Deseja trabalhar com meio ambiente? Então veja como é o perfil profissional desejado

  • 20/mar/2019

Deseja trabalhar com meio ambiente? Então veja como é o perfil profissional desejado

O tema da sustentabilidade está em alta nos últimos anos, e isso faz com que trabalhar com meio ambiente seja cada vez mais vantajoso. Além disso, os profissionais formados na área têm muito mercado para atuar, já que tudo relacionado à nossa vida depende, em algum nível, da natureza.

Os cursos são variados. É possível trabalhar na engenharia, na gestão ambiental e até em campos diversos, como no marketing verde. Isso mesmo: o fortalecimento das discussões sobre esse assunto tem impactado profissões que não estão ligadas diretamente ao manejo da natureza.

E então, que tal aproveitar essa tendência e conhecer mais sobre a área? Confira o nosso post!

Como está o mercado na área de meio ambiente?

Uma das principais vantagens de trabalhar com meio ambiente é encontrar muitas oportunidades de emprego. Afinal, a indústria agropecuária é uma das mais importantes para a economia do país. Assim, ela atrai investimentos e abre novas vagas à medida que cresce.

Uma tendência nessa área é o uso cada vez maior de tecnologia. Dessa forma, são geradas oportunidades interessantes para profissionais que queiram atuar nesse nicho.

Além disso, outro caminho promissor é o da sustentabilidade. As empresas se beneficiam de colaboradores que transformem processos para diminuir o impacto ambiental causado por elas.

Nesse sentido, não são apenas as indústrias da agropecuária que se interessam por profissionais do meio ambiente. Os mais diversos setores de produção precisam desse trabalho para se destacar no mercado, já que a exigência dos consumidores por tecnologias limpas aumentou.

Por isso, não são apenas os cargos com ligação direta ao meio ambiente que estão em alta. Também há ótimas oportunidades para diversos profissionais que façam pós-graduação na área, como advogados, publicitários e administradores.

Além de trabalhar em empregos formais, é possível, ainda, aproveitar as vantagens da consultoria ambiental.

O que é preciso para trabalhar com meio ambiente?

Agora que você conhece os benefícios do mercado na área de meio ambiente, que tal saber qual é o perfil profissional ideal para trabalhar nesse campo? Confira habilidades que são essenciais para essa atuação:

Interesse pela natureza

É claro que o 1° ponto precisa ser esse. Não é muito indicado trabalhar com algo que não lhe desperte interesse. Por isso, gostar de estudar sobre a natureza é indispensável.

Mesmo que seja possível atuar nesse mercado sem o contato direto com o campo, o profissional deve estar constantemente atualizado sobre o que acontece.

Quem, de fato, curte a natureza vai adorar trabalhar em áreas livres ou em indústrias agropecuárias. Já quem prefere o trabalho urbano pode atuar analisando processos produtivos, fazendo pesquisas relacionadas ao meio ambiente ou promovendo o desenvolvimento sustentável de negócios.

Visão analítica

Um dos grandes objetivos de quem busca trabalhar com meio ambiente é a avaliação de impactos ambientais. Para isso, é muito importante desenvolver uma visão analítica. O profissional dessa área precisa entender os diversos processos de uma empresa para ser capaz de aperfeiçoá-los.

O desenvolvimento dessa característica depende muito da atualização. Por isso, quem deseja trabalhar nesse campo precisa estar atento às discussões atuais. Continuar estudando é uma das maneiras mais eficientes de enriquecer o seu perfil profissional.

Perfil negociador

Outra característica importante para trabalhar com meio ambiente é saber mediar conflitos e negociar condições. Isso porque o centro do desenvolvimento sustentável é conciliar o crescimento econômico com os cuidados ao meio ambiente — e isso não é tarefa simples.

Muitas vezes, as ações parecem caminhar em sentidos opostos. Logo, encontrar soluções para as empresas exige muito do profissional. Por isso, outro ponto relevante para quem ocupa cargos gerenciais é a eficiência na comunicação, seja com funcionários, órgãos de fiscalização, movimentos ambientalistas ou canais da imprensa.

Proatividade

Essa é uma qualidade necessária em qualquer profissional, mas a dinamicidade faz parte especialmente da rotina de quem trabalha com meio ambiente. Como os cargos dessa área exigem que a pessoa entenda a emprega de forma global e entre em contato com a atuação de outras pessoas, é importante ser proativo para conhecer tudo isso.

Senso de responsabilidade

Por fim, o profissional que deseja trabalhar com meio ambiente deve saber que a sua atuação envolve muita responsabilidade. Em algumas empresas, o trabalho inclui até mesmo a gestão de desastres ambientais, como os que aconteceram no Brasil nos últimos anos.

Com isso, a atuação na área exige grande senso de responsabilidade. É preciso seguir à risca as medidas de proteção para evitar riscos e prevenir impactos. Em momentos críticos, esse profissional também vai ser central na redução dos danos causados.

Como desenvolver o perfil para atuar na área?

No tópico anterior, você provavelmente percebeu que as características para trabalhar com meio ambiente são bastante complexas. Porém, o fato de não ter alguma delas não significa que alguém precise deixar de lado o seu sonho profissional. Na verdade, todas essas qualidades são desenvolvidas ao longo da formação e da atuação prática.

Por isso, para se preparar para atuar na área e conseguir bons empregos, é essencial investir na criação de um currículo competitivo. E isso começa na escolha da instituição de ensino superior. Estudar em um local que ofereça qualidade e renome é uma maneira de partir na frente no mercado de trabalho.

Afinal, os diferenciais da faculdade são os que vão enriquecer o seu perfil profissional e ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para atuar com eficiência. Mas você sabe como avaliar isso? O 1° passo é saber se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O MEC atribui uma nota à faculdade e ao curso. Conhecer esse índice traz informações relevantes sobre a qualidade da formação, pois os técnicos do ministério avaliam aspectos essenciais — como o corpo docente, a estrutura do local e o rendimento dos alunos na avaliação nacional.

Você também pode fazer as próprias análises sobre esses pontos para não errar ao escolher uma faculdade. Por exemplo: verifique a lista dos professores e avalie a formação e a experiência profissional deles. Além disso, visite a faculdade e observe as instalações dela. Conhecer a opinião de alunos e ex-alunos também é uma ótima estratégia.

Todos esses cuidados vão ajudar você a se preparar melhor para trabalhar com meio ambiente. Como se trata de uma área delicada e cheia de responsabilidades, é muito importante ter atenção com esses quesitos.

Este post ajudou na sua escolha de carreira? Então aproveite para continuar no nosso blog e conhecer 6 mulheres empreendedoras de sucesso!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais