9 dicas para aprender a conciliar a pós-graduação com o trabalho freelancer

  • 27/jan/2020

9 dicas para aprender a conciliar a pós-graduação com o trabalho freelancer

Tempo de Leitura: 4 minutos

Adquirir novos conhecimentos é essencial para qualquer profissional, mas, ao mesmo tempo, em que investe no seu desenvolvimento, ele precisa pagar suas contas, não é mesmo? Por isso, entender como conciliar a pós-graduação com o trabalho freelancer é um ótimo caminho para equilibrar as obrigações.

Uma das grandes vantagens do trabalho freelancer, aliás, é sua flexibilidade. Não existe rigor para o local em que ele será realizado e a demanda pode ser determinada pelo profissional. É claro que, assim como em outras atividades no mercado de trabalho, é preciso ter uma estratégia para conquistar o retorno financeiro desejado.

Quer conhecer algumas dicas que vão ajudar você na organização de suas tarefas freelancer e compromissos da pós-graduação? Veja a seguir!

1. Saiba dividir seus horários de estudos e trabalho

A pós-graduação exige que o aluno tenha compromisso com seus estudos, afinal de contas, as horas de dedicação para leitura e desenvolvimento de sua monografia, na maioria das vezes, são feitas em casa e não na instituição. Assim, você precisa valorizar cada minuto de estudo pensando que eles vão otimizar as habilidades do seu currículo e também que fazem parte do investimento financeiro realizado no curso.

Por outro lado, trabalhos freelancer exigem um acordo em relação aos prazos estipulados pelos clientes. Ou seja, também demandam dedicação para que possam ser realizados conforme o acordado.

Para não deixar que nenhum dos dois fique comprometido, o ideal é estipular quantas horas de dedicação serão disponibilizadas para cada atividade.

2. Use tecnologias para organizar seu trabalho

Usar aplicativos para organização de rotinas, alertas e controle do tempo de concentração nas atividades também é uma ótima alternativa.

Algumas ferramentas permitem classificar as tarefas de acordo com as áreas envolvidas. Assim, você pode dividir em categorias suas atividades pessoais, escolares ou profissionais, criar alertas e inserir outras informações que podem ajudar a gerenciar seu cronograma pessoal.

Se você tem dificuldades de concentração, outra opção interessante é o uso de aplicativos que utilizam a Técnica Pomodoro. Resumidamente, o tempo de concentração é determinado, e, ao final dele, um alarme toca para que você possa fazer uma pausa e, depois, reiniciar o ciclo.

3. Estipule prazos antecipados para a entrega de trabalhos

Tanto a pós-graduação quanto os trabalhos como freelancer têm prazos de conclusão bem definidos. Sendo assim, organize-se para entregá-los com antecedência, um ou dois dias antes do chamado deadline.

Dessa forma, você evita que os temidos imprevistos de última hora estraguem sua performance, gerem transtornos ou atrasos no seu desenvolvimento acadêmico.

4. Escolha uma atividade freelancer que possa contribuir para sua pós-graduação

Outra forma de conciliar pós-graduação e trabalho é escolhendo uma atividade relacionada à área de formação ou que seja complementar às suas habilidades profissionais.

Escrever de forma lógica e envolvente, por exemplo, é uma habilidade que muitos profissionais precisam desenvolver, de engenheiros a advogados. Assim, você pode investir em um trabalho de freelancer de redator, por exemplo.

A Rock Content é uma empresa especialista em marketing digital que oferece oportunidades de trabalho freelancer para redatores, revisores, diagramadores e muito mais. Assim, o profissional escolhe qual área investir e até mesmo os temas com que tem mais afinidade, como medicina, saúde, recursos humanos, administração, moda, vendas, etc.

Powered by Rock Convert

5. Tenha momentos de descanso 

Apesar de todas as responsabilidades, é preciso ter momentos de descanso, inclusive durante a semana. Isso é importante para que seu corpo e mente renovem as energias e você consiga dedicar mais tempo e concentração nas atividades profissionais e da pós-graduação.

Por isso, pratique uma atividade física e tire um tempo para leituras de lazer ou qualquer outra coisa que te dê prazer. Isso é essencial para desacelerar e não deixar que o estresse se instale e comprometas seus objetivos e sua rotina.

6. Determine quais são suas prioridades

Seu trabalho freelancer e sua pós-graduação já são suas prioridades, e isso é inquestionável. Mas, diante disso, é preciso saber como conciliar as diferentes tarefas que cada uma demanda.

Por isso, estabeleça critérios para determinar quais resoluções serão tomadas primeiro. Considere o prazo que você tem para a entrega, o valor do trabalho, seu desempenho atual na matéria, o quanto o projeto do cliente é importante para seu orçamento, etc.

Além disso, outra atitude importante é determinar qual o volume de trabalhos como freelancer você vai assumir. Ainda que pagar suas despesas seja fundamental, abrir mão de um estudo bem feito por pagamentos momentâneos pode não ser muito interessante.

É preciso lembrar que você investiu nos seus estudos, e, com a conclusão da sua pós-graduação, poderá conquistar melhores oportunidades de trabalho. Pensando dessa maneira, pode ser mais vantajoso diminuir as despesas para não ter que conquistar grandes remunerações mensais, concorda?

7. Use hacks de produtividade

Hacks de produtividade são dicas que sugerem melhorias na forma como algumas atividades são feitas. Ou seja, sugerem reprogramar e otimizar suas ações.

Existem hacks para aprender mais rápido, fazer gestão de compromissos, organizar rotinas e outros tantos que, quando aplicados, pouparão tempo e até recursos. Um deles, por exemplo, é escutar podcasts de sua área de interesse enquanto dirige, faz caminhadas, almoça ou em outros momentos livres.

8. Valorize sua hora de trabalho

Suas horas produtivas no dia devem ser divididas entre os estudos e o trabalho, e isso faz delas ainda mais valiosas. Ou seja, ao aceitar um trabalho, sua remuneração deve ser compatível com o tempo e conhecimento que serão dedicados a ele em detrimento do uso desse intervalo para os estudos, por exemplo.

Complementar a renda é muito importante para o profissional que está fazendo uma pós-graduação, afinal de contas, é preciso arcar com suas despesas pessoais. Neste e-book sobre renda completar, são apresentadas 23 estratégias muito eficientes.

9. Organize sua vida pessoal

Quando sua vida pessoal está tranquila, tudo vai bem. Isso não é uma frase motivacional, mas uma constatação de que, se seus compromissos pessoais, sua saúde, as tarefas domésticas e rotinas familiares estão sob controle, não serão fontes de imprevistos e estresse.

Por isso, organizar o dia de fazer supermercado, de lavar roupa, de pagar as contas e horários para praticar suas atividades físicas, além de outros compromissos pessoais, também vai ajudar na conciliação da sua pós-graduação com o trabalho freelancer.

Com tudo planejado, as chances de você querer procrastinar ou ver suas tarefas se multiplicando são muito menores. Ou seja, saber conciliar pós-graduação com o trabalho freelancer é uma questão de encontrar o equilíbrio, e, claro, também servirá como uma experiência única no seu desenvolvimento pessoal.

Acha que essas dicas podem ajudar na sua rotina de estudos e trabalho, ou ainda tem vontade de adiar algumas decisões e atividades que te estressam? Então, conheça algumas estratégias para melhorar a produtividade de procrastinadores e continue ajustando sua rotina para o sucesso.

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você