Connect with us

Inicie Sua Carreira

Saiba mais sobre a graduação em Gestão Financeira aqui

gestão financeira

Concluído o ensino médio, chega a hora de pensar na continuidade dos estudos por meio de um curso superior. O problema é que, diante de tantas opções, a gente acaba ficando perdido, não é mesmo? Para acertar na escolha da sua carreira, vale muito a pena conhecer algumas alternativas disponíveis, como a graduação em Gestão Financeira.

Se você sonha em ter uma profissão de prestígio e que proporcione tranquilidade e melhor qualidade de vida para sua família, esse é um curso interessante. Um dos destaques se refere à versatilidade, já que toda organização precisa de um bom gestor financeiro.

Além disso, trata-se de mais uma faculdade para ser empresário. Ao entrar em contato com as melhores práticas de gerenciamento de finanças, você amplia suas chances de se tornar um empreendedor de sucesso. Afinal, administrar os recursos financeiros de maneira adequada faz parte de qualquer modelo de negócio.

Pronto para conferir tudo o que você precisa saber sobre a formação superior em Gestão Financeira? Nós explicaremos os principais detalhes a partir de agora!

Como é a graduação em Gestão Financeira?

O grande objetivo do curso consiste em desenvolver e aprimorar o senso crítico dos estudantes quanto às suas atribuições de gestor financeiro. Isso é primordial para você conseguir atuar e tomar decisões nos mais variados departamentos, como:

  • contabilidade;
  • controladoria;
  • planejamento orçamentário;
  • análise de riscos;
  • avaliação de indicadores econômicos.

Nesse sentido, a grade curricular deve ser pensada de maneira multidisciplinar. Além disso, o curso precisa oferecer uma base teórica sólida que esteja devidamente amparada em exemplos concretos e diversificados do cotidiano de trabalho de um gestor financeiro.

Assim, a ideia é fazer com que o aluno aprenda a desenvolver estratégias em campos e cenários distintos. Entre muitos outros, estes são alguns dos conteúdos que proporcionam toda essa aprendizagem:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Matemática Básica;
  • Estatística Básica;
  • Matemática Financeira;
  • Administração Financeira;
  • Fundamentos do Direito;
  • Controladoria;
  • Aproximação Profissional e Extensão I, II, III e IV.

Na modalidade tecnólogo a distância, o curso de Gestão Financeira é concluído em 2 anos, período que corresponde a uma carga horária de 1.600 horas.

Qual é o perfil do profissional dessa área?

Um dos critérios mais importantes na hora de escolher um curso é o perfil das pessoas que atuam na área. Como dissemos no início deste post, existem muitas possibilidades, principalmente se você optar por uma graduação EAD de verdade.

Dito isso, é preciso considerar as características comuns a qualquer gestor financeiro bem-sucedido. Em primeiro lugar, saiba que lidar bem com números e ter raciocínio lógico apurado são, sim, diferenciais importantes. No entanto, ao contrário do que muita gente imagina, essas são habilidades que podem ser desenvolvidas.

Outro aspecto fundamental se refere à habilidade de interpretar e correlacionar gráficos. Ao mesmo tempo, faz parte da rotina analisar dados e realizar projeções, a fim de prever possíveis efeitos em diferentes contextos.

Com frequência, você também terá de avaliar friamente a viabilidade financeira dos projetos que chegarem à sua mesa. Esse detalhe explica por que, além de um olhar analítico interno, é preciso apresentar uma visão global e sistêmica do negócio e do segmento no qual ele está inserido.

Então, é necessário compreender esse mercado e monitorar os eventos que exercem impactos positivos ou negativos sobre ele. Desse modo, o gestor consegue pautar melhor suas decisões, além de facilitar a elaboração da estratégia mais apropriada para cada circunstância.

Naturalmente, esse processo de acompanhamento requer atualizações constantes relacionadas ao que acontece no Brasil e no mundo. Quanto ao volume e variedade de informações necessários, isso depende do porte da empresa, do seu ramo de atuação e de seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Quanto ganha um gestor financeiro?

Com tantas responsabilidades, nada mais justo do que salários recompensadores — e é exatamente isso o que acontece. Para se ter uma ideia, a média do piso salarial de um gestor financeiro está acima de R$ 5.400

Conforme o plano de carreira e o projeto de desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades, é possível atingir um salário superior que gira em torno de R$ 16.900. Observe, inclusive, que há muitas maneiras de crescer profissionalmente na área de Gestão Financeira.

Seja pela leitura de livros sobre gestão, seja pela realização de cursos de especialização, você pode se transformar em um profissional cada vez mais completo. Logo, receber a remuneração desejada é uma questão de tempo e, é claro, planejamento.

Quais são as possibilidades no mercado de trabalho?

Além da demanda constante por profissionais especializados em Gestão Financeira, trata-se de uma formação extremamente versátil. Na prática, isso se reflete na ampla oferta de vagas disponíveis em diferentes setores da economia.

No departamento financeiro, temos, por assim dizer, a atuação clássica da pessoa encarregada de gerir as finanças de uma organização. Note que as atribuições mudam de acordo com o cargo desempenhado.

Na tesouraria, por exemplo, você controla o fluxo de caixa, que deve fluir do modo mais harmônico possível. Já na parte de gestão de contas, a principal obrigação está ligada ao agendamento de pagamentos e de recebimentos.

No setor contábil, o foco das ações recai sobre a administração do patrimônio empresarial, ou seja, ativos e passivos. Há ainda o gestor financeiro especificamente voltado ao planejamento das finanças. Assim, é ele quem define as margens de gastos e investimentos previstos para o período seguinte.

Gestão de riscos e de tributos são outras posições possíveis em um departamento financeiro. No primeiro caso, é necessário ficar atento às turbulências do mercado, como as oscilações da bolsa de valores. No segundo, as atenções se voltam, basicamente, à organização do calendário fiscal, a fim de que a empresa se mantenha em dia com o Fisco.

Outras áreas de interesse são:

  • auditoria e controladoria;
  • consultoria;
  • mercado financeiro.

Como escolher uma boa graduação em Gestão Financeira?

Ao longo deste post, apresentamos as principais características de uma graduação em Gestão Financeira. Agora, você já sabe qual é o perfil dos profissionais da área, as possibilidades do mercado de trabalho e a faixa salarial praticada.

Se você gostou do curso de Gestão Financeira, fique de olho na infraestrutura da faculdade escolhida. Lembre-se que, além de ferramentas tecnológicas, é fundamental que você estude com professores mestres e doutores. No mais, evite cometer equívocos que tendem a prejudicar seu planejamento de estudos e formação profissional.

Nesse sentido, confira os 5 erros que você não pode cometer ao escolher uma faculdade!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD