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Muito além dos Salários: Desvendando o Segredo do Sucesso Corporativo de uma Marca Empregadora através da Proposta de Valor ao Colaborador

No cenário competitivo corporativo de hoje, onde atrair e reter talentos induzidos é uma batalha contínua, as empresas estão percebendo cada vez mais a importância de estabelecer uma marca empregadora sólida e autônoma. Uma peça central nesse processo é a Proposta de Valor ao Colaborador (EVP), uma estratégia poderosa que vai além dos aspectos financeiros e se concentra em oferecer uma experiência de trabalho única e significativa para os colaboradores.

Para começar é fundamental compreender o conceito da Marca Empregadora.

1.   O que é uma marca empregadora?

Antigamente as empresas tinham um foco apenas no cliente externo, portanto, investiam muito na sua marca comercial para vender seus produtos e serviços, e se esqueciam do seu cliente interno, ou seja, dos seus colaboradores que atual como um elo entre a empresa e seus clientes. Desta forma, hoje em dia as empresas precisam fortalecer as estratégias que reforçam a percepção positiva sobre si mesma.

Esse trabalho é iniciado dentro da companhia através da sua cultura organizacional, engajando os colaboradores e criando promotores do negócio.

Marca empregadora é um conjunto de técnicas e ferramentas para construir e manter a imagem positiva da empresa para seus colaboradores e candidatos que podem ser seus futuros colaboradores.

1.1 Como a marca empregadora influencia a percepção da empresa pelos talentos

Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas estão adotando o employer branding como forma de manter os melhores colaboradores, crescer e se tornar destaque entre os concorrentes.

Ao fazer uma boa gestão da marca empregadora, a empresa faz com que seus os colaboradores enxerguem seu local de trabalho como uma ótima opção para sua carreira, afinal vão associar esse local como a oportunidade ideal para o desenvolvimento de seu potencial produtivo e valorização profissional.

Então a empresa terá candidatos talentosos disputando as vagas disponíveis e ao mesmo tempo os atuais funcionários vão se empenhar ao máximo para permanecerem no time.

2.   Definindo o EVP: Proposta de Valor ao Colaborador

EVP é a sigla que denomina o termo Employee Value Proposition (em tradução literal, seria algo como “proposta de valor ao empregado”).

Em essência, a EVP representa o conjunto único de benefícios, recompensas e experiências que uma empresa proporciona aos seus colaboradores na troca de suas habilidades, esforços e dedicação. Ela é uma promessa feita pela organização, refletindo o ambiente de trabalho, a cultura empresarial e as oportunidades de crescimento oferecidas aos funcionários.

Ao apresentar uma EVP atraente, as empresas buscam destacar-se no mercado de trabalho, atrair talentos de qualidade e manter uma equipe engajada e produtiva.

Vale ressaltar que o EVP não se resume à oferta de uma boa remuneração e benefícios vantajosos, como um bom vale-refeição, o EVP vai além dos benefícios tradicionais, competições competitivas e programas de desenvolvimento.

Ele aborda os valores e as experiências que uma empresa oferece aos seus colaboradores, criando uma conexão autônoma e significativa. Portanto é preciso ir além e mostrar o valor da empresa logo no momento do recrutamento e seleção de candidatos.

3.   A conexão entre EVP e atração de talentos de qualidade

A base da conexão entre EVP e atração de talentos de qualidade reside no fato de que profissionais talentosos buscam mais do que apenas um emprego.

Hoje em dia os motivos que são mais decisivos para a permanência do colaborador não envolvem ganhos materiais, e sim vantagens para a vida da pessoa, como qualidade de vida e alinhamento de valores. Ou seja, os profissionais buscam um ambiente que respeite suas habilidades e esteja atento a seus valores pessoais, mas sem esquecer de proporcionar oportunidades de crescimento.

Uma organização com uma EVP sólida consegue transmitir esses elementos-chave de forma clara e atrativa.

4.   Benefícios gerados pelo EVP

I.    Atração de candidatos mais qualificados – Com o apoio do EVP, será possível ter candidatos mais alinhados com o que a empresa busca, já que este é um grande diferencial para muitos profissionais.

II.  Auxilia na retenção de talentos – Não adianta atrair bons talentos e não conseguir retê-los depois. O EVP irá ajudar a reduzir o índice de turnover (rotatividade de funcionários) e aumentar o nível de satisfação e de engajamento dos colaboradores atuais.

III. Melhora o fit cultural – Fit cultural é o alinhamento que um colaborador tem com a empresa e a sua cultura organizacional. A execução do EVP, ajuda a alinhar os interesses e objetivos dos colaboradores com a cultura da empresa e permite contratar novos talentos que também estejam nesse mesmo patamar.

IV. Cria uma marca mais engajada e forte no mercado – Os próprios colaboradores farão a divulgação da sua marca empregadora.

V.  Amplia os resultados positivos para a empresa – Interessados em se manter na empresa os trabalhadores vão se dedicar mais nas suas tarefas melhorando a produtividade.

Em resumo, a Proposta de Valor ao Colaborador (EVP) é uma estratégia valiosa para as empresas que desejam se destacar na atração de talentos de qualidade. Ao oferecer uma proposta estimulante e atraente, que reflete a cultura, os valores e as oportunidades de crescimento na empresa, as organizações podem atrair profissionais altamente motivados e engajados, criando uma equipe que impulsiona o sucesso e o corporativo.

Portanto, investir na construção de um EVP eficaz é um passo fundamental para se destacar no mercado de trabalho e garantir o futuro promissor da empresa em um mundo de negócios em constante evolução.

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Texto de autoria da professora Aline Barbara de Oliveira: Especialista em Marketing e Desenvolvimento de Pessoas, Bacharel em Comunicação Social, Graduada em Administração e com Licenciatura em Letras e Pedagogia. Sua experiência profissional inclui docência no ensino superior desde 2012, foi servidora pública concursada no InCor e trabalhou em várias empresas nas áreas de Comunicação, Marketing e Treinamento e Desenvolvimento. Desde 2021 é LinkedIn Creator, convidada pela plataforma. É autora do livro Desvende o LinkedIn e coautora dos livros Etarismo e Diversidade no Mercado de Trabalho e Construindo Conexões Poderosas.

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