Connect with us

Carreiras na Graduação

Faculdade de Letras: quantos anos dura e como o profissional pode atuar?

Faculdade de Letras
Tempo de Leitura: 4 minutos

Ao escolher uma graduação, é importante buscar uma área de estudo com a qual você se identifique, que também tenha o potencial de abrir portas para boas oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, vale a pena entender como funciona a faculdade de Letras, quantos anos esse curso dura e por que pode ser a opção ideal para você.

Isso porque essa formação prepara profissionais para atuar em diversas frentes, indo além da sala de aula, que é o caminho mais conhecido para graduados em Letras. Para quem gosta do universo das palavras, esse é um curso que tem tudo para ser o início de uma jornada muito promissora.

Pensando nisso, preparamos este post para trazer até você as principais informações sobre a faculdade de Letras, quantos anos dura e quais são as vantagens de fazer essa graduação, entre outros detalhes importantes. Acompanhe!

Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais

Como funciona a faculdade de Letras?

Para começar a entender como funciona a graduação em Letras, é importante ter em mente que existem várias formações disponíveis nessa área. Há cursos focados em Língua Portuguesa, em uma língua estrangeira ou em duas línguas ao mesmo tempo, sendo uma o Português e a outra alguma língua estrangeira.

Além disso, você pode ingressar em uma licenciatura tradicional ou em uma licenciatura curta, que é mais conhecida como Formação Pedagógica. Os dois tipos de graduação são principalmente voltados para a formação como docente, embora os conhecimentos adquiridos ao longo do curso também possam ser aplicados em outras áreas de atuação.

Em todo caso, a faculdade de Letras sempre abrange conteúdos sobre docência, idiomas e literatura. As disciplinas relacionadas ao ato de ensinar são as mesmas encontradas em outros cursos de licenciatura, já que esses conhecimentos são essenciais para a formação de professores. A seguir, destacamos algumas delas:

  • Didática;
  • Educação e Meio Ambiente;
  • Educação e Tecnologia;
  • Filosofia e Educação;
  • Libras.

Para a formação específica em Letras, os conteúdos abordam a língua e a literatura. Aqui, listamos as principais matérias que compõem a grade curricular da faculdade de Letras — Língua Portuguesa:

  • Fonologia;
  • História da Língua;
  • Interpretação e Produção de Textos;
  • Linguagem, Cultura e Contemporaneidade;
  • Linguística;
  • Literatura Brasileira;
  • Literatura Infanto-Juvenil;
  • Morfologia;
  • Semântica e Estilística;
  • Sintaxe.

Por se tratar de uma licenciatura, também é preciso realizar o estágio supervisionado atuando em sala de aula com turmas de Ensino Fundamental e Médio. Nesse tipo de estágio, os graduandos devem ministrar algumas aulas sob a supervisão do professor titular da turma. O desenvolvimento de planos de aulas e de atividades também faz parte desse processo.

Quantos anos dura a faculdade de Letras?

Depois de conhecer os principais aspectos acerca da faculdade de Letras, quantos anos esse curso dura é outra questão que merece ser esclarecida. Normalmente, as licenciaturas levam em torno de 4 anos para serem concluídas. A graduação em Língua Portuguesa da Unyleya, por exemplo, tem duração de 3 anos e meio.

Já a Formação Pedagógica em Letras — Língua Portuguesa pode ser cursada em apenas um ano e meio. Os cursos nesse formato são muito mais rápidos porque são direcionados especificamente a quem já tem um diploma de bacharelado ou tecnólogo em qualquer área de estudo e deseja se capacitar para atuar como professor da educação básica.

Para quem já é professor, ou seja, já se formou em um curso de licenciatura voltado para outra área, e quer se tornar também professor de Língua Portuguesa, a Formação Pedagógica é ainda mais curta. Isso porque é possível conseguir isenção das disciplinas com foco em docência, o que ajuda a reduzir a duração do curso para apenas um ano.

Quais são as vantagens de fazer essa faculdade?

Conhecer a faculdade de Letras, quantos anos ela dura e outras características que já mencionamos neste post já deve ter ajudado a passar uma ideia de como vale a pena investir nessa formação, não é mesmo? Existe uma grande demanda por profissionais licenciados no mercado de trabalho, o que significa que não faltam oportunidades.

A propósito, os cursos de Formação Pedagógica são justamente uma maneira de acelerar a capacitação de novos professores e, assim, suprir essa demanda. As vagas de trabalho estão tanto na rede pública de ensino quanto na rede privada, no ensino fundamental e médio, o que também inclui a educação de jovens e adultos e a educação inclusiva.

O que o profissional formado em Letras pode fazer?

Como mencionamos, a atuação mais conhecida para quem se forma em Letras é como professor da Educação Básica, em escolas públicas e privadas. No entanto, há muitas outras possibilidades de carreira que esses profissionais podem explorar. A seguir, confira quais são elas:

  • aulas em cursos preparatórios — além de dar aulas em escolas, o professor de Letras pode lecionar em cursos preparatórios para vestibulares e concursos;
  • produção textual — o conhecimento linguístico do graduado em Letras permite trabalhar com produção de texto nos mais variados formatos, incluindo textos para sites, colunas em jornais e obras literárias;
  • revisão — nessa área, o profissional revisa textos de outras pessoas para que se adéquem às normas gramaticais e ortográficas;
  • mercado editorial — quem se forma em Letras também pode editar qualquer tipo de texto e participar do desenvolvimento de material didático;
  • aulas em cursos de idiomas — para quem tem habilitação em mais de uma língua, outra possibilidade é dar aulas em cursos de idiomas;
  • tradução e interpretação — esse é mais um caminho que pode ser explorado por quem tem habilitação em dois ou mais idiomas.

Por que cursar Letras na Unyleya?

Tanto a licenciatura tradicional quanto a Formação Pedagógica em Letras podem ser cursadas no formato EAD (Educação a Distância), que garante muito mais flexibilidade na rotina de estudos. Especialista nessa modalidade, a Unyleya conta com metodologias exclusivas de ensino e com as melhores tecnologias educacionais para oferecer a melhor experiência em EAD do mercado.

Agora que você sabe como funciona a faculdade de Letras, quantos anos ela dura e por que é uma boa ideia investir nesse curso, é só garantir a sua vaga. Como você pode perceber, a Unyleya é a instituição de ensino ideal para quem quer se formar no curso de Letras EAD e começar uma carreira de sucesso.

Então, quer se tornar um profissional de Letras? Conheça a graduação em Língua Portuguesa da Unyleya e fique por dentro de todos os detalhes sobre esse curso!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.