[NAO USAR] Carreiras na Graduação
Administração ou Ciências Contábeis: descubra o que é melhor para você
Hesitar na hora de escolher uma graduação é comum, principalmente quando sua área de interesse abrange cursos diferentes com conhecimentos similares. É o que acontece quando a dúvida é entre Administração ou Ciências Contábeis.
Apesar de algumas semelhanças na grade curricular e até nas possibilidades de carreira, é necessário observar cada curso com cautela para fazer a escolha certa. Disciplinas ministradas, atividades profissionais e mercado de trabalho atual são alguns dos critérios que você deve usar para avaliar as opções de graduação.
Neste post, daremos destaque a dois cursos muito procurados pelos estudantes. Se você tem interesse em ser um administrador ou um contador, continue a leitura e saiba mais sobre essas duas profissões.
Como funcionam os cursos de Administração e Ciências Contábeis?
O curso de Administração tem duração de 8 períodos (ou 4 anos) e confere ao aluno o título de bacharel. Por se tratar de uma profissão que abrange diversas áreas do mercado profissional, a matriz curricular também é bem diversificada. Dessa forma, o estudante recebe uma formação teórica ampla e se capacita para atuar em diferentes ramos. Entre as disciplinas vistas ao longo da graduação, estão:
- Comunicação e Linguagem;
- Teoria Geral da Administração;
- Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável;
- Estatística Básica;
- TICs Aplicadas às Informações Gerenciais;
- Diversidade e Cultura Organizacional;
- Fundamentos de Contabilidade;
- Fundamentos de Marketing;
- Fundamentos de Direito;
- Sociologia das Organizações;
- Matemática Básica;
- Administração de Marketing;
- Introdução à Economia;
- Gestão de Pessoas;
- Contabilidade Gerencial;
- Empreendedorismo;
- Matemática Financeira;
- Gestão da Qualidade;
- Administração da Produção;
- Gestão de Negócios na Internet;
- Administração Financeira;
- Logística;
- Direito Administrativo;
- Administração e Políticas Públicas;
- Sistema Financeiro e Mercado Nacional;
- Legislação Tributária;
- Comércio Exterior.
Assim como a graduação em Administração, o curso superior em Ciências Contábeis também é um bacharelado, com duração de 4 anos. Nos dois primeiros semestres, as grades de ambos os cursos incluem basicamente as mesmas disciplinas. Outras matérias estudadas em Contábeis são as seguintes:
- Teoria da Contabilidade;
- Contabilidade Geral;
- Legislação Trabalhista;
- Contabilidade Societária;
- Microeconomia;
- Contabilidade de Instituições Financeiras;
- Contabilidade e Análise de Custos;
- Contabilidade Tributária;
- Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS);
- Finanças Públicas e Orçamentárias;
- Controladoria.
Os dois cursos também contam com atividades práticas e estágios supervisionados. Outro ponto que merece destaque é que as duas graduações podem ser cursadas na modalidade EAD, sendo essa a melhor opção para quem tem a rotina atribulada e precisa de flexibilidade nos horários de estudo.
Quais atividades são desenvolvidas por esses profissionais?
Algumas atividades são comuns às duas profissões, por isso surgem algumas dúvidas na hora de o estudante escolher a carreira que pretende seguir. Contudo, são dois cursos com focos diferentes.
De maneira clara: o administrador é responsável por gerenciar os processos administrativos de todos os setores de uma empresa, considerando os recursos humanos, materiais e financeiros; já o contador é um profissional imprescindível para cuidar do patrimônio da instituição. Suas funções são voltadas exclusivamente ao controle do fluxo financeiro.
O graduado em Administração tem amplas possibilidades de atuação à sua frente. Ele pode: ocupar cargos de gerência e diretoria; intermediar o relacionamento entre os colaboradores e a empresa; trabalhar na parte de Recursos Humanos, com recrutamento e seleção e gestão de pessoal; desenvolver atividades na área de compras ou no segmento de vendas; trabalhar no setor financeiro; atuar nas campanhas de marketing, entre muitas outras atribuições.
O profissional de Ciências Contábeis cuida da saúde financeira da organização. Ele faz a leitura dos números, tanto do setor comercial quanto do operacional. De modo geral, o contador é a pessoa que acompanha e administra a lucratividade da instituição, tendo em vista os investimentos, as obrigações fiscais, os riscos de endividamento, o controle de gastos e os demais fatores que interferem no patrimônio empresarial.
Como é o mercado de trabalho para administradores e contadores?
As duas graduações abrem muitas portas no mercado profissional. Os formados em Administração ou Ciências Contábeis podem trabalhar em pequenas e médias empresas ou em organizações de grande porte, assim como podem atuar em escritórios de consultoria e prestação de serviços ou ainda seguir carreira como autônomos.
As chances de empregabilidade são favoráveis para esses dois profissionais em empresas de vários segmentos, por exemplo: setor comercial; setor industrial; organizações públicas; rede bancária; clínicas e hospitais; organizações não governamentais, entre outras áreas.
Outra opção para administradores e contadores é seguir carreira acadêmica. Quem tem habilidades didáticas, facilidade para falar em público e gosta de compartilhar seus conhecimentos, pode avaliar a possibilidade de se tornar professor em universidades.
Para dar aula em faculdades, é necessário investir em educação continuada e fazer uma pós-graduação. Para o cargo de docente, as instituições de ensino superior costumam exigir que o profissional tenha mestrado e doutorado.
Qual é a melhor opção, afinal?
Para chegar a essa resposta, você deve avaliar as suas próprias aptidões. Pelo que apresentamos até aqui, consegue identificar qual dos dois cursos é mais compatível com seus objetivos? Você possui mais habilidades com números ou gostaria de gerenciar pessoas e processos?
Na verdade, as duas carreiras são bastante promissoras. Ambas proporcionam alto nível de empregabilidade e abrem portas em diferentes ramos do mercado. Tanto o administrador quanto o contador são figuras indispensáveis no cenário profissional.
Mas se você ainda estiver indeciso, avalie mais alguns motivos para estudar Administração ou Ciências Contábeis:
Administração
O estudante do curso superior de Administração obtém conhecimento generalista no funcionamento das empresas, sejam estas de qualquer porte ou segmento. Habilidade para empreendimentos também é uma vantagem conquistada ao longo dessa graduação. Outro bom motivo para investir nessa carreira é a possibilidade de alcançar posições de destaque, como diretoria, coordenação etc.
Ciências Contábeis
O futuro contador também segue por um caminho favorável. Além do vasto campo de trabalho para o graduado, é possível expandir ainda mais as possibilidades com uma especialização. O profissional de Ciências Contábeis pode se especializar em diferentes áreas e se tornar, por exemplo, um perito, um auditor, um agente fiscal ou um planejador tributário.
Outro detalhe do curso de Contábeis é que essa é uma boa opção para aqueles que ainda oscilam entre as áreas de Humanas e Exatas. Isso porque esse curso faz parte das Ciências Sociais Aplicadas e abrange os dois campos de conhecimento.
E agora, já sabe por onde seguir? Administração ou Ciências Contábeis? Por qual dos dois cursos você tem mais interesse? Esperamos que, com este post, você tenha esclarecido suas dúvidas e consiga fazer sua escolha com mais segurança. O passo seguinte é contar com uma boa instituição de ensino e dar o pontapé inicial da sua nova carreira.
Se precisar de mais informações sobre os cursos de Administração e Ciências Contábeis, ou sobre outras opções de graduação e pós-graduação, não perca tempo: entre em contato com a Faculdade Unyleya.