Por que estudar Libras é essencial para atuar na educação?

  • 28/maio/2018

Por que estudar Libras é essencial para atuar na educação?

Desde 2005, se tornou obrigatória a inclusão de disciplina que ensina a linguagem brasileira de sinais (Libras) em todos os cursos de formação de professores — Pedagogia, Educação Especial e todas as licenciaturas, além da obrigatoriedade de ser ofertada como matéria optativa para os cursos de bacharelado.

Por que estudar Libras é tão importante para os educadores? Se você não sabe a resposta, acompanhe este post e saiba o motivo. Confira!

Qual a importância de Libras para a criança com deficiência auditiva?

Para qualquer criança que tenha a deficiência auditiva desde o nascimento ou começo da infância, a linguagem de sinais será sua primeira língua. É com o uso dela que aprenderá a se comunicar, a compreender o mundo e, mais importante ainda, a raciocinar.

Assim como uma criança sem problemas auditivos precisa aprender uma língua para conseguir se expressar e compreender o que acontece à sua volta, com a criança surda isso não é diferente. É preciso entender, antes de tudo, que Libras é o idioma materno dela — e o português será sua segunda língua.

Suponhamos que uma criança com deficiência auditiva aprenda Libras antes de entrar em idade escolar. Ao começar a frequentar a escola, ela terá de aprender, assim como todos os outros colegas, uma série de conteúdos previstos no currículo, que começam pela alfabetização e pelas primeiras operações matemáticas.

No entanto, as aulas não são dadas em Libras. O professor conversa com os outros alunos e tenta se comunicar com a criança surda usando mímicas e desenhos. Não é surpresa nenhuma que o aluno não aprenda nada, afinal, a aula será dada em uma língua totalmente desconhecida por ele. É como se alguém que fala apenas português fosse colocado em uma sala de aula para aprender matemática em espanhol.

Por que é importante que o professor saiba se comunicar em Libras?

Não se trata apenas do cumprimento da lei. Pelo exemplo acima, já fica fácil entender o quanto a linguagem de sinais é importante para o desenvolvimento das crianças com deficiência auditiva. Na escola, um lugar onde elas deverão passar boa parte da vida, é fundamental que consigam se comunicar. Listamos três motivos para demonstrar por que estudar Libras é fundamental para o professor. Confira!

Inclusão social

Vamos pensar em mais um exemplo: uma criança é a única em uma sala de aula com deficiência auditiva. Ela se comunica por linguagem de sinais, que nenhum de seus colegas sabe usar. Durante todo o tempo em que passa dentro da sala, apenas poderá se comunicar com seu intérprete (se houver um).

Ao passar do tempo, essa situação gerará uma sensação de desconforto na criança, que se sentirá excluída daquele contexto. Se comunicar é uma necessidade de todo ser humano, e é comprovado que a privação desse direito pode gerar graves danos, não só no rendimento escolar, mas principalmente no desenvolvimento social.

Ao se comunicar em Libras com a criança, mesmo que só de forma básica, o professor demonstra interesse em incluí-la na turma, faz com que ela se sinta parte daquele lugar, e amplia as possibilidades de contato para o estudante.

Formação humanizada

Além de permitir que a criança compreenda a aula, a capacidade de se comunicar em Libras também permite o oposto: que o professor compreenda o aluno. É por isso que podemos dizer que estudar Libras dá ao futuro professor uma formação mais humanizada.

Por mais que aprenda rápido o português, existem coisas que uma criança com deficiência auditiva só saberá dizer em sua língua materna. Ao se comunicar fluentemente com um aluno surdo em sala de aula, o professor conseguirá entender melhor quais são suas demandas e dificuldades, evitará equívocos e estará mais preparado para lidar com as particularidades do estudante.

Assim como todas as outras crianças, aquela que é surda possui uma vida que acontece fora dos muros da escola, além de trazer suas próprias questões pessoais e muitos outros assuntos que vão além de suas dificuldades de comunicação. Saber se comunicar com o aluno ajuda o professor a entender que aquela criança não se resume à sua deficiência auditiva.

Vínculo aluno e professor

Quem não se lembra do primeiro professor? Ou de algum outro que tenha marcado positivamente sua vida ainda no começo do ensino fundamental. Se você se lembra de um bom professor da infância, é provável que também se lembre de coisas que ele te ensinou.

Por mais que a criança tenha um intérprete em sala de aula, ele não pode ser único responsável por seu aprendizado; o aluno precisa se conectar com seu professor.

O docente é uma referência para o estudante, principalmente nos primeiros anos da educação escolar, e construir uma boa relação é de extrema importância para o aprendizado. O vínculo professor e aluno ajuda a criança pequena a estabelecer um ponto de confiança, que fará com que ela busque se espelhar no professor e preste atenção ao que ele ensina.

Quando a comunicação é fluida e constante, criar esse vínculo se torna muito mais fácil. Na medida em que ela percebe que sua comunicação com o professor é possível, que ela pode compreendê-lo e que ele se esforça para compreendê-la também, o aprendizado se potencializa.

Esses são só alguns dos motivos pelos quais o aprendizado de Libras é tão importante na formação dos professores. Incluir a criança surda, demonstrar interesse por ela e permitir que crie pontos de apoio são formas de promover uma educação mais igualitária e inclusiva.

O aprendizado da linguagem de sinais pelos professores também é um ponto de partida para que não se restrinja aos deficientes auditivos, para que eles possam ter seus círculos sociais ampliados e mais possibilidades de inclusão em atividades comuns para qualquer pessoa, como a educação formal e o trabalho.

Vale ressaltar que, mesmo não estando em sala de aula, também é importante que outros profissionais de educação que estão no ambiente escolar consigam se comunicar minimamente com a criança que usa a linguagem de sinais. Estudar Libras é importante para todos aqueles que lidam com a educação formal.

Ficou convencido da importância do aprendizado de Libras na formação dos educadores? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais?






Nosso App

Nossas Redes Sociais