Connect with us

Inicie Sua Carreira

Quando é a hora de mudar de carreira e como fazer isso?

Quando é a hora de mudar de carreira e como fazer isso?

Pelos mais variados motivos, mudar de carreira pode ser uma boa decisão profissional. Você pode se sentir insatisfeito com a posição atual, não enxergar oportunidades de crescimento ou, ainda, ver melhores incentivos em outra área. A questão é uma só: como ter certeza disso?

O dilema é renunciar aos benefícios atuais em prol de ganhos incertos. Além disso, a mudança demanda bastante do indivíduo, que precisa sair completamente da zona de conforto e, frequentemente, investir em qualificação profissional. Logo, a escolha exige cautela.

Neste post, trouxemos as principais informações sobre mudança de carreira. Ao longo do texto, você entenderá quando é a hora certa e como se planejar para exercer uma nova profissão. Continue lendo e tome uma decisão informada!

Quando é a hora de mudar de carreira?

A troca parte da consonância entre dois fatores. De um lado, existe a insatisfação com a posição atual; de outro, a perspectiva de melhora em profissão diversa. Logo, o primeiro passo para saber a hora certa de mudar de carreira é pesar esses elementos, avaliando perdas e ganhos.

Posteriormente, os olhos devem se voltar para viabilidade. Você pode verdadeiramente acreditar que seria mais feliz como estrela de cinema, jogador de futebol, piloto de Fórmula 1 ou astronauta. Porém, o quanto isso realmente é possível? Deve haver meios para concretizar a mudança.

Por fim, existe a questão do momento. Por exemplo, há alguns anos, o barril de petróleo estava nas alturas, e havia um curso de formação para o setor público ou privado praticamente em cada esquina, graças à demanda por profissionais. Hoje, a barreira de entrada é muito maior.

Conheça as nossas graduações e pós-graduações para mudar de carreira.

Quais são os sintomas de que é hora de mudar de carreira?

A insatisfação com o trabalho deve ser submetida a uma avaliação crítica. Logo abaixo, você encontrará pontos-chave para refletir e constatar se realmente não há perspectivas dentro da carreira atual.

Desmotivação

Pense na sua disposição em realizar as atividades e quais são os fatores que influenciam o moral. Um cuidado, nessa reflexão, é diferenciar a insatisfação com a carreira daquela relacionada ao contexto, colegas, empresa, ambiente, cobrança, líderes etc. Afinal, no segundo caso, muitas vezes uma decisão menos radical pode resolver o problema.

Prejuízo à saúde física e mental

Entenda o impacto no seu bem-estar. A saúde é um dos pontos que mais justificam mudanças de carreira ou transformações profundas sem deixar a profissão, e o ideal é contar com o auxílio de especialistas para entender os efeitos negativos do cargo atual.

Impossibilidade de reinvenção

Considere quais são as opções de mudança sem abandonar a carreira. Há casos em que uma especialização ou troca de atribuições resgata a motivação sem a necessidade de transformações mais radicais.

Falta de perspectiva

Projete os próximos anos. Uma dica é elaborar um plano de carreira para visualizar o quadro geral e constatar se a insatisfação será permanente.

Quais critérios devem ser considerados para mudar de carreira?

Ao diagnosticar a insatisfação com a carreira atual, o passo seguinte é descobrir se a mudança valerá a pena. Não há fórmula mágica para tomar a decisão, mas existem critérios que podem direcionar a atenção para os pontos críticos. Confira alguns deles:

  • necessidade: verificar se não há uma forma mais econômica para melhorar a satisfação com a carreira atual;

  • custo-benefício: os ganhos de seguir a nova carreira devem ser maiores do que as perdas;

  • perfil profissional: a nova carreira deve ser compatível com os seus objetivos, propósito, potencial e características;

  • remuneração: a conta precisa fechar, principalmente em relação ao padrão de vida pretendido;

  • vida pessoal e social: o impacto nas relações fora do trabalho também deve ser considerado.

