Connect with us

Carreiras na Pós

6 tópicos essenciais para conhecer a enfermagem estética!

Enfermagem Estética: confira as oportunidades de atuação, a grade curricular e a duração dessa pós promissora!

enfermagem estética

O curso de pós-graduação em Enfermagem Estética  é voltado para profissionais da Saúde ou Ciências Biológicas. Ele é destinado àqueles interessados em melhorar o currículo ou mudar de profissão. O objetivo é habilitar enfermeiras e enfermeiros como esteticistas para atuar com tratamentos faciais, corporais e outros procedimentos não cirúrgicos.

Com essa especialização, você pode trabalhar como enfermeiro esteta em clínicas de beleza, SPAs ou abrir seu próprio consultório. Nesse consultório, você poderá realizar tratamentos estéticos como preenchimentos, peelings, micropigmentação e despigmentação. Nem precisamos falar que esse é um mercado bastante promissor, não é?

Afinal, o setor não para de crescer: de acordo com os censos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a busca por procedimentos estéticos não invasivos aumentou 187% nos últimos anos. Isso porque, em 2014, eles correspondiam a apenas 17,4% do mercado da Estética e, em 2018, esse número já batia os 49,9%.

Para você entender melhor as oportunidades dessa área, preparamos este texto. Continue a leitura e veja 6 informações importantes sobre o curso e a profissão em Enfermagem Estética!

1. Atuação do enfermeiro esteta

Em live no nosso canal no YouTube, a Juliana Tironi, coordenadora do curso de Enfermagem Estética e Biomédica Esteta, explica que o grande diferencial dessa pós-graduação em relação a outras na área de Enfermagem é que “você vai começar a tratar o paciente saudável”.

A Estética é um ramo da Enfermagem. Ele não trata de doenças, mas sim de procedimentos estéticos não invasivos. Seu objetivo é melhorar o bem-estar dos pacientes.

De acordo com a Resolução Cofen 626/2020, que regulamenta essa especialidade, os profissionais especializados em Enfermagem Estética estão habilitados a realizar os seguintes procedimentos:

  • Carboxiterapia — injeção controlada de dióxido de carbono (CO2) sob a pele para melhorar a circulação, estimular o colágeno e tratar celulite, estrias e gordura localizada;
  • Cosmecêuticos — tratamentos com Produtos que possuem ingredientes ativos com propriedades medicinais, com alegações de benefícios para a saúde da pele;
  • Dermopigmentação e micropigmentação — técnicas que utilizam pigmentos para aplicar desenhos permanentes na pele, como na reconstrução de aréolas mamárias;
  • Drenagem linfática — massagem suave que estimula o sistema linfático, melhorando a circulação e a retenção de líquidos.
  • Eletroterapia/Eletrotermofototerapia — uso de correntes elétricas, calor e luz para estimular músculos, promover a cicatrização, aliviar dor e melhorar a saúde da pele;
  • Terapia combinada de ultrassom e microcorrentes — aplicação simultânea de ultrassom e microcorrentes para estimular a produção de colágeno e tratar rugas;
  • Ultrassom cavitacional — utilização de ondas ultrassônicas para quebrar células de gordura para a remodelagem corporal;
  • Vacuoterapia — utilização de pressão negativa para promover a circulação sanguínea e reduzir celulite.

2. Matérias do curso

A grade curricular de Enfermagem Estética inclui:

  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde;
  • Laserterapia: Led, Luz Intensa Pulsada, Diodo, Q-Switch, Érbium, Co₂ Fracionado, Nd-Yag, Nd-Yap, Alexandrit;
  • Peelings Químicos, Físicos e Enzimáticos e Cosmetologia;
  • Carboxiterapia;
  • Fitoterapia Aplicada à Estética;
  • Eletroterapia Facial e Corporal;
  • Condutas, Técnicas e Normas na Enfermagem Estética;
  • Micropigmentação Básica, Paramédica e Despigmentação;
  • Escleroterapia*;
  • Intradermoterapia*;
  • Mesoterapia*;
  • Aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico*;
  • Procedimentos em microvasos PEIM*.

A coordenadora Juliana Tironi nos conta que a grade curricular da Unyleya vai um pouco além da habilitação na área, incluindo também matérias de procedimentos injetáveis (marcadas com asterisco).

Apesar de, atualmente, o enfermeiro esteta não poder atuar com esses procedimentos devido a um veto na regulamentação, há uma grande probabilidade de que esse impedimento logo caia. Desse modo, ao fazer o curso na Unyleya, o profissional já sai um passo à frente da concorrência, com uma grade superatualizada.

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


3. Formato das aulas

A pós é 100% online, com interações assíncronas e avaliações por meio do Portal do Aluno. Vale destacar que os tutores e professores fazem a gestão individualizada, acompanhando cada aluno de perto.

Um ponto de atenção é que, para ter a habilitação na área de Estética, você precisa não apenas da pós-graduação, mas também da comprovação de 100 horas práticas na área, que podem ser realizadas concomitantemente ou após o curso. 

A coordenadora Juliana Tironi explica que “Você vai juntar o seu certificado da pós com essas horas e vai até o seu conselho regional, onde então você vai se habilitar”. Depois, já é possível trabalhar em clínicas ou abrir o seu próprio espaço.

A ex-aluna da Unyleya, Regina Terra conta que hoje está no próprio consultório e está “muito realizada pelo sonho que foi alcançado”. Que tal buscar essa realização também?

4. Duração do curso

O curso tem 480 horas de duração que, idealmente, são cumpridas em 9 meses. Na pós, o trabalho de conclusão de curso (TCC) não é obrigatório. Porém, para os alunos que desejam fazer, ele é liberado na grade como matéria optativa, totalizando 540 horas de curso.

5. Certificação do curso

A pós-graduação em Enfermagem Estética, somada às horas práticas previstas pelo Ministério da Educação (MEC), proporciona o certificado de especialista na área. Para entrar no mercado, porém, também vale a pena investir na construção de uma marca pessoal.

A coordenadora Juliana Tironi destaca que o conhecimento e as habilidades não são diferenciais, mas sim deveres de um profissional. Por isso, segundo ela, o que nos diferencia no mercado é a nossa atitude.

Ela argumenta: “É a atitude de fazer uma pós-graduação, de ir atrás do que você almeja, de fazer conexões, o networking, o relacionamento, a divulgação e o seu marketing que vão diferenciar você dos demais”. Interessante, não é?

6. Público-alvo da Enfermagem Estética

Para fazer essa pós, é preciso ter um diploma de nível superior em alguma destas áreas:

  • Enfermagem;
  • Biomedicina;
  • Medicina;
  • Farmácia;
  • Odontologia;
  • Biologia.

A professora Taís Amadio Menegat, especialista em Estética e titular no curso da Unyleya, enfatiza o crescimento da área e conclui que “o futuro depende de muitas coisas, mas o seu futuro depende de você, principalmente de você”.

Diante desta leitura, você conheceu um pouco sobre a pós-graduação em Enfermagem Estética. Como você viu, trata-se de uma especialização profissional muito recente, promissora e versátil. Com uma pós de excelência como a da Unyleya, além de iniciativas para o estabelecimento da sua nova carreira, ótimas oportunidades certamente não faltarão.

Então, inscreva-se no curso de Enfermagem Estética e destaque-se no mercado!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD