Connect with us

Inicie Sua Carreira

Conheça 5 opções de faculdade para ser empresário

Faculdade para ser empresário
Tempo de Leitura: 4 minutos

A área do empreendedorismo é bastante atrativa para muitas pessoas que estão em busca de uma vida profissional com mais liberdade e flexibilidade. Você sabia que fazer uma faculdade para ser empresário ajuda muito a realizar esse sonho?

Engana-se quem pensa que o Ensino Superior não é importante para quem deseja trabalhar com negócios. É justamente o período universitário que torna possível aprender vários conteúdos que contribuem para o sucesso nessa carreira, mesmo que indiretamente, além de ajudar a desenvolver características fundamentais para se destacar no ramo do empreendedorismo.

Quer saber qual faculdade para ser empresário você pode fazer? Para ajudar nessa jornada, listamos 5 opções que podem chamar a sua atenção. Acompanhe o post para saber mais!

Características essenciais de um empresário de sucesso

Como visto, a faculdade ajuda no desenvolvimento de conhecimentos teóricos e habilidades fundamentais para seguir na área dos negócios. Além disso, com a rotina de estudos, é possível identificar características essenciais para um profissional de sucesso e aprender a trabalhá-las o quanto antes em você.

A seguir, confira alguns traços de personalidade que você encontra facilmente em empresários de sucesso!

Liderança

A liderança é a capacidade de dividir o trabalho entre diversas pessoas e influenciá-las a dar o melhor de si para que o grupo inteiro possa obter sucesso na tarefa. Essa habilidade é muito importante para uma pessoa que lida com negócios.

Quer saber mais onde essa característica favorece uma pessoa? No ambiente universitário. Diversas disciplinas, seja em cursos EAD ou presenciais, precisam do trabalho em grupo para realizar algumas tarefas. Para organizar essas equipes, geralmente, um aluno se destaca. Se você já tem essa aspiração ao empreendedorismo, essa pessoa pode ser você.

Criatividade

Um negócio geralmente chega ao sucesso quando conta com uma gestão que pensa sempre além. Já percebeu? É por isso que a criatividade também é outra característica essencial para empresários.

Desenvolver a competência de visualizar uma mesma situação por outros pontos de vista, às vezes, até mesmo por uma perspectiva que ninguém notou antes, é fundamental para a solução de problemas e para identificar lacunas que podem ser preenchidas. Nos negócios, isso ajuda a se destacar da concorrência, enxergando o que é necessário para atrair e agradar o cliente.

Autoconfiança

Se você tem o sonho de se tornar um profissional de sucesso, é preciso acreditar no seu potencial de alcançá-lo. É por isso que a autoconfiança é outra característica essencial para se tornar um empresário.

A faculdade também ajuda muito a desenvolver a autoconfiança. Ao longo da rotina de estudos, é comum surgirem diversos obstáculos e adversidades que desmotivam a persistir no curso.

Contudo, esses mesmos problemas ajudam você a encontrar estratégias para superá-los. Conforme você consegue ultrapassar as barreiras, a autovalorização também se reforça, ajudando a se tornar um profissional mais confiante.

Coragem

Muitos negócios de sucesso atualmente surgiram de ideias que pareciam loucura para muitas pessoas. No entanto, os empreendedores tiveram coragem para ir em busca da realização desses objetivos e conseguiram o que desejavam.

É por isso que a coragem se torna outra característica essencial para realizar o seu sonho, e ela pode ser trabalhada nas coisas simples do dia a dia, seja em casa, seja na faculdade.

5 principais opções de faculdade para ser empresário

Já está pensando no curso superior que vai ajudar você a se tornar um empresário de sucesso? Então, veja só algumas sugestões!

1. Ciências Contábeis

Saber lidar com o setor financeiro e com tributações é muito valioso para uma pessoa que quer abrir um negócio. O curso superior de Ciências Contábeis tem muito a oferecer para desenvolver esse tipo de conhecimento e cuidar bem das finanças do empreendimento.

Na graduação em Ciências Contábeis, é possível ter contato com assuntos relacionados à Administração, Economia, Direito, Controle Financeiro e Planejamento Tributário. Tudo isso ajuda a resolver várias burocracias de uma empresa e a evitar prejuízos.

2. Administração

Que tal estudar para ser um administrador de sucesso e, assim, tornar-se um empresário bem-sucedido? Administração também é um curso que ensina diversos conteúdos úteis para quem deseja ter o próprio negócio.

Ao longo da graduação em Administração, são vistas teorias de Gestão, Recursos Humanos, Marketing, Logística, Contabilidade e vários outros conteúdos interessantes para gerenciar uma empresa.

3. Economia

Entender o cenário econômico do país e do mundo é outra vantagem que traz boas ideias para identificar as áreas em que vale a pena investir e, dessa maneira, levar um empreendimento inovador para o mercado.

Na grade curricular do curso de Economia, o aluno tem contato com questões financeiras, administrativas, políticas, éticas, contratuais e econômicas. Na prática, essa graduação contribui para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o mercado, o que é muito útil para a criação de negócios.

4. Direito

A área do Direito é outra que ajuda a desenvolver competências interessantes para se tornar um empresário. Afinal, conhecer as legislações de diversos campos da sociedade é uma vantagem para obedecer às leis e evitar problemas no negócio.

Quem opta por fazer um curso de Direito aprende a mediar conflitos e a responder adequadamente às questões legais de uma empresa, evitando o descumprimento das leis em diversos setores. Por esse motivo, essa é mais uma opção de faculdade para ser empresário. 

5. Marketing

Já pensou em conhecer várias estratégias para atrair mais clientes e criar uma reputação positiva da empresa no mercado? Os conhecimentos aprendidos no curso de Marketing proporcionam essa experiência e ajudam a criar um diferencial competitivo.

Quem opta por trabalhar com Marketing também desenvolve habilidades muito importantes para o mundo dos negócios, como a visão empreendedora e a criatividade. Tudo isso contribui para se tornar um empresário de sucesso.

Gostou dessas opções de faculdade para ser empresário? Vale ressaltar também a possibilidade de cursar uma área específica e fazer uma pós-graduação em Gestão, por exemplo, para se aprofundar em conceitos que ajudam a melhorar a atuação de um negócio no mercado.

Quer saber onde fazer uma faculdade para ser empresário? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre os cursos e a metodologia de ensino da Unyleya!


Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.