Gestão de Recursos Humanos: da graduação ao mercado de trabalho

  • 04/jan/2017

Gestão de Recursos Humanos: da graduação ao mercado de trabalho

O profissional de Gestão de Recursos Humanos tem por ofício administrar o quadro de colaboradores de uma instituição. Ele é responsável por elaborar e gerenciar os planos de carreira da organização, bem como os processos de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal.

Para isso, geralmente, trabalha em conjunto com os gestores de cada setor para encontrar os colaboradores adequados às demandas da empresa. Além do mais, esse profissional deve ter um domínio completo sobre as técnicas de gestão de pessoas.

Para que você entenda mais sobre o profissional de Recursos Humanos, desde a graduação até as suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, preparamos este artigo. Vamos lá?

Como é o curso de Gestão de Recursos Humanos?

Uma das chaves para o sucesso de qualquer empreendimento, independentemente do tamanho, é saber administrar bem o capital humano. Isso porque uma equipe de funcionários satisfeita, feliz e motivada a trabalhar certamente só tem a agregar para a organização, trazendo resultados cada vez melhores.

Tendo em mente essas informações, é natural que o gerenciamento de talentos tenha se tornando uma questão mais que importante para os mais diferentes perfis de empreendedores nos dias de hoje.

Com isso, cresceu a demanda por profissionais amplamente qualificados na gestão de Recursos Humanos, capazes de selecionar e recrutar os talentos mais adequados para cada função dentro da empresa e administrar com qualidade os times de colaboradores.

Como consequência, o ambiente de trabalho se torna mais produtivo, o clima organizacional atinge níveis satisfatórios e, é claro, os resultados positivos são impulsionados devido às melhorias.

Para que tudo isso aconteça, é fundamental contar com um profissional formado em Gestão de Recursos Humanos, que executa um papel importante dentro do departamento pessoal de uma organização.

Em sua formação, esse profissional se torna capacitado para, além de gerenciar planos de carreira, cargos e salários, realizar funções como:

  • análise de estratégias institucionais;
  • elaboração de planos de recrutamento;
  • seleção e avaliação de talentos;
  • treinamento de pessoal;
  • implantação de programas voltados para o aumento da qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Além disso, prepara o profissional para lidar com situações relacionadas às questões trabalhistas e às negociações sindicais, por isso a importância de optar por um curso completo e oferecido por uma instituição de qualidade.

O curso Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos da Unyleya, por exemplo, tem como principal objetivo preparar os alunos para atuar adequadamente quanto às novas exigências e perspectivas do mercado de trabalho para o campo em questão.

Ele é formado por quatro módulos de capacitação específica, possuindo a duração total de 2 anos. Ao longo da formação, são abordados temas como:

  • diversidade e cultura organizacional;
  • fundamentos de contabilidade;
  • fundamentos de marketing;
  • direito empresarial;
  • práticas de administração pessoal;
  • qualidade de vida e segurança no trabalho;
  • gestão de clima organizacional e tomada de decisão;
  • treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • sistemas de avaliação de desempenho e competências, entre outros.

Tudo isso é trabalhado por meio de uma metodologia dinâmica e inovadora, voltada para a formação em competências e conceitos e complementada por atividades online disponibilizadas em um ambiente virtual de aprendizagem.

Como é o mercado de trabalho para a área?

Num ambiente de mercado que apresenta cada vez mais competitividade e exigência, a demanda por profissionais devidamente capacitados para executar uma gestão eficiente das equipes vem crescendo vertiginosamente, como já apontamos.

Para tanto, os profissionais de Gestão de Recursos Humanos são peças fundamentais para a formação de equipes de trabalho altamente competitivas, uma vez que são capazes de selecionar os melhores colaboradores.

Outro fator que aumenta a demanda por profissionais da área é a complexidade da legislação trabalhista brasileira. O curso Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos prepara profissionais para lidar com áreas como folha de pagamentos, cargos e salários e relacionamento com sindicatos.

Para aquelas empresas que constantemente contratam funcionários temporários, contar com um gestor de Recursos Humanos é definitivamente uma escolha viável, uma vez que ele será o responsável por executar o devido treinamento desse pessoal.

Tendo em vista esse contexto, empresas de grande porte e escritórios de consultoria são os maiores empregadores de profissionais do ramo, embora as micro, pequenas e médias empresas também recorram ao gestor de RH com frequência.

Como consequência do aumento das terceirizações, as vagas acabam se deslocando para onde estão concentradas as empresas terceirizadas de diversos setores.

Nesse sentido, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro oferecem as melhores chances para o gestor de Recursos Humanos, sobretudo em empresas de grande porte e em escritórios de consultoria

Contudo, o interior paulista também vem apresentando cada vez mais oportunidades relevantes, assim como as capitais da região Nordeste, onde a demanda por profissionais da área é também crescente.

Já em relação aos cargos a serem exercidos pelos profissionais de Gestão de Recursos Humanos, pode-se afirmar que alguns dos segmentos que contam atualmente com mais oportunidades são:

  • departamento pessoal;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • recrutamento e seleção;
  • consultoria;
  • remuneração e benefícios.

Sobre este último, cabe ao profissional de Recursos Humanos cuidar do vale-alimentação, vale-refeição, vale transporte, seguro de vida, seguro-saúde, entre outros benefícios.

Já em relação à consultoria, trata-se de uma possibilidade de atuação bastante popular no universo do RH atualmente.

Nesse caso, o profissional ajudará as empresas quanto ao processo de contratação de talentos, realizando entrevistas, aplicando provas e testes psicológicos, promovendo dinâmicas de grupo e utilizando métricas para avaliar o desempenho profissional.

Por fim, o profissional formado em Gestão de Recursos Humanos também pode atuar em Gestão Pessoal, focando no bem-estar do funcionário para que sua produtividade aumente.

Como você pôde perceber, fazer um curso de Gestão de Recursos Humanos é fundamental para quem deseja administrar com excelência o bem mais valioso de uma empresa: o colaborador. Sendo assim, para ampliar as suas possibilidades de carreira e conseguir uma boa colocação, não hesite em investir nesse tipo de formação.

E então, este artigo foi útil para você? Para lhe ajudar a se aprofundar ainda mais no assunto, preparamos um manual com tudo o que você precisa saber para entender na prática o que é Gestão de RH. Acesse agora mesmo e faça o download!






Nosso App

Nossas Redes Sociais