Licenciatura em História: tudo o que você precisa saber sobre o curso

  • 27/dez/2019

Licenciatura em História: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Investigar e compreender o passado da humanidade, levando em conta aspectos econômicos, políticos e culturais, entre vários outros, é algo que desperta o interesse de muitas pessoas. Se esse é o seu caso, a licenciatura em História é uma graduação que você certamente deve considerar.

Escolher um curso superior não é nada fácil, mas esse processo pode se tornar mais simples quando você se identifica com alguma área. Para ter certeza de que é a opção certa, é só conhecer melhor os detalhes sobre a formação e a carreira.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar tudo o que você precisa saber sobre a licenciatura em História. Boa leitura!

Como é a licenciatura em História?

Diferentemente dos cursos ofertados como bacharelado, que são voltados para uma atuação mais diversificada no mercado de trabalho, uma licenciatura é a formação ideal para quem almeja trabalhar com educação. Afinal, esse tipo de graduação prepara futuros professores em escolas da rede de educação básica.

Com duração de 3 anos, o objetivo do curso é qualificar profissionais para atuar na difusão do conhecimento na área de História, o que pode ser feito de várias maneiras, especialmente no ambiente escolar. Nesse sentido, é correto afirmar que essa graduação é mais indicada para quem pretende seguir o caminho da docência.

Ao longo da licenciatura em História, o aluno é instigado a interpretar de forma crítica os fatos históricos, levantando questionamentos e realizando investigações baseadas no método científico. Para tanto, aprende a selecionar, classificar e analisar documentos e outros tipos de fontes históricas. Assim, é uma formação que inclui bastante leitura e reflexão.

Além disso, por se tratar de uma licenciatura, o estágio supervisionado permite que o estudante vivencie o cotidiano de uma sala de aula, ensinando História no Ensino Fundamental e Médio. Desse jeito, é possível colocar os conhecimentos em prática, sempre contando com a orientação de um profissional experiente.

O que se estuda no curso de História?

Uma vez que a licenciatura em História é principalmente voltada para a formação de professores dessa disciplina, a grade curricular do curso é composta por conteúdos das áreas de História e Educação. Desse modo, o estudante aprende as técnicas e metodologias de ensino necessárias ao exercício do magistério.

Entre as disciplinas pedagógicas, que são comuns aos cursos de licenciatura, destacam-se:

  • Didática;
  • Educação e Diversidade Cultural;
  • Educação e Tecnologia;
  • Filosofia e Educação;
  • História da Educação;
  • Libras;
  • Planejamento Educacional;
  • Políticas Educacionais;
  • Psicologia da Educação;
  • Sociologia da Educação.

Agora, conheça, na lista abaixo, as principais disciplinas específicas para a formação de um historiador:

  • Diáspora, Escravidão e o Negro no Brasil;
  • História Antiga;
  • História da África;
  • História do Brasil;
  • História do Tempo Presente;
  • História Medieval;
  • História Moderna;
  • Historiografia;
  • Metodologia da Pesquisa em História;
  • Teoria da História.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em História?

A principal oportunidade encontrada no mercado de trabalho para quem é historiador é, sem dúvida alguma, a área da educação. Como essa disciplina é parte obrigatória do currículo, existem muitos postos de trabalho em escolas da rede pública e privada por todo o país, em turmas do Ensino Fundamental e Médio.

No que se refere ao trabalho em escolas públicas, há, ainda, a possibilidade de prestar concurso público e conquistar uma vaga como professor na rede municipal, estadual ou federal de ensino. Isso garante uma estabilidade muito bem-vinda na carreira de qualquer indivíduo.

Embora as escolas sejam o grande foco de quem faz a licenciatura em História, outros locais também necessitam do trabalho desse profissional. Museus, institutos de pesquisa, cursos pré-vestibulares, órgãos de preservação do patrimônio cultural e editoras de livros didáticos são alguns exemplos.

De acordo com a Catho, a média salarial de um professor de História no Brasil fica em torno de R$ 1.660,00. No entanto, esse valor varia conforme o nível de experiência e capacitação do profissional.

Quais são as áreas de atuação?

Como vimos, há vários campos de atuação para quem escolhe a licenciatura em História. A seguir, destacamos os principais deles.

Ensino

Ao lecionar em escolas, o professor faz muito mais do que explicar conteúdos diante da classe, aplicar provas e corrigir trabalhos. Estudar História permite que as pessoas conheçam o seu passado e entendam como isso influencia o presente, o que é imprescindível para a formação de cidadãos conscientes — e o professor é parte essencial desse processo.

Para quem deseja colaborar com a formação de outros docentes, existe a possibilidade de apostar na carreira acadêmica e se tornar um professor universitário. Nesse caso, é necessário fazer cursos de pós-graduação, como o mestrado e o doutorado.

Pesquisa

Além de atuar na área de ensino, historiadores que seguem a carreira acadêmica podem se dedicar à pesquisa. Os estudos realizados nesse campo de atuação normalmente dão origem a publicações que contribuem para a compreensão da História e podem até transformar a forma como entendemos o passado.

Gestão de arquivos

Em instituições culturais, como museus e centros de memória, uma das funções possíveis para um historiador é a de organizar acervos e documentos históricos. Isso é importante para garantir a preservação do material e, consequentemente, da própria História.

Consultoria

Por seu conhecimento aprofundado de História, esse tipo de profissional costuma ser procurado para prestar consultoria. Esse serviço normalmente é requisitado em produções artísticas da televisão, do cinema e do teatro, tanto para a elaboração dos roteiros quanto dos cenários e figurino. No mercado editorial, a consultoria também pode ser solicitada por escritores de obras de época.

Por que fazer a licenciatura em História EAD?

A graduação em História EAD é uma excelente opção para quem se interessa pela área. Nessa modalidade de ensino, o estudante conta com vários diferenciais, como a flexibilidade de horários para organizar a rotina de estudos da maneira que for mais conveniente e o custo reduzido, já que as mensalidades são mais baixas do que as de um curso presencial.

Vale a pena ressaltar que uma licenciatura a distância tem o mesmo reconhecimento da presencial, de modo que não há nenhum prejuízo para quem opta por essa forma de estudar. Por isso, tenha certeza de que investir na licenciatura em História é um excelente passo rumo a uma carreira de sucesso.

Então, ficou interessado na licenciatura em História? Entre em contato agora mesmo com a Faculdade Unyleya e saiba mais sobre o curso e como se matricular!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você