Connect with us

Inicie Sua Carreira

Infraestrutura de redes: entenda o que é e como funciona

Profissional do futuro: leia o post e entenda por que a graduação em Redes de Computadores é uma das carreiras mais promissoras do ramo tecnológico!

infraestrutura de redes

A tecnologia é a base para o funcionamento de uma série de serviços que operam com base em recursos online e softwares de apoio. Sem essa automação, seria quase impossível garantir a qualidade do trabalho prestado. É por isso que contar com uma boa infraestrutura de redes é algo essencial nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Somente profissionais especializados têm o conhecimento técnico necessário para dimensionar as redes e torná-las eficientes, o que explica a alta demanda por esses especialistas no mercado. Quer entender melhor do que se trata e como se tornar um profissional da área? Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

O que é infraestrutura de redes?

Em termos simples, podemos dizer que a infraestrutura de redes é o sistema que garante o acesso efetivo das empresas à web. Se a gente considerar a infinidade de equipamentos e servidores conectados à rede elétrica e à internet nesses locais, fica fácil entender a obrigatoriedade de um sistema de conexão de qualidade. Afinal, isso influencia diretamente nas funções e na produtividade dos colaboradores.

Além de tornar a conexão mais eficiente, uma boa infraestrutura de redes também torna o sistema mais seguro, evitando sobrecargas desnecessárias na fiação. Nesse sentido, a quantidade de equipamentos em questão é fator determinante para o correto dimensionamento da estrutura, aliando velocidade nas conexões e segurança na rede elétrica.

Para que isso seja possível, a área de TI e demais profissionais especializados fazem um planejamento da instalação de sequência de cabos presentes no ambiente corporativo. Dessa forma, é possível manter a estabilidade de acesso e garantir a transmissão adequada de dados dentro do edifício a partir de pontos distintos de uma mesma rede.

Como funciona?

A infraestrutura de redes consiste em um sistema que integra diversos meios de transmissão para garantir uma implantação com capacidade programada, ou seja, que atenda à demanda de equipamentos da empresa. Esse sistema funciona a partir de cabeamentos metálicos, fibra óptica ou em modelos sem fio, a depender do projeto.

A intenção é assegurar a máxima conectividade para todos os dispositivos existentes, tornando as operações mais ágeis, funcionais e seguras. Para que a instalação seja bem-sucedida, o processo requer muita organização, a partir da análise de possibilidades de interligar pontos de comunicação em uma mesma origem, otimizando o parque tecnológico da instituição.

As equipes que realizam esse trabalho de instalação consideram uma série de aspectos, principalmente os seguintes:

  • a adequação às demandas da empresa;
  • a disponibilidade de pontos de ligação;
  • a durabilidade e performance do sistema;
  • o cumprimento das normas de segurança.

Pensando em termos mais práticos, considere o seguinte exemplo: imagine-se visitando uma empresa conceituada, com uma equipe enorme de funcionários e uma série de computadores funcionando em rede. Qual a chance de você se distrair e tropeçar em um cabo instalado de qualquer jeito no meio do caminho? Nenhuma!

Isso porque o sistema de infraestrutura de redes foi minuciosamente planejado para dar conta de instalar todos os servidores, roteadores e extensões de maneira funcional e com a máxima conectividade possível. Esse cabeamento estruturado é análogo ao desenvolvimento de um projeto elétrico, dando condições para que diversos equipamentos sejam utilizados simultaneamente sem perder a eficácia.

Cuidar desse processo é importante não apenas porque permite a sincronia das máquinas, mas também porque evita a perda de dados nos processos de comunicação, o que ocasionaria um enorme transtorno às operações empresariais. Além disso, com um sistema otimizado, a manutenção se torna muito mais rápida e prática, contribuindo para a fluidez do trabalho.

Como se tornar especialista em infraestrutura de redes?

Vimos que uma infraestrutura de redes bem desenvolvida é crucial para que as empresas realizem suas atividades com boa usabilidade e performance. Porém, isso só é possível se o sistema tiver sido bem planejado e executado. É aí que entra o papel de um especialista no assunto: o profissional graduado em Rede de Computadores. Em seguida, explicamos como funciona esse curso de graduação.

Graduação em Rede de Computadores

O curso superior de Tecnologia em Rede de Computadores é destinado a quem já concluiu o ensino médio e deseja ingressar em uma das carreiras mais promissoras do ramo tecnológico. Tendo à vista que toda empresa necessita de uma infraestrutura de redes adequada às suas demandas, esse profissional tem lugar cativo no mercado em diversos segmentos empresariais.

No curso, o aluno desenvolve conhecimentos e habilidades para projetar, implantar, gerenciar e integrar redes de computadores. Após a formação, o profissional estará totalmente apto a identificar as necessidades de cada tipo de sistema, dimensionando-o e proporcionando soluções viáveis para a eficácia e manutenção facilitada dos servidores.

Para tanto, as disciplinas do curso de Redes de Computadores mesclam conteúdos de matemática, programação, estatística e computação em geral. Algumas disciplinas oferecidas são: Algoritmos e Lógica de Programação; Arquitetura de Computadores; Sistemas Operacionais; Banco de Dados; Segurança em Sistema de Informação; Governança de TI e Administração e Gerenciamento de Redes.

Essa graduação pode ser feita na modalidade EAD, o que confere enorme flexibilidade ao estudante, tendo em vista que ele poderá conciliar sua rotina de estudos da maneira mais conveniente. Para quem trabalha e estuda ao mesmo tempo, isso faz toda a diferença para manter o foco na busca pelo tão sonhado diploma, definindo os melhores horários de estudo.

O modelo de ensino é inovador e dinâmico, mediado por atividades online em um ambiente virtual de aprendizagem com os conteúdos do curso e vídeos dos professores especialistas nas diversas áreas de conhecimento. Além disso, todas as atividades são acompanhadas por tutores a distância, assim nenhum aluno fica desamparado.

No entanto, para ter certeza de que está ingressando em um curso de qualidade, o aluno tem que pesquisar muito bem a reputação da faculdade escolhida. Os cursos devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e o corpo docente precisa ser devidamente qualificado. Esse é o primeiro passo na construção de uma trajetória de sucesso.

Saiba mais sobre o curso de Redes de Computadores e matricule-se em uma instituição de referência!

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD