Connect with us

Especialize-se

Empreendedorismo digital: o que é, quais as vantagens e como atuar na área?

empreendedorismo digital
Tempo de Leitura: 4 minutos

Quem nunca pensou, ao menos uma vez na vida, em se tornar o próprio chefe? A forma mais econômica de se fazer isso é por meio do empreendedorismo digital. Nesse modelo de negócio, produtos ou serviços são oferecidos em ambiente online.

Para que a iniciativa seja bem-sucedida, entretanto, você precisa de uma dose de esforço, além de reunir algumas atitudes empreendedoras. Saber quais são as melhores alternativas de participar desse mercado também é algo essencial. 

Quer saber por onde começar e quais são as vantagens proporcionadas pelo empreendedorismo digital? Acompanhe todos os detalhes com a gente! 

Quais os principais tipos de empreendedorismo digital?

Trabalhar por meio da internet é uma ideia que já se transformou em realidade há um bom tempo. No entanto, o imenso volume de conteúdo disponível sobre o assunto acaba confundindo, em vez de ajudar.

Para facilitar sua vida, organizamos e resumimos as principais informações a respeito das formas de empreender no meio digital.

E-commerce

No mundo de possibilidades que a internet oferece, vender produtos é uma das atividades mais comuns. Basicamente, você pode confeccionar os itens comercializados ou apenas revendê-los. No primeiro caso, entra em cena o trabalho artesanal, como o preparo de refeições caseiras e a confecção de artigos decorativos — entre muitos outros artefatos.

O ponto-chave é que você precisa ter um bem de valor e negociá-lo no seu próprio site ou aplicativo. Se, no início, você não tiver capital suficiente para criar e manter uma loja virtual, uma saída interessante são as plataformas de marketplace.

Além de contar com uma infraestrutura pronta, essas plataformas oferecem a vantagem de atrelar o seu negócio a uma marca já reconhecida no mercado. Como, hoje em dia, existem várias opções de marketplaces, a escolha deve se basear em uma análise cuidadosa dos prós e contras de cada um deles.

Por fim, mas igualmente importante, estão as redes sociais. Elas costumam ser uma terceira forma de vender no meio online, a qual pode ou não se somar às vias anteriores. Isso porque existem pessoas que recorrem ao Instagram, Facebook e WhatsApp, por exemplo, para impulsionar as vendas. Já outras preferem se dedicar exclusivamente a esses canais.

Produção de conteúdo

Outro modo de se transformar em um empreendedor digital é por meio da produção de conteúdo, que cumpre a função de conectar público-alvo e marca. Isso acontece mediante a criação de materiais relevantes, como posts para blogs, chamadas para redes sociais, infográficos, e-books, imagens e vídeos.

A ideia central consiste em atrair a atenção de potenciais clientes e, gradualmente, construir um relacionamento sólido com eles. Ao longo desse período, a empresa ganha importância e aumenta as chances de ser uma das referências do seu setor de atuação.

Para se dar bem nessa modalidade de empreendimento, você precisa se especializar em Marketing Digital, a fim de conhecer técnicas e ferramentas usadas diariamente. Entender melhor a participação e papel de todas as pessoas envolvidas nos projetos é igualmente fundamental.

Ao mesmo tempo, é preciso demonstrar versatilidade. Nesse sentido, suponha que você domine as normas e peculiaridades de determinada língua escrita (português ou não). O ideal é que você saiba produzir conteúdos caracteristicamente distintos, como e-books e infográficos.

Para finalizar, tenha em mente que esse processo de produção também demanda muita criatividade, que deve ser exercitada todos os dias. Esse detalhe é decisivo para que você entregue algo diferenciado, em comparação com o que já existe por aí na internet.

Marketing de afiliados

Ao trabalhar como afiliado você passa a ser um divulgador de determinado produto, serviço ou curso desenvolvido por outra pessoa. Por meio das mais variadas estratégias de Marketing, o objetivo é convencer um dado público a clicar em um link personalizado, criado justamente para direcioná-lo à página do item disponível.

Se, em seguida, a pessoa efetuar a compra, o afiliado recebe uma comissão, previamente acordada entre ele e o produtor. De modo geral, o sucesso desse tipo de empreendimento digital está associado à identificação e filtragem das pessoas realmente interessadas no que estiver em oferta.

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é uma alternativa encontrada por muitas pessoas para iniciar uma atividade lucrativa e, quem sabe, transformá-la em uma empresa de pequeno porte. Mas o que a torna tão atrativa? Abaixo, exibimos os principais motivos para empreender no meio online.

Baixo investimento

Para começar a trabalhar na área, você precisa de um computador com uma configuração aceitável, de boa conexão de internet e de um espaço confortável na sua casa. Portanto, a soma de todo o investimento inicial é relativamente baixa.

Durante os primeiros passos, nem é necessário se preocupar com outros gastos, como adquirir um domínio e contratar um serviço de hospedagem de sites. Porém, mesmo que você queira adiantar o processo, o custo não causará grandes impactos nas suas finanças.

Algo que é importante ser concluído o quanto antes é a formalização como MEI (Microempreendedor Individual). Ela exige o pagamento de uma pequena contribuição mensal (em média, R$ 55), mas permite que você emita notas fiscais. Muitas vezes, isso é determinante para fechar bons negócios com empresas que oferecem remunerações mais rentáveis. 

Flexibilidade

Você também tem a vantagem de criar sua própria grade de horários de trabalho. Atente-se, entretanto, aos prazos dos clientes, pois o cumprimento deles interfere na sua avaliação e, portanto, na criação de parcerias interessantes.

Qualidade de vida

Desde que haja gestão do tempo, comprometimento e eficácia, a conquista de uma excelente qualidade de vida é perfeitamente possível. Observe que esses elementos são preponderantes para obter bons rendimentos, mas é preciso manter o equilíbrio para não trabalhar em excesso. 

Como se tornar um empreendedor digital?

O segredo, se é que podemos chamar assim, do empreendedorismo praticado em ambiente online consiste em preencher alguns requisitos. Mais do que força de vontade e resiliência, você precisa ter uma formação sólida e diversificada.

Além do Marketing em si e de certas áreas da Administração, alguns campos do conhecimento que potencializam a probabilidade de sucesso do empreendimento são:

E já que estamos falando sobre ambientes digitais, a boa notícia é que você pode se preparar adequadamente de maneira totalmente remota. Para isso, basta selecionar uma instituição de ensino que tenha uma infraestrutura plenamente dedicada à educação a distância (EAD).

Além de prático, flexível e efetivo, o ensino remoto ainda desenvolve um conjunto de habilidades essenciais para encarar os desafios do empreendedorismo digital. Foco e organização são apenas duas delas. Curioso para conhecer as demais? Veja quais são as habilidades que o aluno EAD desenvolve durante o ensino!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.