Connect with us

Carreiras na Pós

Como funciona a especialização em UTI Neonatal?

UTI Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebe os casos clínicos mais graves, que apresentam risco de complicações, inclusive de morte, e necessitam de cuidados rigorosos. Podemos dizer que atuar na UTI neonatal é uma atividade ainda mais complexa, que requer profissionais bem preparados para cuidar de vidas que estão apenas iniciando, e já correm risco.

Quem segue carreira nessa área precisa ter um conhecimento especializado, além de habilidades como capacidade de trabalhar bem em uma equipe multiprofissional, rápida tomada de atitude frente a situações difíceis, equilíbrio emocional, entre outras.

Siga com sua leitura e veja, neste post, informações que podem ajudar você a optar por uma especialização em UTI Neonatal e construir uma carreira nessa área tão importante!

Quando vale a pena fazer uma especialização em UTI Neonatal?

Fazer uma especialização é dar um passo adiante na vida profissional. O mercado de trabalho tem um grande número de candidatos graduados, mas quando falamos em pessoas com pós-graduação e conhecimento especializado em áreas específicas, esse número é bem menor.

Grande parte dos profissionais paralisa seus estudos após a faculdade. Os motivos para isso são vários, como falta de tempo ou de dinheiro, insatisfação com a profissão escolhida ou até conformismo. Dessa forma, aqueles que investem em educação continuada ganham destaque no mercado e melhores oportunidades.

A área da saúde tem alta empregabilidade, visto que envolve serviços que não podem faltar à sociedade. Nesse cenário, os profissionais que se especializam conseguem construir uma carreira sólida, sem falar em seu papel valioso no cuidado com vidas humanas.

Então, se você já atua na área de UTI neonatal ou tem interesse em iniciar a carreira, esse é o momento de fazer uma especialização. O curso é destinado às pessoas que se graduaram em Enfermagem e querem aprofundar seu conhecimento em cuidados de terapia intensiva voltados para crianças e recém-nascidos.

Os pré-requisitos para ingressar na especialização em UTI Neonatal são ter concluído o ensino superior e mostrar interesse por essa área específica do atendimento hospitalar. As outras habilidades requeridas para o bom desempenho da profissão podem ser desenvolvidas ao longo do curso e no dia a dia da atividade profissional.

Como funciona essa especialização?

Agora, você vai conhecer os principais aspectos dessa especialização e ver que é totalmente possível continuar seus estudos e fazer a diferença como profissional.

Duração do curso

O curso de Enfermagem em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal tem a duração média de 10 meses. A carga horária total é de 360 horas, distribuídas em 9 disciplinas. O aluno também pode realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da especialização, acrescentando 60 horas à carga de horas cumpridas, mas essa etapa é optativa.

Conteúdo estudado

As disciplinas da especialização em UTI Neonatal compõem a seguinte grade curricular:

  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde;
  • Enfermagem em UTI Neonatal;
  • Enfermagem em UTI Pediátrica;
  • Enfermagem na Assistência Respiratória e Ventilação Mecânica em UTI Pediátrica e Neonatal;
  • Farmacologia Aplicada em UTI Pediátrica e Neonatal;
  • Gerenciamento e Assistência de Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal;
  • Infectologia e Controle de Infecções em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal;
  • Nutrição em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica;
  • Urgências, Emergências e Transporte de Paciente Crítico em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica.

Modalidades disponíveis

A especialização em UTI Neonatal é oferecida na modalidade de Educação a Distância (EAD), o que facilita muito a realização das aulas para os alunos que já têm a rotina atribulada com trabalho e tarefas pessoais e familiares.

São vários os pontos positivos de se optar por uma especialização EAD, como flexibilidade de horário, autonomia no acompanhamento das aulas, custo mais acessível, economia de tempo com deslocamento e de gasto com transporte, entre outras vantagens.

Além disso, o mercado de trabalho valoriza determinadas características de pessoas que se dedicam a cursos de Educação a Distância, como gestão de tempo, organização, disciplina, comprometimento com os próprios projetos e autonomia.

O curso de especialização em UTI Neonatal é 100% online. O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno, e o professor realiza a gestão individualizada, prestando todo o auxílio necessário para o melhor aproveitamento dos conteúdos.

O material didático é disponibilizado em vários formatos no Portal do Aluno e todas as avaliações também acontecem nessa plataforma. Não há mais exigência de TCC nos cursos de especialização, mas você pode fazê-lo para aprofundar o conhecimento em um tema específico, caso queira.

Ao final do curso, o aluno recebe o certificado com o título de especialização e está pronto para buscar boas oportunidades de trabalho na área de UTI neonatal.

Como atua um profissional de UTI neonatal?

Com base no modelo humanista de atendimento médico, o profissional de UTI neonatal tem suas atividades voltadas aos cuidados essenciais do recém-nascido, auxiliando na adaptação do bebê e na manutenção de um ambiente acolhedor. A assistência à família e a promoção do vínculo familiar também são fundamentais.

Entre as atividades desenvolvidas, está a condução e a supervisão de procedimentos altamente complexos que visam a manutenção da vida do neonato que ainda enfrenta dificuldades para respirar, sugar, deglutir e ganhar peso.

Os bebês que precisam de cuidados na UTI neonatal nem sempre estão doentes, mas nascem com alguma situação adversa que dificulta sua adaptação ao meio externo. Isso é comum, por exemplo, quando não houve o amadurecimento completo do organismo, nos casos de nascimento prematuro.

Os profissionais que atuam na UTI neonatal fazem parte de uma equipe multidisciplinar que busca atender as necessidades do recém-nascido e da família, oferecendo condições adequadas para o desenvolvimento inicial da criança. Assim, podem atuar em conjunto médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Como é o mercado para o profissional dessa área?

O mercado profissional precisa de pessoas qualificadas e com conhecimento especializado na área de UTI neonatal, tendo em vista a complexidade e a importância dos serviços realizados.

Oportunidades são encontradas principalmente em unidades hospitalares, e a empregabilidade é alta, assim como nas demais áreas da saúde. Dentro do hospital, além de atuar na terapia intensiva, você poderá trabalhar com cuidados intermediários, salas de parto e pós-parto e alojamento conjunto.

Pessoas com conhecimento técnico em UTI neonatal e em outras áreas específicas de atendimento pediátrico também encontram oportunidades em outros ambientes de trabalho, como clínicas particulares, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e creches. Portanto, são profissionais valorizados pelo mercado e necessários para a comunidade.

Quer mais informações sobre essa especialização ou sobre outros cursos? Entre em contato com a Unyleya!

3/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD