Connect with us

Carreiras na Pós

Bioquímica clínica: veja se essa é a especialização certa para você

bioquímica clínica
Tempo de Leitura: 4 minutos

Em algum momento da vida, todo mundo já precisou fazer exames laboratoriais, de rotina ou até mesmo a pedido de médicos. Esses exames têm o objetivo de verificar se está tudo certo com o nosso organismo e prevenir doenças, como diabetes ou colesterol.

Por isso, um profissional que seja capacitado e especializado nisso é extremamente necessário para atender a essa demanda da sociedade.

A área da saúde é uma das mais promissoras, já que os serviços desses profissionais são essenciais à sociedade. Além do mais, profissionais da saúde são bastante requisitados no mercado. Portanto, é um ramo que dificilmente vai faltar emprego para os especialistas recém-formados.

Por isso, fazer uma pós em saúde pode ser um excelente investimento para a sua vida, visto que certamente vai garantir uma progressão em sua carreira e desenvolver alguns conhecimentos importantes para melhor atender a sociedade.

Neste post, você vai entender como funciona a especialização em bioquímica clínica, como é o cotidiano do profissional formado e por que essa é uma excelente área para investir.

Além disso, vamos te contar também para quem ela é mais indicada e como a Unyleya pode te ajudar nessa jornada rumo ao sucesso profissional. Continue a leitura e confira!

O que é a especialização em bioquímica clínica?

A bioquímica é o estudo dos processos metabólicos que ocorrem em organismos vivos. Na bioquímica clínica, esses conhecimentos são aplicados para investigar anormalidades em tecidos orgânicos e alterações metabólicas por meio de exames laboratoriais.

Muitas vezes, esses exames conseguem apontar indícios do início de uma doença. Com o diagnóstico precoce, é possível iniciar o tratamento e impedir que ela se desenvolva no organismo, aumentando substancialmente as chances de cura.

Os laboratórios de Bioquímica Clínica são aptos a realizar uma série de exames metabólicos, tais como:

  • exames de urina;
  • teste de gravidez;
  • bacterioscopia;
  • dosagens bioquímicas;
  • exame de fezes;
  • exames de glicose e colesterol;
  • exames de sangue;
  • toxicologia;
  • exames de DNA.

Em suma, esse trabalho tem como objetivo compreender de forma ampla os processos fisiológicos do nosso corpo, a fim de auxiliar na prevenção, no diagnóstico, na monitorização e no tratamento de determinadas doenças.

Quais são os conhecimentos abordados no curso?

Fazer uma especialização em bioquímica clínica vai te ajudar a identificar distúrbios em exames laboratoriais, além de possibilitar aos médicos um diagnóstico precoce.

O curso de especialização em Bioquímica Clínica tem uma carga teórica bem pesada de disciplinas exatas, biológicas, químicas e tecnológicas. Veja a seguir algumas das principais disciplinas abordados nessa pós-graduação:

  • controle de qualidade em laboratórios e exames de hiper e hipoglicemia;
  • desenvolvimento profissional;
  • exames para avaliação de disfunções renais;
  • natureza química dos hormônios;
  • exames bioquímicos para avaliação de dislipidemias;
  • avaliação de doenças hepáticas;
  • distúrbios do metabolismo ósseo;
  • avaliação de biomarcadores da desnutrição;
  • exames bioquímicos para avaliação dos distúrbios gastrointestinais e pancreáticos;
  • exames laboratoriais para verificar doenças cardíacas;
  • avaliações hormonais.

Para quem é indicada?

A especialização em Bioquímica Clínica destina-se a profissionais graduados em diversas áreas, tais como Biomedicina, Medicina Veterinária, Farmácia, Biologia ou Química, e que queiram aprofundar seus conhecimentos em patologias, bioquímica e exames laboratoriais.

A Bioquímica é uma área bem ampla, podendo o profissional formado trabalhar na agroindústria, na produção de alimentos ou seguir carreira acadêmica, tornando-se um docente ou pesquisador. Esse especialista pode trabalhar ainda em laboratórios de análises clínicas, hospitais e até mesmo em farmácias de manipulação.

O perfil desse especialista é focado, detalhista, estudioso e muito dedicado no que faz. Além disso, características como gostar de resolver problemas e ser persistente são diferenciais importantes para se destacar no mercado de trabalho.

Para saber se essa especialização combina com você, é importante pesquisar bastante sobre os conteúdos estudados, quais as habilidades necessárias para atuar nesse ramo e, de preferência, acompanhar a atuação desse profissional no dia a dia.

Uma boa dica para começar a atuar nessa área é fazer um curso de Biomedicina EAD, pois essa graduação é bastante voltada para a análise de amostras biológicas e processos metabólicos.

Quais as modalidades?

Com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, o modo de ensinar mudou. É possível ter aulas a distância ou assistir a aulas gravadas diretamente pelo seu dispositivo.

A especialização em Bioquímica Clínica é oferecida de diversas formas, podendo ser presencial, híbrida, virtual ao vivo, ou 100% EAD.

Essa escolha é bastante individual, pois depende da forma de aprendizagem de cada um. Além disso, é preciso avaliar também o custo-benefício e a disponibilidade de tempo que você tem para fazer uma especialização.

Vale ressaltar que fazer um curso a distância não compromete em nada o aprendizado, visto que há professores dispostos a direcionar e tirar todas as dúvidas que o estudante possa vir a ter durante a sua formação.

A duração da pós-graduação a distância em Bioquímica Clínica tem a duração média de 10 meses, com uma carga horária de 360h, podendo ser mais ou menos, dependendo da instituição de ensino e do nível de aprofundamento no assunto que a pós-graduação oferece.

Por que fazer na Faculdade Unyleya?

A Unyleya é uma faculdade credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) que se propõe a levar um ensino de qualidade, e com um preço acessível, a todos os cantos do Brasil. Por isso, fazer uma especialização na Unyleya é um excelente investimento para o seu futuro.

Vale ressaltar que, pensando no bem estar dos alunos, a Unyleya oferece cursos de pós-graduação 100% digitais para que o acadêmico possa estudar quando e como quiser, além de dispor da atenção individual de professores de verdade para tirar todas as suas dúvidas.

Em virtude do trabalho do especialista em Bioquímica Clínica ser um dos mais importantes para o diagnóstico e a prevenção de doenças, o mercado de trabalho é bastante favorável para esse profissional. Além do mais, fazer uma pós-graduação nessa área pode ser uma ótima alternativa, por conta do crescimento pessoal e profissional que ela consegue proporcionar.

E aí? Se interessou por essa especialização? Então não perca tempo e conheça a nossa pós-graduação em Bioquímica Clínica para ampliar ainda mais os seus conhecimentos!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.