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Vox Jurídica

Afinal, como se destacar na advocacia? Descubra neste post!

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como se destacar na advocacia

Saber como se destacar na advocacia é um passo importante para definir uma estratégia de desenvolvimento profissional. No entanto, a compreensão do mercado pode não ser uma tarefa fácil, pois exige experiência e estudo voltados às questões de carreira. Logo, é natural ter dúvidas sobre esse planejamento. 

Neste conteúdo, consultamos Gabriela Marcondes, professora de prática jurídica no CEJUR, a respeito dos desafios da advocacia e como se destacar no segmento. Assim, esclareceremos as suas dúvidas e forneceremos subsídios para a gestão da sua carreira profissional. 

Por isso, os assuntos abordados darão uma grande contribuição para entender o contexto profissional na área de advocacia. Se você vem enfrentando dificuldades nesse caminho, não deixe de conferir! 

O mercado de trabalho da advocacia 

Com mais de 1 milhão de advogados ativos, o principal desafio do mercado jurídico é conseguir firmar um nome em uma área de direito material. Afinal, há grande concorrência para obter o reconhecimento dos clientes e dos pares sobre o trabalho dentro de um segmento jurídico. 

Ao lado disso, existe a receptividade dos julgadores. A abertura dos magistrados para ouvir e considerar as demandas do profissional influencia bastante nas soluções que conseguimos entregar para os clientes.

Para alcançar esses dois objetivos, a professora Gabriela Marcondes explica o seguinte: 

Em todos os casos em que há atuação da advocacia, é preciso manter a ética e o profissionalismo acima de tudo, para que você possa firmar realmente o seu nome e expertise dentro da área.

Do ponto de vista prático, existe a dificuldade de obter a atenção do cliente para a demanda profissional. É exigido do advogado de hoje o entendimento do negócio do contratante, enxergando o impacto dos serviços nos resultados, sendo essa uma das premissas para empreender na advocacia.

Você como advogado entende que pode resolver aquele conflito que você antevê em relação ao seu cliente. Se for uma empresa, conhecendo o ramo de atividade dela, você pode ofertar uma solução jurídica para aquele problema, tendo em vista que você conhece o negócio do seu cliente.

Firmar um nome no mercado, obter a receptividade dos magistrados e ter uma visão estratégica e macro a respeito do negócio do cliente são os principais desafios da advocacia de hoje. Tudo isso determina como se destacar em um ambiente tão concorrido. 

A concorrência nos grandes centros 

Nos grandes centros, a concorrência se agrava bastante. Afinal, os ramos mais tradicionais já encontram profissionais com escritórios de advocacia e nome consolidado no mercado, criando uma barreira de entrada para os novos advogados. 

A tendência para se destacar é buscar nichos de mercado. O Direito é bastante cíclico, mudando de acordo com a evolução da sociedade. Assim, a todo momento, surgem novos ramos e oportunidades para os profissionais. Há 10 anos, por exemplo, ninguém falava em compliance, e hoje é uma área promissora. 

A dica é ficar muito atento ao que acontece no mundo, muito bem informado acerca das questões que estão acontecendo, a fim de identificar nichos específicos dentro de sua atuação.

O advogado deve ficar com radar ligado para os novos ramos, uma vez que podem se tornar nichos e oferecer boas perspectivas de crescimento profissional. 

Os desafios para o futuro 

Muito se fala dos riscos da automação para o trabalho dos advogados. Na verdade, o que, de fato, tende a acontecer é a adaptação dos profissionais ao novo contexto, pois os serviços estão muito ligados à receptividade do problema do cliente.

O advogado nunca vai deixar de existir, sempre teremos um papel relevante na resolução de conflitos, pois conflitos sempre existirão, ainda mais em uma época tão polarizada como estamos vivendo. É difícil ver o advogado sem o exercício do seu papel.

Outra tendência é a consolidação de novas formas de atender e prestar serviços profissionais. Com a pandemia, a digitalização foi acelerada, de modo que os avanços tecnológicos farão parte da rotina do profissional do futuro, como videoconferências para fazer audiências e despachos com magistrados. 

Como se destacar na advocacia 

Nesse contexto, é possível levantar boas práticas que podem contribuir com conhecimento, experiência e reconhecimento. A partir desses fatores, será possível sobressair ao meio, firmando um nome e tendo retorno financeiro. 

Identifique um nicho de mercado 

Um segmento de mercado é caracterizado pela relação entre um produto e um grupo de pessoas. Por exemplo, shampoo para crianças é um produto, que tem como público-alvo as mães, logo, há um segmento de mercado. Já o nicho são produtos e grupos específicos dentro do segmento. Por exemplo, um shampoo que trate um tipo específico de problema capilar. 

No Direito, os nichos surgem com bastante frequência, e aproveitá-los é uma forma de firmar seu nome e se destacar. Um exemplo interessante é o direito da moda. A proteção da propriedade intelectual é um ramo específico dentro do Direito Empresarial, e o direito da moda seria ainda mais específico, pois trata de um tipo único de propriedade intelectual. 

Faça estágios 

Os estágios são muito importantes porque complementam muito bem a carreira e os estudos. Tanto no setor público como na advocacia privada, é possível obter boas experiências e desenvolver competências técnicas e comportamentais relevantes para carreira. 

Depois de formado, existem alternativas similares ao estágio, mas que têm outros regimes legais. É o caso dos programas de residência jurídica e do trabalho como advogado associado em escritórios. Além disso, indo atrás das oportunidades, é possível tentar um estágio na pós-graduação

Acompanhe a jurisprudência

Outra forma de melhorar as competências e se destacar é estudar a jurisprudência, acompanhando as novas decisões judiciais. Depois do CPC 2015, caminhamos para um sistema jurídico baseado em precedentes, em que os casos julgados vinculam os magistrados ao proferirem suas decisões. 

A legislação e a doutrina são muito importantes, mas muitos profissionais ainda negligenciam a relevância dos julgados. Consequentemente, tanto para oferecer soluções diferenciadas para os clientes como se destacar na advocacia, o cuidado com o noticiário jurídico, especialmente dos tribunais, é uma estratégia que dará bons frutos. 

A importância de se especializar 

A especialização é uma forma de acelerar o processo de mudança para ser um profissional de destaque. Os diferentes cursos de pós-graduação possibilitam a identificação com nichos de mercado: Direito Marítimo, Perícia de Bens, Direito Desportivo, Mediação de Conflitos etc. Além disso, fornecem o material atualizado com os principais julgados, mudanças teóricas e práticas do segmento escolhido. 

O Centro de Estudos Jurídicos da Unyleya (CEJUR) será um parceiro importante para enfrentar os desafios de como se desenvolver no Direito. Os cursos reúnem profissionais renomados, com vivência acadêmica e prática, priorizando uma formação de excelência com uma carga horária robusta.

A modalidade de ensino é o EAD, que dá mais flexibilidade para quem trabalha e nem sempre tem boa disponibilidade de horários. Igualmente, otimiza o networking profissional, com tarefas e fóruns online, com o objetivo de promover a interação no ambiente virtual.

Sendo assim, se você se preocupa em como se destacar na advocacia, considere uma pós-graduação, a fim de ter um programa de desenvolvimento. Com a construção de habilidades e reconhecimento das competências, é mais fácil firmar o nome no mercado e conquistar uma boa reputação. 

Para conhecer os cursos e tirar dúvidas, acesse o site do CEJUR!

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