Connect with us

Dicas de Estudo

Cronograma de estudos EAD: como montar um?

cronograma de estudos ead

A Educação a Distância (EAD) é uma das principais tendências educacionais dos últimos anos. Mesmo antes da pandemia, ela já destacava como uma ótima forma de aprender. Depois, então, nem se fala! A sua importância, hoje, é inegável. 

Além de fornecer uma educação de qualidade — que não perde em nada para o método tradicional e presencial —, a EAD ajuda muito no planejamento da rotina, trazendo mais flexibilidade para o dia a dia e permitindo que você desenvolva outras competências ao longo da graduação.

Mas é claro que isso não significa que exista moleza nos estudos! Então, a seguir, trazemos algumas dicas para que você possa criar um bom cronograma de estudos EAD e obter notas incríveis na faculdade. Vamos lá!

Compreenda a sua rotina

O primeiro passo para a criação de um bom cronograma é, sem dúvidas, a compreensão da própria rotina. É fundamental que você entenda como o seu tempo é gasto e, a partir daí, descubra quais são os melhores momentos para estudar.

Fazer isso é muito simples. Basta anotar as suas obrigações fixas nos dias da semana. Depois, preencha as lacunas com períodos de estudo, mas sempre deixando alguns momentos de folga para imprevistos e para o seu lazer. Assim, você evita problemas como o acúmulo de matérias ou a ansiedade por não conseguir cumprir metas irreais.

Separe um momento para estudar

Para que você saiba exatamente como não procrastinar nos estudos, uma dica é: separe um momento certo para estudar. Lembra daquela análise da sua rotina semanal? Ela vai servir nesse momento.

A dica é verificar qual é o melhor momento para repassar os seus conteúdos, fazer exercícios, escrever resumos ou simplesmente dar aquela estudada mais aprofundada da disciplina vista no dia anterior. Esse tipo de estratégia é essencial para fixar a matéria e realmente aprendê-la!

Defina metas

Ter metas é outro ponto essencial para o seu sucesso. É importante focar o prêmio e, para isso, você deve definir objetivos a alcançar durante sua jornada na faculdade.

Por exemplo: organize as suas metas de estágio e defina quantas matérias deseja pegar por semestre, entre outros detalhes, sempre levando em consideração a sua rotina e as adaptações que podem ser feitas nela. Assim, você vai longe!

Avalie o seu desempenho

Para que as suas metas sejam alcançadas, é importante que você também avalie o seu desempenho. A melhor maneira de fazer isso é por meio da resolução de atividades e a observação dos seus erros e acertos.

Outro ponto importante é sobre as suas notas. Com o resultado das avaliações, você consegue verificar se está indo bem ou mal em uma matéria. Mas saiba que também não há necessidade de esperar essas notas para descobrir que precisa se dedicar mais a um determinado conteúdo. Pratique o autoconhecimento e mande ver!

Mantenha o espaço organizado

Para ter um bom desempenho nos seus estudos e evitar a procrastinação, também é recomendado que o seu espaço seja adequadamente organizado. Afinal, o nosso ambiente diz muito sobre o foco que conseguimos manter em uma atividade.

Ou seja, nada de estudar em qualquer lugar! Tenha um cantinho reservado para isso, com tudo o que você precisa para aprender de maneira confortável e eficiente. Além disso, é claro, vale a pena manter as distrações longe desse espaço.

Faça pausas

As pausas também são muito importantes para que o cérebro possa dar aquela recarregada entre um conteúdo e outro. Estudar de forma seguida por muitas horas nem sempre funciona. Inclusive, isso acaba fazendo com que a mente comece a divagar, mesmo contra a sua vontade.

Então, de vez em quando, faça pequenas paradas para olhar o celular, brincar com o seu bichinho de estimação ou tomar um lanche. Uma forma de trabalhar esse hábito é com o método Pomodoro, que propõe pausas programadas para “reiniciar” o cérebro e mantê-lo focado no aprendizado.

Tenha uma boa disciplina

A disciplina é um dos pilares para o sucesso na vida, independentemente da área. Sendo assim, naturalmente, ela também é essencial para os estudos, contribuindo para a sua carreira e o ingresso bem-sucedido no mercado de trabalho.

Então, trabalhe a sua disciplina em todas as áreas da sua vida. No começo, pode ser um pouco difícil manter uma rotina mais regrada, mas você vai ver que isso se torna um hábito com o passar do tempo. A chave é manter o foco!

Cuide da sua saúde

Na hora de fazer o seu cronograma de estudos EAD, também é muito importante pensar no seu bem-estar e na sua saúde. Por exemplo: uma pessoa muito cansada ou sem a oferta necessária de nutrientes no organismo não conseguirá aprender de forma realmente eficiente, sendo prejudicada durante a graduação.

Por isso, capriche em questões como a alimentação, a higiene do sono e a prática de atividades físicas frequentes. Bons hábitos de estilo de vida farão toda a diferença em seu desempenho nos estudos e, por isso, devem ser uma prioridade em sua rotina.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância da tecnologia para um cronograma de estudos EAD. Afinal, estamos lidando diretamente com o aprendizado a distância, que utiliza recursos tecnológicos como mediadores para a aquisição de conhecimento nessa metodologia.

Portanto, não tenha medo! Por mais que o abuso de certas formas de tecnologia — como as redes sociais — possa prejudicar o seu desempenho em algumas situações, há recursos que otimizam (e muito!) o ganho de conhecimento. O importante é saber dosar e ter um equilíbrio na hora de utilizar esses recursos, que podem levar você bem longe.

Gostou de conferir as nossas dicas sobre o cronograma de estudos EAD? Como podemos ver, é preciso levar essa modalidade de ensino tão a sério quanto o método presencial. Agora, é hora de partir para a prática e otimizar os seus resultados ao longo da graduação!

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber mais sobre os cursos EAD da Unyleya, entre em contato com a gente ! Estamos à disposição para ajudar no que for necessário.

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.