Connect with us

Inicie Sua Carreira

Descubra como estudar a distância seguindo estes 7 passos

Quer entender melhor como funciona a graduação online e como você pode estudar a distância? Clique aqui agora mesmo e confira nossas dicas!

como estudar a distância

Índice

Tempo de Leitura: 4 minutos

A tecnologia nos proporciona uma série de facilidades, inclusive na educação. Então, por que não aproveitar a versatilidade dos cursos EAD (Educação a Distância) para conquistar o diploma de ensino superior? Muitos alunos cogitam fazer a graduação dessa maneira, mas não sabem como estudar a distância.

O curso é realizado por meio de uma plataforma digital, espaço em que você encontra todos os conteúdos, recebe apoio de tutores, participa dos fóruns e fica sabendo de todo o cronograma que precisa seguir.

O bom é que dá para estudar nos horários e locais mais convenientes, e são cursos que ainda têm a vantagem de ter um valor mais baixo nas mensalidades comparado com as formações presenciais.

Ficou interessado em estudar a distância? Veja os passos que você deve seguir e fique mais próximo de seu sucesso profissional!

1. Escolha uma IES a distância de qualidade

Antes de saber como estudar a distância é importante escolher uma instituição de ensino superior (IES) de qualidade que ofereça essa modalidade de ensino.

Pesquise se a faculdade tem autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar e descubra como o curso foi avaliado. Você pode fazer essa busca na Internet mesmo, acessando o site e-MEC. Dessa maneira, o aluno tem a certeza de que o curso tem uma boa infraestrutura e que o diploma será reconhecido pelo MEC.

Outro ponto importante é avaliar a qualificação dos professores, a carga horária do curso e detalhes da grade curricular: as matérias são atualizadas e atendem suas expectativas?

Por fim, certifique-se de como ocorrem os encontros presenciais, sua frequência e a localização dos polos de ensino para saber se as aulas se encaixam na sua rotina. Uma dica é visitar o site da faculdade para ficar por dentro de mais detalhes, principalmente quanto à plataforma AVA utilizada e qual suporte é oferecido ao aluno.

2. Decida seu curso

Depois de escolher a faculdade, é necessário decidir qual curso mais combina com seu perfil. Nessa hora, vale fazer muita pesquisa sobre as áreas com as quais você gostaria de trabalhar, como está o mercado, quais os segmentos que são tendência, entre outros pontos.

O bom dessa modalidade de ensino é a variedade de formações disponíveis. Os cursos EAD Unyleya, por exemplo, contemplam diferentes áreas do conhecimento. Analise direitinho as opções e, se possível, converse com profissionais que já atuam na área de seu interesse. Assim, fica mais fácil descobrir como é a rotina profissional e os desafios do segmento no qual você deseja fazer carreira.

Muita gente fica preocupada sobre a aceitação desses cursos no mercado de trabalho. Saiba que há, cada vez mais, a valorização da educação a distância pelas empresas. Aliás, os alunos que se formam nessa modalidade demonstram autonomia e proatividade, características importantes para quem quer se destacar.

3. Faça sua matrícula

Depois de decidido o curso, descubra como é a forma de ingresso na IES. Muitas aceitam a pontuação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou contam com os próprios vestibulares.

Com a aprovação no processo seletivo, chega o momento de separar a documentação para ingressar no curso, como foto, RG, CPF, histórico escolar, título de eleitor e outros papéis. Cada faculdade tem uma exigência, por isso tire todas as suas dúvidas na instituição e se organize para fazer a matrícula.

4. Estabeleça uma rotina de estudo

Chega o momento de começar a graduação, mas como estudar a distância? Apesar de toda a flexibilidade de horário para assistir às aulas, é necessário ter disciplina e dedicação para que as matérias não se acumulem.

Então, estabeleça uma rotina de estudo, criando um cronograma com os horários destinados para as aulas, leituras e exercícios. Se à noite, por exemplo, é melhor para estudar, aproveite esse período para fazer o curso EAD. O importante é ter tranquilidade para assimilar bem todo o conteúdo.

Desse modo, é possível fazer uma boa gestão do seu tempo e dar conta de todos os compromissos sem se atrapalhar.

5. Organize seus materiais

Nos cursos de educação a distância, os materiais disponibilizados são digitais, mas é sempre bom ter — além do notebook, tablet ou smartphone — um caderno para anotações e também livros que possam complementar o aprendizado. Ter uma agenda (física ou digital) também é indicado para não correr o risco de deixar alguma atividade para trás.

Como a rotina do EAD não exige a presença em sala de aula, fica fácil se desorganizar com tudo isso. Por isso, deixe sempre seus materiais arrumados para não perder tempo na hora dos estudos.

6. Dedique-se às atividades extracurriculares

Muitos alunos que procuram informações sobre como estudar a distância imaginam que todo conhecimento que vão adquirir precisa estar na plataforma de aprendizagem. A proposta é que as aulas sejam 100% digitais, mas é preciso ficar por dentro de atividades extracurriculares que vão trazer ganhos para sua formação e até propiciar networking, como:

  • estágios supervisionados;
  • atividades complementares;
  • programas de extensão;
  • grupos de estudo;
  • participação em eventos — como palestras, minicursos, workshops e congressos.

7. Coloque a teoria em prática

Para aproveitar o melhor do curso a distância, é necessário colocar a teoria apresentada nas aulas em prática. Dessa maneira, não deixe de realizar todos os exercícios e trabalhos propostos e também pesquise sobre as aplicações práticas de tudo o que você aprendeu.

Outra dica é interagir bastante na plataforma, propor e participar de debates sobre os temas estudados e também tirar todas as suas dúvidas.

Mesmo que não seja obrigatório para o seu curso, não deixe de procurar estágio para ganhar experiência, vivenciando a rotina profissional da área que escolheu.

Agora você conferiu como é possível estudar a distância. Pesquise bastante sobre os cursos de seu interesse, escolha uma instituição de referência na área de graduação online, como a Faculdade Unyleya, e se organize para acompanhar as aulas e atividades. Em pouco tempo você terá seu diploma em mãos e começará uma carreira ascendente.

Está na dúvida sobre qual área seguir? Confira as diferentes opções de curso superior que a Faculdade Unyleya oferece!

Avalie post

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.