Connect with us

Inicie Sua Carreira

Curso de Letras EAD: como funciona e as vantagens de estudar a distância

Curso de letras EAD

Autonomia nos estudos e flexibilidade para organizar a própria rotina são alguns dos atributos mais valiosos da graduação EAD. Essa modalidade de ensino cresceu bastante nos últimos anos, contribuindo para democratizar o acesso à educação e permitir que cada vez mais alunos conquistem o tão sonhado diploma de um curso superior.

O curso de Letras EAD, por exemplo, é uma opção bastante requisitada por quem está na fase de escolher graduação. Isso se deve não apenas ao mercado de trabalho abrangente no setor, mas, também, pela possibilidade de fazer uma formação pedagógica de curta duração na área.

Neste post, vamos falar mais a respeito do curso e listar as principais vantagens de estudar a distância. Confira!

Curso EAD para conciliar trabalho e estudos

Sabemos que a realidade da maioria dos brasileiros não permite que eles se dediquem somente aos estudos. Principalmente na educação de nível superior, trabalhar e estudar ao mesmo tempo faz parte da rotina de muita gente. Sendo assim, os cursos EAD representam uma excelente oportunidade para conquistar o diploma sem precisar abrir mão do trabalho.

A principal diferença entre os cursos na modalidade EAD e os cursos presenciais é que, na educação a distância, não é exigido que professores e alunos estejam fisicamente no mesmo local de ensino. Isso permite um cronograma de estudos muito mais flexível e que se adapte ao expediente dos alunos. Assim, eles podem organizar a rotina sem sobrecarregar o corpo ou a mente.

Mas você deve estar se perguntando se o diploma EAD tem a mesma validade daquele obtido nas graduações presenciais. Essa é uma dúvida frequente entre os estudantes, afinal, sentir-se seguro e confiante no processo de aprendizagem é algo indispensável em qualquer área de ensino. A resposta é sim. Inclusive, o mercado tem sido cada vez mais receptivo aos estudantes da modalidade.

Explicamos: realmente é necessário ter muita dedicação e disciplina para se formar em um curso no qual a organização do cronograma de estudos é de inteira responsabilidade dos alunos. São eles quem escolhem a hora de assistir às aulas e fazer as atividades.

Portanto, foco e organização são pré-requisitos para quem deseja fazer uma graduação EAD. Essas mesmas características também são as mais requisitadas pelo mercado!

O curso de Letras EAD

Como dissemos, o curso de Letras EAD está entre as opções mais procuradas pelos estudantes, até porque a Formação Pedagógica no ramo tem curta duração em comparação a outras graduações. Então, além de se formar para atuar em um mercado promissor, o aluno conquista o diploma rapidamente e poderá trabalhar na área antes mesmo do que imagina.

Para você entender melhor como funciona um curso de Formação Pedagógica em Letras – Língua Portuguesa, vamos primeiramente falar dos requisitos para adquirir essa formação. Trata-se de uma modalidade de licenciatura de curta duração indicada para bacharéis e tecnólogos que desejem trabalhar na docência.

Ou seja, é necessário já possuir diploma de bacharelado ou tecnólogo para se matricular na modalidade de Formação Pedagógica, como o curso de Letras EAD. O diploma pode ser em qualquer área do conhecimento. Quanto à duração do curso, a carga horária total é de 1 ano e 6 meses, aproximadamente. Após formado, o profissional está apto a assumir o cargo de professor de Língua Portuguesa na Educação Básica.

Caso esse profissional já possua um diploma de licenciatura, ele terá isenção de algumas matérias ao longo da Formação Pedagógica. Isso encurta ainda mais a duração do curso, que terá em média 1 ano.

Em relação ao modelo de ensino, as aulas são ministradas 100% no ambiente online, com apresentação de conteúdos, fóruns, exercícios e acompanhamento em tempo real por professores especialistas.

Vantagens da graduação a distância

Agora que você já sabe como funciona o curso de Letras EAD, vamos às principais vantagens de se profissionalizar estudando a distância.

Flexibilidade e autonomia nos estudos

Sem dúvida, a possibilidade de montar o próprio cronograma de estudos é a vantagem que mais chama atenção de quem procura um curso EAD. Afinal, pouquíssimas pessoas têm tempo disponível para se dedicar somente aos estudos. A modalidade a distância vem justamente para suprir essa lacuna ao permitir que mais gente tenha acesso ao ensino superior de qualidade.

Mas lembre-se: apesar de as graduações EAD permitirem bastante autonomia e liberdade para o aluno organizar a rotina acadêmica, os conteúdos são amplos e abrangentes. Portanto, nem pense em deixar as leituras e atividades do curso se acumularem. Organize sua agenda minuciosamente para que seja possível aproveitar ao máximo a carga horária do curso sem desgaste físico ou psicológico.

Aprendizado dinâmico e avançado

Como as aulas e os demais conteúdos acadêmicos são disponibilizados no ambiente virtual, o aprendizado se torna mais dinâmico e naturalmente mais interativo. Outra vantagem é que os materiais poderão ser acessados com facilidade sempre que for necessário rever ou consultar os conceitos. Mesmo que não haja contato face a face, professores e colegas interagem entre si trocando experiências e aprendizados.

Além disso, o dia a dia na plataforma virtual de ensino possibilita que os alunos se aproximem das tecnologias de ponta e, intuitivamente, se familiarizem com os avanços da transformação digital. Isso, inclusive, é um pré-requisito para assumir uma posição de destaque no mercado de trabalho atual, pois não podemos negar que as novas tecnologias revolucionaram os modelos operacionais em diversas áreas de atuação.

Suporte e interação no polo EAD

Se a sua preocupação ao escolher um curso de Letras EAD é ficar desamparado e sem orientação dos professores, você já pode se tranquilizar e se esquecer desse receio. O Ministério da Educação (MEC) exige que as universidades que oferecem cursos a distância disponibilizem um polo EAD como ponto de encontro para avaliações e suportes.

Isso significa que as provas do curso são realizadas neste local, assim como algumas apresentações de trabalhos acadêmicos. Outro benefício é que os polos EAD normalmente contam com espaço adequado para os alunos que não têm a infraestrutura necessária para assistir às aulas de casa — seja devido às atividades domésticas, seja devido a questões familiares.

Com tantas vantagens, fica fácil compreender por que vale a pena fazer um curso de Letras EAD e se preparar para a atuação em um ramo promissor. Tudo isso no seu próprio tempo e com o diploma em mãos muito antes do que você imagina!

Tem interesse na modalidade? Então, entre em contato conosco e invista na melhor vivência EAD no Brasil!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD