Connect with us

Carreiras na Pós

Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaverso: conheça a especialização!

Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaverso: conheça a especialização!

O que será que há de tão interessante nas tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaverso? Todas essas são ferramentas que despertam cada vez mais o interesse de empresas e atraem alunos para especialização.

O desenvolvimento de tecnologias como a Inteligência Artificial e o Big Data permitiram o surgimento de várias outras ferramentas digitais, que se tornaram tendência de acordo com a variedade de aplicações no mercado. Não é à toa que recursos que simulam a vida real no ambiente digital se destacam entre as empresas.

Neste post, saiba por que temas como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaverso estão em alta e veja se vale a pena adquirir um conhecimento aprofundado sobre o assunto!

O que é a Realidade Virtual?

Para começar, vale a pena entender o que cada uma dessas ferramentas faz e como são aplicadas. A Realidade Virtual (RV) é a criação de um mundo digital, no qual é possível interagir com o uso de equipamentos, como óculos, controles e trajes especializados.

A Realidade Virtual usa aspectos visuais e sonoros produzidos virtualmente e gerenciados por computadores para criar um novo ambiente imersivo. Ao usar as ferramentas de integração à RV, é possível ver um mundo artificial em 360°, manipular objetos nessa nova realidade e ter diversas experiências sinestésicas.

A Realidade Virtual é muito utilizada em jogos imersivos. No entanto, outras áreas do mercado de trabalho estão aproveitando essa tecnologia para criar simulações, como o próprio setor da Tecnologia, Arquitetura, Saúde e demais segmentos.

O que é a Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada (RA) é a interação da Realidade Virtual com o mundo real. Basicamente, essa tecnologia visa sobrepor ambientes criados com os já existentes. Desse modo, é possível integrar informações de localização, visuais e auditivas.

O jogo Pokémon GO é um dos maiores exemplos de aplicação da Realidade Aumentada, que foi parar nos smartphones de diversas pessoas. Sem sair de casa, os jogadores podiam interagir com elementos e personagens do jogo em tempo real.

Da mesma maneira que a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada é utilizada no planejamento e desenvolvimento de diversos negócios. Com essa tecnologia, é possível projetar resultados, identificar falhas e realizar melhorias em espaços arquitetônicos, treinamentos esportivos, operações industriais etc.

O que é o Metaverso?

O Metaverso também é um tipo de tecnologia que une o mundo real ao virtual. Aqui, trata-se de um ambiente artificial totalmente imersivo, que utiliza hologramas, além de técnicas de RA e RV.

O Metaverso passou a ser utilizado também para a interação social em um ambiente virtual. Pessoas criam seus próprios personagens nesse universo, trabalham e estudam em conjunto, com gráficos 3D e realistas.

As tecnologias do Metaverso não servem apenas para entretenimento e trouxe diversas movimentações para a área da Economia. Uma pesquisa da Bloomberg Intelligence revela que as perspectivas são de que esse mercado chegue a render até US$ 800.000 milhões até o ano de 2025.

A criação do Metaverso também gerou diversas discussões na internet com relação aos limites da privacidade, o desenvolvimento de políticas de segurança de dados e a prevenção a crimes digitais. Ou seja, ainda é uma área em desenvolvimento e que atrai bastante atenção do público e de investidores.

Como essas tecnologias são utilizadas pelas empresas?

Tanto a RA quanto a RV são tecnologias aplicáveis em diversos contextos do mercado. Por meio de dispositivos e sistemas inteligentes, é possível criar uma nova realidade no empreendedorismo digital e transformar a forma que as pessoas interagem com o mundo virtual.

Uma das principais aplicações dessas tecnologias é no campo do entretenimento. A criação de jogos e produtos imersivos pode ser aproveitada pelas empresas para atrair o público e gerar uma maior aproximação.

O mercado da simulação, fundamental para projetos civis, na área da saúde e automação industrial, também faz um bom proveito dessas tecnologias. Investimentos no desenvolvimento de novos produtos utilizando Realidade Aumentada e Realidade Virtual são cada vez mais frequentes.

Já o Metaverso atrai bastante a atenção de um mercado ainda mais digital. O uso de criptomoedas para a interação nesse mundo e uma nova realidade de ações podem fazer com que essa ferramenta transforme diversos investimentos.

O que esperar delas para o futuro dos negócios?

A popularização dessas tecnologias faz com que dispositivos, como headsets e smartphones, tornem-se cada vez mais acessíveis ao público para o uso de ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada no dia a dia.

Além disso, o desenvolvimento do 5G também traz ótimas perspectivas para o crescimento da Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaverso. O aumento da velocidade de transmissão das informações pode proporcionar uma maior imersão e a otimização do processamento em tempo real desses ambientes digitais.

Como é a especialização em Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaverso?

Em outras palavras, é possível observar que esse é um mercado em crescimento. Por esse motivo, fazer uma pós-graduação para se aprofundar em conteúdos relacionados a Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaverso pode ser uma excelente iniciativa para o seu plano de carreira. 

Desenvolver skills em tecnologia para a criação de layers de ambientes virtuais é um dos primeiros passos para ter melhores oportunidades nesse mercado. As noções de implementação de projetos com sistemas de RV e RA também são fundamentais para realizar um trabalho de qualidade na área.

Esses conhecimentos e muito mais podem ser obtidos em uma especialização em Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaverso. Na Unyleya, esse curso conta com disciplinas como:

  • Introdução ao Metaverso e à Web 3.0;
  • Fundamentos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Lógica de Programação;
  • Aplicações Práticas de RV e RA;
  • Metodologia de Implementação de Projetos de RV e RA;
  • e muito mais.

O curso é totalmente online e tem duração de 8 meses, totalizando 360 horas. Além disso, conta com material didático atualizado e disponibilizado em diversos formatos. Assim, você pode personalizar os seus estudos da maneira que desejar e receber todo o apoio necessário de profissionais especializados.

O melhor de tudo é que profissionais de qualquer área de atuação podem se especializar em Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaverso. O importante mesmo é ter vontade de aprender e interesse de desenvolver uma carreira em Tecnologia de sucesso dentro de um mercado em crescimento.

Gostou dessa ideia? Então, aproveite a visita e conheça melhor a pós-graduação em Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaverso da Unyleya!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD