Acontece na Unyleya

Unyleya participa do XII CONPEDI em Buenos Aires

conpedi

O XII CONPEDI – Congresso de Pesquisadores do Direito ocorreu dos dias 12 a 14 de outubro de 2023, na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, reunindo pesquisadores de toda a América Latina. A representação da Unyleya neste evento se destacou com a presença das Professoras Doutoras Solange Ferreira de Moura, Diretora Acadêmica de Graduação, e Edna Raquel Hogemann, Professora da Graduação da Unyleya.

Um dos pontos mais relevantes da contribuição da Unyleya ao congresso foi a apresentação das conclusões de um artigo. O artigo analisou a política pública que tornou obrigatória a curricularização da extensão, alocando 10% da carga horária em todos os cursos de graduação a partir de 2022. Esta medida visa estreitar a conexão entre a educação superior e as necessidades da sociedade, com o intuito de proporcionar uma formação mais abrangente e cidadã aos estudantes.

Além disso, a Unyleya expôs o “Projeto Educando para a Cidadania”, uma iniciativa relevante implementada na Instituição. Este projeto envolve os estudantes de graduação, sob a orientação de seus professores, no desenvolvimento de materiais educativos voltados para os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco na Agenda 2030. O objetivo central é abordar as demandas das comunidades de origem dos estudantes, contribuindo para o progresso dessas comunidades e o alcance das metas de desenvolvimento sustentável.

“A participação da Unyleya no congresso reflete o compromisso firme do corpo docente da Instituição em promover um Projeto de Extensão consistente com uma educação superior de qualidade. Isso impulsiona a formação de uma sociedade mais justa, fraterna e cidadã, reconhecendo a importância de se envolver em questões sociais e contribuir para o bem-estar coletivo. A presença da Unyleya no XII CONPEDI demonstrou o esforço contínuo da instituição em promover uma educação superior engajada e comprometida com o desenvolvimento sustentável e a construção de um mundo mais igualitário e justo, declarou Solange Moura, Diretora Acadêmica de Graduação.