Connect with us

Carreiras na Pós

O que faz um Designer de Joias? Entenda sobre essa profissão

O que faz um Designer de Joias? Entenda sobre essa profissão

A área de Design é uma das mais amplas do mercado. Ela possibilita que pessoas ingressem em segmentos diversos, trabalhando para a elaboração de artes, produtos, peças de vestuário e muito mais. É aí que entra o designer de joias, tema do nosso bate-papo de hoje.

O designer de joias é o profissional encarregado pelo desenvolvimento de peças bonitas, harmônicas, que sigam as tendências e também sejam funcionais, trazendo conforto e segurança para quem as usa.

E então, que tal saber mais sobre essa carreira? Continue a leitura e saiba o que faz um designer de joias, além de descobrir quais são os caminhos para seguir esse caminho profissional.

O que é um designer de joias?

O design é algo presente em nossas vidas. Tudo o que olhamos foi pensado e idealizado a partir do olhar de um designer, que deu vida às suas ideias e as colocou em prática no desenvolvimento de produtos e itens variados.

O designer de joias, então, é o profissional encarregado do desenvolvimento de… joias! Colares, pingentes, anéis, brincos… a lista é longa. Ele idealiza o modelo perfeito, assim como um estilista desenha roupas.

O que faz um designer de joias?

Esse é um profissional que utiliza todo o seu conhecimento para criar peças bonitas e confortáveis para o uso, utilizando também conceitos de segurança e anatomia para a fabricação das suas joias.

Sendo assim, ele é um responsável direto pela criação de tendências e pode contribuir para o âmbito da moda de maneira direta. Por isso, é um profissional extremamente versátil.

Onde ele pode trabalhar?

O designer de joias pode atuar de maneira autônoma e artesanal, elaborando suas próprias produções e comercializando-as, ou prestando serviços para empresas, ateliês, estúdios e marcas no desenvolvimento de modelos que poderão fazer parte das coleções futuras.

Como se tornar um designer de joias?

Para se tornar um designer de joias, você precisa investir em um curso no segmento. Assim, você não só obtém a qualificação necessária para atuar na área, mas também desenvolve projetos que podem ser utilizados em seu portfólio e faz amigos que podem ajudar em sua carreira!

Mas que tal a gente falar mais sobre isso? Confira algumas informações a seguir.

Qual é o curso para se tornar um designer de joias?

A melhor forma de você ingressar nessa carreira é por meio da realização de um curso de pós-graduação. Ele vai colaborar com a sua preparação de forma plena, sendo indicado para qualquer pessoa que já tenha um diploma de graduação.

Algumas das áreas que podem se beneficiar com este curso são o marketing, o design, o desenho industrial, a moda e vários outros. Em resumo, todo mundo que faz parte dos segmentos de Audiovisual e Comunicação.

Como o curso funciona?

Agora, vamos entender como esse curso funciona! O primeiro ponto que você deve compreender é que ele pode ser feito de maneira 100% a distância. Assim, você tem muito mais tempo para se dedicar a outras atividades, como o trabalho, e ainda pode economizar uma graninha durante a especialização.

Nesse caso, a plataforma está disponível 24 horas, para que você possa estudar quando e onde quiser. 

A quantidade de horas, assim como a duração do curso, pode variar. Na Unyleya, por exemplo, a pós-graduação conta com 360 horas totais e duração de 8 meses. 

Quais são as matérias estudadas?

Confira, agora, algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de Design de Joias:

  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Semiótica;
  • Gemologia;
  • Materiais e Processos;
  • Estética e História da Joalheria;
  • Branding e Marketing;
  • Fundamentos da Linguagem Visual e Teoria da Cor.

Quais são as vantagens de fazer esse curso?

Já falamos um pouquinho sobre elas, mas que tal desenvolvermos mais esse assunto? A seguir, você vai conhecer as vantagens de fazer um curso de pós-graduação em Design de Joias. Veja quais são:

  • possibilidade de conhecer um ramo do mercado que é, ao mesmo tempo, tradicional e inovador;
  • ingressar em uma área vantajosa do mercado;
  • fazer um bom networking, que otimizará as suas chances de conquistar uma boa vaga após a conclusão do seu curso;
  • desenvolver habilidades únicas;
  • produção de um portfólio personalizado;
  • inclusão de um curso valorizado em seu currículo e muito mais!

Ou seja: não há pontos negativos! Ao investir nesse curso, sua carreira sai ganhando e você abre muitas portas para a sua vida profissional. Não perca essa chance!

Como escolher o curso perfeito? 

Agora que você já sabe a importância desse curso para a sua carreira, que tal conhecer algumas dicas para fazer uma escolha acertada? Confira!

Fique atento à tradição

Uma das principais dicas para mandar ver na escolha da instituição de ensino perfeita para sua pós-graduação é ficar atento à tradição dela no mercado. Sendo assim, faça uma pesquisa para ver se ela tem qualidade e é bem-aceita pelos empregadores.

Olhe a grade curricular

O ponto seguinte é importante! Você deve prestar muita atenção à qualidade da grade curricular proposta. Compare a disciplina de diferentes cursos até encontrar um que seja a sua cara.

Considere a metodologia de ensino

Há cursos para todos os gostos e objetivos. No entanto, o designer de joias pode se formar de maneira remota e, assim, conseguir utilizar o seu tempo de forma mais produtiva. Assim, você pode focar em seu trabalho e família enquanto aprende e se especializa. 

Busque certificados

Por fim, evite cursos “misteriosos” e que não emitam certificados. Estes são fundamentais para que você possa comprovar que realmente concluiu um curso válido e reconhecido pelas entidades educacionais, que poderá ser utilizado como uma boa adição ao seu currículo.

Gostou de saber mais sobre o curso e entender, de uma vez por todas, o que faz um designer de joias? Agora, é hora de cair em campo e buscar essa nova oportunidade para o seu futuro. Não perca tempo!

E que tal começar agora mesmo? Confira o curso de pós-graduação em Design de Joias da Faculdade Unyleya, faça a sua matrícula e dê esse novo passo rumo a uma carreira de muito sucesso!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.