo treinamentos, programas de mentoria e oportunidades de aprendizado contínuo. Isso demonstra o compromisso da empresa com o crescimento e o bem-estar dos colaboradores.
  • Avalie e ajuste constantemente, realizando estimativas regulares da cultura e do clima de trabalho.

Investir em uma jornada do colaborador de excelência, contribui para construir uma marca empregadora forte e sustentável, impulsionando a produtividade e o desempenho geral da organização.

Saiba mais sobre o curso de pós-graduação em Gestão do Endomarketing e Employer Branding, acessando o nosso site.

*Texto de autoria da professora Aline Sousa: Proprietária da A.S Pessoas & Estratégias, atua como professora universitária, headhunter, consultora de RH, mentora de Carreira, palestrante, produtora de conteúdo, HR Influencer, estrategista de marcas pessoais e também de employee experience..Bacharel em Administração de Empresas , MBA em Gestão de Pessoas, cursando Especialização em Coaching e Desenvolvimento de Lideranças, Certificação Internacional em Análise Comportamental.  Eleita Linkedin Top Voices 2020 e conta com uma rede de quase 600 mil seguidores.  Top 20 melhores do Brasil (ibest), indicada ao Top Of Mind de RH. É considerada uma das maiores influenciadoras de RH no Linkedin.

5/5 - (1 vote)