Nesse caso, duas ferramentas bastante utilizadas em processos de coaching podem facilitar a decisão. Veja:

Análise SWOT

Com a também chamada matriz FOFA, você descreverá quais são as suas forças (strengths) e fraquezas (weaknesses) e, posteriormente, as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) apresentadas pelo contexto em caso de mudança.

O primeiro par é de ordem interna, como conhecimento, habilidades, atitudes, saúde financeira entre outros; enquanto o segundo é de ordem externa, como empregabilidade, possibilidades de remuneração, opções para qualificação, concorrência etc.

Quadro de perdas e ganhos

Outra prática interessante é comparar vantagens e desvantagens antes de tomar uma decisão. Para isso, monte um diagrama a partir das questões abaixo:

  • O que eu ganho se mudar de carreira?

  • O que eu perco se mudar de carreira?

  • O que eu ganho se não mudar de carreira?

  • O que eu perco se não mudar de carreira?

Não descarte também a consulta a um especialista — terapeuta, aconselhador ou coaching — em auxiliar esse tipo de mudança.

Veja algumas dicas para mudar de carreira após os 40 anos.

Como se planejar para mudar de carreira de forma adequada e segura?

O ideal é evitar uma mudança impulsiva e ter uma estratégia para conquistar o lugar desejado dentro da nova carreira. A seguir, você encontrará as linhas gerais para elaborar um plano. Após a leitura, procure se aprofundar em cada ponto para construir uma transição tranquila.

Defina milestones

Pense a nova carreira como a linha de chegada e estabeleça uma série de marcos para serem superados antes da conquista. A criação de passos menores facilita a motivação, porque é possível focar sempre na próxima etapa e evitar a frustração com o processo.

Faça um planejamento financeiro

Calcule todo o investimento necessário para mudar de carreira, verifique a necessidade de alinhar as despesas e construa uma reserva para uma mudança mais segura. Os principais desafios serão diferenças salariais e gastos para se inserir no novo mercado.

Considere o impacto da mudança no seu entorno

Procure maneiras de administrar os efeitos da mudança nas instâncias além da carreira, como educação, família, vida social e saúde. Muitas vezes, é preciso se dedicar ainda mais ao trabalho atual para construir as condições e viabilizar a mudança. Tudo isso deve ser contemplado no plano.

Trabalhe sua inserção no novo mercado

Elabore uma estratégia para se qualificar, criar uma rede de contatos e identificar oportunidades dentro da carreira desejada. Isto é, na mesma medida que você se afasta gradualmente da profissão atual, é preciso investir na aproximação com a colocação futura.

Quais são os principais erros na mudança de carreira?

Mudar de carreira envolve muito mais do que tomar uma decisão. Nesse sentido, há um processo dentro do qual precisamos minimizar a ocorrência de erros.

Impulsividade

Muitas vezes, o problema não está na carreira em si, mas no próprio profissional ou em algum elemento que pode ser mudado. Por exemplo, se uma pessoa não investe em qualificação, a falta de perspectiva pode não ter nada a ver com a profissão.

Pressa

Outro problema é deixar a posição atual sem um plano. Pode até ser que a mudança seja o melhor caminho, mas isso não significa dizer que você deve abandonar o emprego de uma hora para outra.

Despreparo

Qualquer mercado exige a qualificação apropriada. A grande vantagem, nesse caso, é poder utilizar os conhecimentos obtidos na carreira anterior como um diferencial para a nova, mas nada disso exime o profissional de se preparar.

Ausência de contatos

O período antes de deixar o cargo deve ser dedicado a construir um networking. Participe de palestras, especializações e eventos para conhecer pessoas que possam facilitar o seu ingresso no novo mercado. Do contrário, o começo será ainda mais difícil.

Com esses cuidados, planejamento e reflexão, você saberá se é o melhor momento para mudar de carreira e, se for caso, passará pelo processo de forma mais segura.

Quer mduar de carreira? Então, conheça as nossas graduações e pós-graduações. Clique aqui para saber mais.

[rock-convert-cta id=”3032″]

Atualizado em 12/09/2025.

Avalie post
Comentários

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.