Connect with us

Bit&Byte

Como funciona uma auditoria cibernética e por que essa é uma área em ascensão

Será que vale a pena ingressar na área de segurança cibernética? Entenda mais como funciona esse mercado e que oportunidades estão surgindo!

auditoria cibernética

Casos de roubo de dados digitais veiculados na mídia nacional e internacional, como o vírus WannaCry e a captura de mensagens no Telegram de promotores e magistrados ligados à operação Lava Jato, levantaram profundas discussões sobre segurança no mundo virtual. A partir daí, atividades, como auditoria cibernética, receberam destaque aos olhos das organizações.

Segundo uma pesquisa produzida pela Gartner, intitulada 2019 CIO Agenda: secure a new foundation for digital business, a Cibersegurança e Segurança da Informação ficaram em segundo lugar no ranking dos investimentos mais desejados pelos CIOs.

Mas será que vale a pena buscar formação profissional na área de segurança cibernética? Esse mercado pode trazer oportunidades reais para a sua carreira? É sobre isso que discutiremos neste artigo!

A auditoria cibernética e os riscos a que as empresas estão sujeitas

O primeiro passo é definir o que é cibernética. Trata-se de um termo que nasceu em 1946 e, na realidade, fazia referência a um estudo pautado na ideia de que seres humanos atuam da mesma forma que outros seres vivos, como as plantas, pois apresentavam um sistema bastante parecido.

Com o passar do tempo, veio a tecnologia, a internet, as comunicações e a computação na nuvem. Dessa forma, começamos a relacionar essa palavra “cibernética” para ligar a tudo o que fazemos nos ambientes virtuais, incluindo as interações, os processos, os dados e o que acontece no mundo online.

Já a palavra auditoria significa investigar, procurar, analisar, identificar. Trata-se de um processo de identificação e policiamento de alguma coisa. Quando unimos as duas palavras — auditoria cibernética —, o papel do profissional se resume em fazer uma identificação de processos em ambientes digitais. 

Com a tecnologia e a digitalização dos processos e dos dados, os registros migraram para um ambiente virtual, de modo que a auditoria também teve que se adaptar a esse contexto.

Nesse sentido, a auditoria cibernética abrange operações que ocorrem dentro e fora da empresa, investigando processos e garantindo que eles sejam seguidos conforme os pré-requisitos de governança nos ambientes digitais para verificar se o sistema é seguro ou se está adequado ao objetivo para o qual ele foi construído. 

Se é um sistema financeiro, por exemplo, será preciso verificar se há possibilidades de ocorrer uma fraude. Agora, caso seja algo comercial, é necessário investigar se um hacker poderia invadir e pegar informações. 

As oportunidades e impactos da auditoria cibernética nas organizações

O Brasil é considerado o quarto país que mais gera ataques no mundo todo. É verdade que hoje já existem ferramentas bem avançadas e a legislação também evoluiu bastante, de modo que ataques cibernéticos já podem ser apurados em nível criminal. Apesar disso, a grande dificuldade das organizações é garantir a segurança desse tipo de desenvolvimento.

Dentro das organizações, um auditor em segurança de TI ou em cibersegurança, fará um trabalho investigativo para prevenir falhas no tratamento e na proteção das informações, avaliando se o sistema de dados está em conformidade com os critérios que foram determinados.

Assim, uma auditoria completa analisará:

  • a infraestrutura de rede;
  • as instalações de software;
  • os ambientes;
  • os sistemas;
  • os processos de gestão de dados;
  • as práticas dos usuários.

Durante todo esse processo de auditoria, o profissional poderá apresentar uma série de soluções de segurança para:

  • garantir a inviolabilidade do acesso ao sistema;
  • proteger de ataques a e-mails;
  • fazer backup de dados;
  • atualizar versões de software;
  • fazer treinamentos sobre as melhores práticas de segurança e conscientizar colaboradores da empresa;
  • dar suporte à gestão de riscos de fornecedores e parceiros;
  • definir diretrizes no gerenciamento de dados.

Mas será que vale a pena investir nessa área? Vamos falar disso a seguir! Confira!

A ascensão do mercado de auditoria cibernética

O Brasil ainda tem sido um alvo importante em nível mundial. Somos considerados o terceiro país que mais sofre ataques cibernéticos, ficando atrás somente dos EUA e da China. Isso se dá também porque somos um dos países com maior volume de sistemas e um dos mais conectados à rede mundial, o que nos leva a sofrer mais crimes.

Assim, os debates sobre segurança cibernética seguem bem firmes no Brasil e no mundo. Com a assinatura do decreto que aprova a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber), o governo pretende implementar uma série de medidas para definir padrões de governança e recomendar soluções nacionais de criptografia, além de determinar requisitos mínimos de segurança cibernética em contratações feitas por órgãos públicos. Dessa forma, todas as empresas que lidam direta ou indiretamente precisarão seguir normas bem específicas no que se refere ao tratamento de dados.

O decreto ainda é incipiente, mas é um reflexo de diversas discussões que já eram vistas desde a criação do decreto n.º 6.703, que aprovou a Estratégia Nacional de Defesa (END), em 2008. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também está chegando para garantir a privacidade dos dados das pessoas.

Nesse cenário promissor, ainda existe uma escassez gigantesca de mão de obra na área. Segundo um estudo realizado pela Brasscom, até 2024, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação demandará cerca de 420 mil novos profissionais. Então, o mercado está aquecido!

As possibilidades de atuação na auditoria cibernética

Uma das principais formações da profissão que atua em auditoria cibernética é a pós em Perícia Cibernética. O especialista poderá atuar em diversos segmentos de organizações privadas, públicas ou jurídicas, tais como:

  • perícia forense;
  • segurança cibernética;
  • governança e gestão de riscos em sistemas de informação;
  • computação forense;
  • projetos de defesa cibernética.

O curso de Perícia Cibernética é mais prático e tem por objetivo formar um perito, dentro das polícias civil, militar e federal ou nas organizações, como auditor ou um técnico que atuará dentro da segurança cibernética. 

A importância da capacitação contínua em segurança cibernética

A pós-graduação garante muitas vantagens para o profissional. Especialmente na área de segurança cibernética, na qual a formação continuada é muito importante. Os riscos às organizações crescem a cada dia e as ameaças se aperfeiçoam, de modo que o especialista precisa se manter atualizado com novas tecnologias, técnicas e aplicações para promover uma gestão da tecnologia da informação segura e eficiente.

Muito dificilmente um profissional conseguiria conhecer todas as tecnologias disponíveis e falhas de segurança possíveis. Então, é necessário estar familiarizado com as soluções mais adotadas dentro do seu ecossistema de trabalho ou do segmento da empresa em que atua, dominando os princípios que estão relacionados.

A tendência é que a auditoria cibernética seja um movimento cada vez mais forte nas organizações públicas e privadas. As crescentes violações de segurança e o avanço na legislação tem provado isso. Dessa forma, profissionais que se especializam na área têm mais chances de se destacar no mercado de trabalho não só agora, mas também nos próximos anos.

Ficou interessado nessa carreira? Entre em contato com o CETEC e saiba mais sobre o nosso curso de pós-graduação!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD