Connect with us

Especialize-se

Entenda o que é Psicologia Social e como atuar na área

psicologia social

Uma das áreas mais em alta da Psicologia, a vertente Psicologia Social tem forte relação com a Sociologia. Ao estudar o ser humano e seus comportamentos, num mundo cada vez mais plural, ao mesmo tempo em que se torna polarizado, ela é uma ótima ferramenta para entender culturas, mudanças na sociedade e a relação entre pessoas. Com isso, é possível estudar impactos sociais e direcionar ações para que eles sejam positivos

Neste post, saiba o que é esse conceito e o que faz um psicólogo social. Veja também como é a atuação nessa profissão e como a pós da Unyleya pode ajudar você a se especializar. Boa leitura! 

O que é Psicologia Social?

De forma geral, a Psicologia é um campo que estuda o ser humano e suas interações com outras pessoas e seus ambientes. Assim, dentre as diversas áreas da Psicologia, a Psicologia Social é a vertente focada nessa interação de cada pessoa com a sociedade

Ganhando espaço por volta da década de 1970, ela defende que as pessoas modificam a sociedade e são influenciadas por ela. Dessa forma, por meio de análises de comportamentos e intenções, é possível observar, por exemplo, que as pessoas agem diferente quando formam parte de um grupo. Ou seja, não apresentam o mesmo comportamento de quando estão sozinhas. 

A partir desse conceito, que é um dos principais da área, pode-se entender como as pessoas agem em guerras, como ditadores alcançam o poder, e até como influenciadores conseguem “moldar” comportamentos de seu público, fazendo com que seus seguidores decidam por esta ou outra marca, ou tenham esta ou aquela opinião. 

O que faz um psicólogo social?

O psicólogo social estuda este campo e consegue tirar conclusões sobre o que acontece em diferentes comunidades. A partir disso, é possível usar esses dados para diferentes aplicações. 

Por exemplo, é possível começar uma carreira acadêmica, ensinando a disciplina em universidades e também realizando projetos. 

Já em empresas, sua aplicação é útil para que tanto colaboradores, quanto diretores e presidentes, entendam a si mesmos, conseguindo mediar conflitos internos. Por sua vez, ela também é usada para entender os hábitos de consumo de clientes, e como são criados, a fim de alcançá-los com novas soluções e boas estratégias de marketing. 

Além disso, ainda nesse segmento, o profissional pode ser solicitado para usar a Psicologia Social em grupos, a fim de criar regras e treinamentos, que funcionem para todas as pessoas, garantindo a harmonia entre elas e o bem-estar a todos. 

Já no âmbito social, esse profissional pode atuar, por exemplo, com pessoas em situação de risco ou exclusão, como presidiários, usuários de drogas, moradores de rua, entre outros. Com isso, é possível influenciar que essas pessoas tenham novos comportamentos e possam ser inseridas na sociedade. 

Quanto ganha o psicólogo social?

O mercado de trabalho na área de Psicologia Social está aquecido. Isso porque, com a transformação digital, cada vez mais empresas dependem de compreender bem seus consumidores, a fim de criar marcas sólidas e verdadeiras, que conversem com todas as gerações de clientes e se tornem referência no mercado. 

Além disso, com a preocupação sobre o bem-estar em alta, especialmente depois da pandemia e com o surgimento de doenças, como a Síndrome de Burnout, as empresas também estão aplicando mais medidas para criar ambientes harmônicos de trabalho. Nesse sentido, a atuação do psicólogo social se faz muito necessária. 

O salário de um psicólogo social 

Em termos de remuneração, o salário desse profissional é bastante variado. Segundo o portal Catho, a média é de R$ 2.217,90. Por exemplo, quem vai para a área da docência pode chegar a mais de R$ 3.000, dependendo da instituição e tempo de experiência. 

Quais as vantagens de seguir a Psicologia Social? 

Se você gosta de tudo sobre Psicologia, mas não sabe qual área escolher, pode observar as vantagens de investir no segmento Social. Por exemplo: 

  • você ajuda as pessoas a se entenderem melhor; 
  • seu trabalho influencia no bem-estar das pessoas; 
  • consegue ajudar pessoas em situação vulnerável; 
  • tem boas oportunidades para trabalhar em diferentes áreas ao longo da carreira; 
  • pode lidar com pessoas diferentes; 
  • consegue unir áreas diferentes, como Psicologia e Marketing

Como atuar com Psicologia Social? 

Para trabalhar nessa área, além da graduação, você precisa de uma especialização em Psicologia Social. Além dela, também é possível complementar sua carreira com outros cursos, que vão ajudar a desenvolver outras competências e novos olhares sobre as diferentes áreas, que podem ser associadas com a Psicologia Social. Por exemplo, se você for trabalhar em empresas, é possível optar por: 

Por que escolher a pós da Unyleya? 

Agora que você sabe as várias possibilidades da Psicologia Social, que tal fazer a sua pós em um ambiente 100% digital, com quem é especialista em educação a distância desde 2006? Com a Unyleya, você pode! 

No nosso curso de Psicologia Social, você conta com plataforma e app disponíveis 24 horas, para estudar no seu melhor momento. Além disso, tem atenção individual dos professores, para tirar todas as suas dúvidas em qualquer das disciplinas do nosso curso de 360 horas. 

Assim, você aprofunda ainda mais o que aprendeu na graduação em Psicologia e pode se candidatar a mais oportunidades. Inclusive, você pode acessar o Centro de Carreiras da Unyleya e conferir todas as oportunidades de emprego dos nossos parceiros. 

Quer melhorar? Enquanto faz o curso você também aproveita mais de 10.000 parcerias de descontos e benefícios, além de bolsas em cursos de inglês, bonificação no programa de indicação e muitas outras vantagens no Portal do Egresso. 

Cada vez mais empresas e instituições da sociedade precisam compreender as pessoas e suas interações. Por isso, a Psicologia Social é tão importante e está em alta. Afinal, seja para lidar com um cliente, um grupo desfavorecido ou com colegas de trabalho, ela ajuda líderes, organizações e projetos a se posicionarem para ajudar essas pessoas e alcançar seus objetivos. Assim, as oportunidades na área estão só crescendo e você pode aproveitar cada uma delas com a pós da Unyleya! 

Quer saber mais sobre o nosso curso? Acesse a página especial e veja todas as vantagens de estudar com a gente! 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD