Connect with us

Inicie Sua Carreira

Confira como está o mercado de trabalho para Redes de Computadores!

Quer trabalhar com Redes de Computadores? Descubra aqui como se qualificar nessa área e as boas perspectivas do mercado de trabalho!

mercado de trabalho para rede de computadores

A maioria das empresas, seja qual for o setor ou porte, depende da tecnologia para funcionar, manter-se conectada, aumentar a produtividade e também se destacar na concorrência. Nesse contexto, o mercado de trabalho para Redes de Computadores é bastante aquecido.

O profissional da área lida com as máquinas que compartilham dados e recursos, podendo, assim, desempenhar várias funções, como as de projeto, instalação, manutenção preventiva e corretiva, entre outras. Além disso, ele pode ser responsável pelo gerenciamento de toda a infraestrutura de rede de computadores de uma organização.

Quer saber mais sobre as perspectivas profissionais desse segmento de TI? Então, acompanhe nosso post e conheça ainda as habilidades necessárias para a carreira, a importância da qualificação e como é a graduação voltada a quem deseja atuar no setor.

Como está o mercado de trabalho para Redes de Computadores?

É preciso considerar que os negócios devem ter uma rede de computadores funcionando adequadamente, por isso necessitam de profissionais qualificados. Além disso, com a transformação digital, várias empresas estão adaptando suas estruturas para esse contexto — aumentando a demanda por quem busca fazer carreira nessa área.

Outra questão está relacionada com a segurança dos sistemas de informação, área na qual o profissional de Redes de Computadores também encontra boas oportunidades. Isso porque ele pode trabalhar para garantir o bom andamento dos processos, de forma a evitar prejuízos com falhas de transmissão ou ainda com vazamento de dados.

Diversas atribuições

O profissional pode atuar no setor público e privado e ter uma série de atribuições, como:

  • administração de servidores e redes de dados;
  • diagnóstico e correção de falhas na rede;
  • definição e supervisão das políticas de acesso dos usuários visando à segurança dos dados;
  • melhoria do desempenho do sistema;
  • desenvolvimento de planos de contingência e recuperação;
  • realização de consultoria nessa área.

Possibilidade de exercer vários cargos

Desse modo, são vários os cargos disponíveis, como:

  • administrador de redes;
  • gestor de redes;
  • analista de suporte;
  • analista de segurança de redes;
  • gerente de projetos;
  • consultor de TI.

Alta demanda

A área de Rede de Computadores é uma profissão em falta no mercado, como outros segmentos de TI, ou seja, apresenta boas perspectivas e alta demanda de candidatos.

A pesquisa Achados e Recomendações para Formação Educacional e Empregabilidade em TIC, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), apontou que a demanda anual por novos profissionais de TI no período de 2019 a 2024 será de 70 mil.

Média salarial

Informações do site de recrutamento Vagas afirmam que a média salarial para quem atua como administrador de redes é de R$ 3.697,00. A remuneração pode aumentar conforme a experiência do profissional, portanto, dependerá da busca por novas certificações e qualificações, como cursos de aprimoramento e de pós-graduação.

Quais são as habilidades necessárias para atuar na área?

Agora que você já viu como o mercado de trabalho para Redes de Computadores é bastante amplo, deve estar curioso sobre qual é o perfil ideal de quem pretende crescer nessa área. Uma das características é ter um bom raciocínio lógico e também dominar a linguagem da programação. Confira a seguir outras habilidades necessárias.

Flexibilidade

A área de TI é bastante dinâmica, por isso o profissional precisa ter flexibilidade para atuar em novas funções, assumir projetos desafiadores e estar sempre aberto a aprender. É necessário ainda saber como se adaptar ao trabalhar com novos processos, programas ou equipamentos e, desse modo, conquistar as melhores oportunidades.

Inteligência emocional

Além do conhecimento técnico, quem deseja se destacar na área deve trabalhar as habilidades comportamentais. Dessa forma, é necessário desenvolver a inteligência emocional de modo a saber como lidar com as pressões do ambiente corporativo.

Além disso, essa competência é importante para manter um bom relacionamento interpessoal com os colegas e conseguir resultados efetivos no trabalho em equipe.

Visão sistêmica do negócio

Além de ter os olhos voltados ao setor de TI, é importante ter interesse em conhecer os outros setores da empresa de modo a compreender o funcionamento de todo o negócio. Assim, o profissional poderá contribuir com soluções estratégicas para a organização.

Capacidade de resolver problemas

Para ter sucesso nessa área, é necessário ainda ser proativo ao resolver problemas antes que eles tomem grandes proporções, além de ficar sempre por dentro das novidades do setor.

Qual é a importância da qualificação para ter sucesso nessa carreira?

Quem deseja trabalhar na área de tecnologia e busca um setor com alta empregabilidade, vai se dar bem ao escolher a área de Redes de Computadores. Para valorizar o currículo e se destacar, quer dizer, impressionar os gestores, é necessário se qualificar.

O primeiro passo é conquistar o diploma superior na área com o curso de tecnólogo. A partir disso, a trajetória do profissional será ascendente e ele pode crescer ainda mais se acompanhar as tendências do setor, realizando cursos de idiomas, de pós-graduação, treinamentos e obtendo as principais certificações.

Como é a graduação em Redes de Computadores?

A graduação em Redes de Computadores oferecida pela Faculdade Unyleya é um curso na modalidade tecnólogo, que dura 2 anos e meio, e tem a vantagem de poder ser realizado a distância. É uma formação com uma grade curricular ampla e atualizada na qual o aluno estuda, além de Matemática e Estatística básica, diferentes disciplinas, entre elas:

  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • TICs Aplicados às Informações Gerenciais;
  • Arquitetura de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Banco de Dados;
  • Infraestrutura de Redes;
  • Segurança em Sistema de Informação;
  • Redes de Computadores;
  • Arquitetura de Redes;
  • Protocolos e Serviço de Redes;
  • Segurança de Sistemas Operacionais;
  • Empreendedorismo;
  • Gerência de Projetos;
  • Governança de TI;
  • Administração e Gerenciamento de Redes;
  • Segurança de Redes;
  • Planejamento e Gestão da Qualidade de Redes.

Ficou animado em saber das boas perspectivas que o mercado de trabalho para Redes de Computadores oferece? Se você se identifica com essa carreira, opte por fazer o tecnólogo na área — o curso é de curta duração e possibilita alcançar as melhores oportunidades no segmento de TI.

Aproveitando a sua visita em nosso blog, quer entender os diferenciais das graduações online? Então, descubra por que a educação a distância pode ser a melhor escolha!

Que tal estudar com a melhor metodologia EAD?

3.6/5 - (5 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD