Faculdade de Letras: por que seguir a habilitação em português?

  • 10/abr/2019

Faculdade de Letras: por que seguir a habilitação em português?

Muita gente sonha em avançar nos estudos. Afinal, é uma oportunidade de transformação social. Para você conseguir realizar esse desejo antigo, vamos falar sobre a Faculdade de Letras e a Licenciatura em Língua Portuguesa.

Esse curso é uma vasta imersão no idioma. Desse modo, você aprende como a língua evoluiu, sobre as circunstâncias socioculturais que a influenciaram, sobre gramática etc.

O papel do profissional de Letras é crucial em todas as áreas do conhecimento. Isso porque ele tem a habilidade de garantir uma comunicação eficiente entre as pessoas e instituições, com o respeito irrestrito às normas técnicas.

E o melhor: é viável fazer o curso EAD (educação a distância). Assim, você simplifica a rotina de estudos. Quer saber mais? Então leia neste post as dicas fantásticas que separamos!

Tenha oportunidades no setor educacional

Os alunos da licenciatura em Letras com ênfase em Língua Portuguesa geralmente atuam no mercado educacional. Ao se formarem, conseguem se tornar professores. Desse modo, têm autorização para dar aulas em instituições particulares e públicas.

Como já dissemos, a comunicação é um domínio do saber imprescindível em qualquer sociedade. Portanto, o professor de português ensina bem além da gramática. Ele ajuda o indivíduo a desenvolver a sua capacidade de dialogar, seja por escrito, seja pessoalmente.

Isso potencializa a aptidão para argumentar, o que refina o talento de advogados, empresários, juízes, policiais, futuros educadores, entre outras carreiras. Além disso, esse educador forma cidadãos em técnicas de linguagem e em literatura, algo essencial para a formação de um ser humano.

Como em toda atividade, é preciso ter uma certa vocação. Ser paciente e se interessar pelo processo de aprendizagem são atributos indispensáveis nessa profissão. Se você se identificou com essas qualidades, talvez a Faculdade de Letras com Licenciatura em Português seja realmente a resposta para seu futuro.

Ganhe rendas extras com a revisão

Com a Faculdade de Letras, o mercado de trabalho se expande muito além da área da docência. Ao contrário do que muita gente pensa, esse curso não serve apenas para ser professor.

Com a Licenciatura em Português, é mais fácil conseguir trabalhos como revisor de conteúdo. Isso significa um amplo segmento de atuação: correção de trabalhos acadêmicos, de textos publicitários, de artigos em revistas e jornais, em sites etc.

Hoje em dia, muitas pessoas, inclusive em cargos executivos, têm dificuldades de elaborar uma escrita perfeita gramaticalmente. O mesmo vale para a coerência e a concisão.

Dessa forma, o especialista no nosso idioma garante que a mensagem que se quer passar seja levada aos destinatários sem distorções.

Faça dinheiro com marketing de conteúdo

Muita gente sofre para conciliar a vida profissional com o trabalho. Afinal, as rotinas são corridas com muitos afazeres, como cuidar dos filhos e da casa.

Por isso, ao cursar uma Faculdade de Letras voltada para a Língua Portuguesa, você terá mais facilidade para produzir marketing de conteúdo pela internet.

Essa área está em franco crescimento, com muitas oportunidades de trabalho, inclusive home office. Já imaginou poder trabalhar no conforto da residência bem pertinho das crianças? Seria uma maravilha, não?

Nessa área, quem tem paixão pela palavra consegue trabalhar com muita satisfação. Isso porque esses artigos têm um apelo mais criativo, com mais liberdade de usar uma linguagem mais solta e arrojada. Dá para exercitar o talento como escritora ou escritor e ainda levantar uma renda. É possível tanto produzir textos como revisar em blogs, sites, redes sociais etc.

Invista no campo da tradução

Caso você tenha conhecimento em outros idiomas, pode trabalhar ainda como tradutor de outras línguas para o português. Em diversas ocasiões, textos em inglês, francês e italiano precisam ser transcritos para a nossa língua. É o caso de documentos de empresas que fazem negociações internacionais, por exemplo.

