Connect with us

Inicie Sua Carreira

O que eu preciso para fazer uma faculdade digital?

faculdade digital

Para conquistar a tão sonhada estabilidade financeira e melhorar sua qualidade de vida, você já sabe que precisa investir em uma faculdade, correto? A boa notícia é que, hoje em dia, o acesso ao ensino superior deixou de ser algo muito distante. Isso se deve, em boa parte, à expansão do modelo chamado faculdade digital.

Em uma instituição totalmente embasada nesse modelo educacional, as aulas são EAD de verdade, ou seja, 100% digitais. Mas, na prática, o que isso significa? Como são feitas as avaliações? O que você tem a ganhar ao aderir a uma faculdade digital?

Confira as respostas a esses e a outros questionamentos a partir de agora!

Como uma faculdade digital funciona?

Existe o modelo híbrido, em que parte (normalmente a metade) do curso é feita em ambiente virtual. Nesse caso, o aluno comparece mais vezes às instalações físicas da instituição ao longo de sua formação.

Na prática, ele precisa assistir a aulas presenciais e online, além dos encontros obrigatórios para realização de provas ou apresentações de trabalhos acadêmicos, por exemplo.

Já em uma faculdade a distância plenamente comprometida com o constante desenvolvimento da estrutura de seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), as coisas são bem diferentes. Isso porque o formato prevê uma interação quase que exclusivamente online entre estudantes, professores e as pessoas que compõem as equipes de atendimento.

Ao contrário do que muita gente imagina, é possível, por exemplo, que você, como estudante, precise ir a um dos polos educacionais da instituição uma única vez durante a graduação. Essa é, entretanto, uma realidade que depende de um alto nível de investimentos em inovação de processos e no desenvolvimento de novas tecnologias educacionais. 

Quando essa estrutura é oferecida, o aluno não precisa se preocupar com frequentes deslocamentos até a faculdade, pois todas as aulas ocorrem via AVA. Caso precise solucionar algum problema ou esclarecer qualquer dúvida, basta acionar o suporte pelos canais digitais disponíveis.

Desse modo, seu único compromisso presencial com uma faculdade digital acontece na hora de realizar as avaliações previstas. Com base no que dissemos há pouco, é possível que isso aconteça somente duas vezes por ano.

Qual a infraestrutura necessária para cursar essa faculdade?

Os requisitos mínimos para o pleno aproveitamento do estudo remoto são uma preocupação comum entre muitas pessoas. Para se preparar adequadamente, nossa dica é dar a devida atenção a determinados detalhes, como demonstramos abaixo.

Acesso à internet

O ponto-chave a ser observado, aqui, é que não se trata de qualquer acesso à internet. Para evitar quaisquer dores de cabeça e, ao mesmo tempo, aproveitar o aprendizado das disciplinas ao máximo, é necessário tomar alguns cuidados.

Nesse sentido, o ideal é que você tenha um plano de internet banda larga razoável. Não precisa contratar pacotes com 200 MB (megabytes), mas veja a viabilidade de contar, ao menos, com 10 MB. Tenha em mente que a banda deve ser proporcional ao uso simultâneo de internet na sua casa durante as aulas.

Assim, se uma ou mais pessoas costumam jogar games online ou reproduzir vídeos em alta resolução, por exemplo, é preciso ter internet suficiente ou entrar em um acordo. Afinal, quedas de conexão podem comprometer sua experiência de aprendizagem.

Dispositivos móveis

Já imaginou estudar por plataformas web e via aplicativos desenvolvidos para rodar nos sistemas Android e iOS? Isso também é realidade. Para usufruir de toda essa tecnologia e, literalmente, aprender em qualquer lugar, você precisa de dispositivos móveis compatíveis.

Notebooks ou computadores de mesa facilitam bastante a vida de qualquer universitário, mas em um primeiro momento, um único tablet ou smartphone pode resolver. Se for o caso, somente tenha o cuidado de planejar a aquisição de algum laptop ou desktop no decorrer do curso. 

Afinal, é praticamente certeza que você sentirá falta de algum aparelho mais robusto na hora de pesquisar, fazer anotações e realizar trabalhos. Ficar dois anos (período mínimo de uma graduação EAD) só na tela de um celular é inviável devido ao cansaço mental e à demora para concretizar determinadas tarefas.

Quais as dúvidas mais frequentes?

Agora, chegou o momento de esclarecer as dúvidas mais recorrentes relacionadas à faculdade digital.

Duração média dos cursos

O tempo exigido para a conclusão de um curso de graduação EAD depende da modalidade na qual ele se encaixe: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Geralmente, os cursos classificados como tecnólogos duram de 2 a 3 anos, mas também existem alternativas com duração de 1 ano e meio. Já as demais categorias (bacharelado e licenciatura) levam, no mínimo, 4 anos para que toda a carga horária seja completada.

Para aqueles casos em que a pessoa já é bacharel, mas decide complementar a formação e obter uma licenciatura, o EAD também é a solução ideal. Com 1 ano e meio de estudo, o processo é concluído.

Além disso, a oferta de cursos superiores a distância varia de acordo com cada instituição. No lugar certo, é possível encontrar mais de 1000 possibilidades de formação (somando graduação e pós-graduação).

Aulas ao vivo ou gravadas

Geralmente, graduações EAD proporcionam aulas gravadas. Em ambiente online apropriado e com acesso liberado 24 horas, você acompanha as disciplinas do seu curso de onde estiver e quantas vezes quiser.

Desse modo, se pintar alguma dúvida, basta inserir os dados de login da plataforma web ou app do seu dispositivo móvel para rever algum conteúdo específico. Essa flexibilidade ajuda na hora de pausar e continuar de onde parou. 

Formato das avaliações

Além de provas presenciais, efetuadas no polo educacional disponibilizado pela instituição de ensino, as graduações EAD também liberam testes online para os estudantes.

As avaliações oficiais, realizadas presencialmente em datas marcadas com antecedência, visam confirmar que o estudante está apto a receber o diploma de conclusão do curso superior.

Já os testes, na maioria das vezes, têm o propósito de ajudar o aluno a avaliar seu próprio nível de compreensão dos conteúdos abordados. No entanto, eles podem ter um peso na avaliação de aproveitamento do curso. No último formato, o tempo para resposta das questões é controlado por cronômetro.

Ao cursar uma faculdade EAD em uma instituição séria e pioneira na educação a distância, você passa a contar com uma infraestrutura tecnológica completa. Isso é medido por meio da qualidade tanto das plataformas de ensino quanto pela experiência dos professores.

Porém, as vantagens não param por aí, já que a educação a distância também ajuda a desenvolver habilidades exigidas por muitas empresas. Uma delas é tratada como um enorme desafio por muita gente — ainda mais nos dias de hoje: gestão do tempo

Ficou curioso para descobrir as outras? Veja quais são as habilidades que todo aluno EAD desenvolve durante o ensino!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD