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Feedback sanduíche: o que é e como funciona esse modelo?
Dar feedbacks é algo fundamental em nosso dia a dia. Eles são importantes para tudo: em nosso lar, em nossas relações interpessoais, em nossa vida acadêmica e, claro, também em nossas carreiras. E há várias formas de oferecer críticas e elogios!
Uma delas é por meio do feedback sanduíche, tema do nosso bate-papo de hoje. Essa é uma técnica utilizada, por exemplo, por muitos gestores de Recursos Humanos. Mas será que ela é uma boa estratégia?
Ao longo do conteúdo, vamos saber não só o que é o feedback sanduíche, mas também descobrir os seus pontos fortes e fracos, além de entender mais sobre outras estratégias que podem ser aplicadas. Vamos lá? Boa leitura!
O que é feedback sanduíche?
Essa é uma forma de feedback que consiste em ocultar uma mensagem em meio a dois elogios. O objetivo da estratégia é não desestimular o indivíduo que recebe a crítica, fazendo com que ele esteja ciente de que tem pontos muito positivos, que são valorizados pelo interlocutor da mensagem.
O feedback sanduíche é uma técnica muito famosa e bem difundida, que é utilizada por várias empresas ao redor do mundo. E você vai descobrir se ela é ou não a maneira mais eficiente de comunicar a sua visão a outras pessoas!
Qual é a estrutura do feedback sanduíche?
O que vem à sua mente quando se pensa em um sanduíche? Excluindo os lanches, é claro! É provável que você tenha pensado na estrutura, composta por um pão, o recheio e outra fatia de pão em seguida. E é mais ou menos assim que esse tipo de feedback funciona!
O feedback sanduíche é constituído de três camadas. A primeira “fatia de pão” é um elogio, assim como a segunda. E o recheio?
Ele compõe o feedback propriamente dito, normalmente uma crítica construtiva que incentiva o indivíduo a melhorar um determinado serviço ou atitude. Sendo assim, é como se houvesse uma mensagem “escondida” em meio aos elogios.
Como funciona?
A construção do feedback acompanha a realização de um bom sanduíche. Primeiro vem a base, ou seja, a primeira fatia de pão. Ela é representada por um elogio que servirá como pavimentação para a crítica.
Esse elogio tem o objetivo de preparar o indivíduo, fazendo com que ele fique mais receptivo à crítica. O indicado é que ele tenha a ver com o contexto geral. Por exemplo: se o colaborador está pecando na hora de atender o cliente, não adianta muito falar que ele é ótimo em organizar documentos.
O segundo passo é a colocação do recheio. Ele representa a crítica que será utilizada. É como se fosse um “você é uma pessoa muito boa nisso, mas pode melhorar em tal coisa”. Conseguiu entender?
Depois, vem a última fatia do pão. A ideia é trazer mais um elogio, complementando a frase. Em nosso exemplo, ficaria assim: “você é uma pessoa muito boa nisso, mas pode melhorar em tal coisa e, assim, ficar ainda melhor quando realiza tal serviço”.
Ou então: “você tem ótimas capacidades de comunicação com os jovens, mas acaba pecando um pouco na hora de atender os clientes mais velhos. É preciso melhorar esse aspecto para que o seu atendimento fique tão bom quanto o oferecido aos outros clientes!”
Como aplicar?
A aplicação do feedback sanduíche, como o nome indica, é feita com base na construção de uma crítica precedida e seguida por elogios.
A melhor forma de aplicá-lo é em uma conversa privada com o indivíduo, evitando a abordagem em meio aos colegas ou qualquer outra pessoa. Assim, é possível fazer com que a conversa seja mais agradável e confortável para todos os envolvidos.
Quais as vantagens e desvantagens do feedback sanduíche?
Como tudo na vida, o feedback sanduíche tem suas prós e contras. O principal benefício dessa estratégia é, sem dúvidas, a questão da receptividade do indivíduo à crítica recebida. Com o “amaciamento” inicial, ele se torna mais receptivo para entender o que será dito em seguida.
No entanto, há duas desvantagens bem importantes. A primeira diz respeito ao funcionamento do nosso cérebro, que normalmente se lembra melhor do que foi escutado por último. Ou seja, o elogio! Assim, a técnica perde um pouco de eficiência.
Outro detalhe é a ideia de que sempre que for elogiado, o indivíduo será criticado em seguida. Assim, ele pode passar a achar que os elogios feitos não são verdadeiros, desenvolvendo uma certa insegurança e até mesmo uma falta de confiança em seu gestor. Sendo assim, essa não é uma das melhores maneiras de dar feedback.
Quais outros modelos de feedback são mais efetivos?
Para finalizar, confira alguns modelos de feedbacks que são mais eficientes e podem trazer ótimos resultados em sua rotina, inclusive aumentando os índices de felicidade no trabalho!
Situação, Comportamento e Impacto (SCI)
Nesse caso, a estruturação do feedback é baseada primeiramente na análise da situação que se apresenta. Como o indivíduo se comportou nesse contexto? Quais são as atitudes que foram tomadas e como elas podem melhorar?
A partir daí, é desenvolvido um raciocínio que identifica o impacto daquele comportamento no resultado obtido. Será que poderia ser melhorado? Então, o feedback nasce do debate sobre as atitudes e como elas podem ser implementadas para que o desempenho esteja alinhado às expectativas.
360 Graus
A segunda estratégia de feedback, mais eficiente que o feedback sanduíche, é conhecida como 360 graus. Aqui, há um giro completo, ou seja, uma revolução em uma determinada situação. O foco aqui é trazer uma mudança de comportamento generalizada, e não focada em um indivíduo.
Um dos pilares desse tipo de estratégia está no feedback total, ou seja, que vem de todos os lados. Toda a equipe — desde os líderes até os colaboradores que se encontram em outras posições hierárquicas — participam da tomada de decisões e oferecem feedbacks uns para os outros.
No entanto, nem sempre você precisa se apegar às técnicas de feedback. Experimente apenas oferecer críticas construtivas aos seus colaboradores ou colegas, elencando os pontos fortes de cada um deles e oferecendo dicas de como trabalhar o que ainda não está alinhado com a proposta do contexto.
Gostou de saber mais sobre o feedback sanduíche? Conhecer técnicas como essa é algo importante para que você aprenda dicas sobre o que fazer e evitar durante ao dar feedbacks. E agora, você sabe como bolar a sua própria estratégia ou seguir uma que realmente funciona!
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