Em embaixadas de outros países aqui no Brasil, essa necessidade também é constante. Sem falar em ONGs (Organizações Não Governamentais) de diferentes nações, que demandam especialistas que possam garantir uma comunicação de qualidade entre todos.

A mesma linha de raciocínio vale para a Ciência, seja em pesquisas, seja em bulas de remédios, seja em novas descobertas. Também existe a tradução de obras literárias, outra vertente bastante promissora.

Você ainda pode auxiliar em transmissões ao vivo em eventos que reúnam pessoas de diferentes nacionalidades. Além dessa rica experiência, você vai treinar o hábito da leitura, algo que nunca é demais.

Aproveite as facilidades de instituições de ensino de ponta

Falta de tempo e de dinheiro é um problema muito comum na atualidade. Tenha certeza de que não é só você que sofre com isso. A boa notícia é que existem chances de progredir nos estudos sem sacrifícios exorbitantes.

Isso vale tanto em termos financeiros como na questão do esforço físico que seria ir até uma faculdade todos os dias. Sem falar nos prejuízos emocionais, já que o estresse desencadeia várias doenças.

Nesse sentido, uma excelente opção é a Licenciatura EAD em Língua Portuguesa. Antes de tomar a decisão de fazer a matrícula, procure instituições de ensino consagradas no meio educacional. Mais um conselho: verifique se os professores têm experiência de mercado e títulos que atestam a competência no idioma.

Na graduação EAD, você terá toda a qualidade de aprendizado com a flexibilidade necessária para pôr em prática a evolução de seus estudos. Quer saber mais vantagens desse curso? Então observe:

Curta duração

Há faculdades conceituadas que oferecem a Licenciatura em Língua Portuguesa com duração de apenas três anos, divididos em seis períodos. Esse tempo é suficiente para formar professores da educação básica, especialistas em nível superior, pesquisadores da área e até prestadores de serviço.

Esses profissionais se tornam agentes de uma transformação social, o que inclui a adesão à ética e a reflexão humanística. Desse modo, o saber científico se torna aderente ao dia a dia e à realidade na qual os cidadãos estão inseridos.

Formação em três núcleos principais

Quando você concluir o curso e retirar o seu diploma, terá aptidão em três importantes vertentes da Língua Portuguesa. Acompanhe:

  • núcleo pedagógico;
  • núcleo de linguística e língua latina;
  • núcleo de literatura e língua portuguesa prática.

Modelo de ensino inovador e ao mesmo tempo tradicional

A metodologia de instrução e preparo, em uma escola superior de qualidade, deve aliar a modernidade ao conhecimento clássico. Nesse sentido, é bom escolher uma Faculdade de Letras que tenha plataformas robustas online, com um verdadeiro ambiente virtual de aprendizagem.

Assim, você acessa conteúdos consistentes, participa de fóruns e ainda faz exercícios para treinar as disciplinas. Além disso, confira se a instituição disponibiliza tutores gabaritados para tirar as suas dúvidas.

Mas tem muito mais benefícios. Um curso de Licenciatura em Língua Portuguesa oferece matérias muito interessantes que você nem imagina. Quer alguns exemplos? “Teoria do Discurso Poético”, “Literatura Africana”, “Linguística II — Sociolinguística e Psicolinguística”, entre outras.

Facilidade na transferência

É possível transferir um curso presencial para o modelo EAD a qualquer instante. Para isso, basta entregar na escola superior de seu interesse uma cópia do histórico escolar e das ementas para a coordenação avaliar possíveis isenções.

Como você já deve ter notado, a Faculdade de Letras com Licenciatura EAD em Língua Portuguesa pode ser uma excelente forma de garantir um futuro melhor. Assim, você vai conseguir dar mais qualidade de vida para a família e crescer profissionalmente.

Ficou com vontade de saber mais opções de estudos e novas carreiras? Então assine a newsletter da Faculdade Unyleya! Esperamos você!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você