Especialize-se
User Experience: descubra quais os seus princípios básicos
A user experience tem norteado diversos profissionais de Marketing e Design na hora de criar produtos para clientes. Afinal, além de trazer bons resultados para a empresa, esse conceito se tornou popular por atender às novas necessidades das pessoas nos ambientes online. Por isso, vale a pena entender bem como ele funciona e como usá-lo.
A seguir, veja melhor o que é user experience e como funciona o trabalho focado nela. Além disso, conheça seus princípios e como se tornar um especialista no assunto. Boa leitura!
O que é user experience e como funciona o trabalho nessa área?
“User experience” em inglês significa “experiência do usuário”. Portanto, aplicar esse conceito em uma empresa significa que ela toma medidas com foco em seu público, oferecendo a melhor experiência quando ele entra em contato com sua marca. Ou seja, desde a visita ao seu site até a compra do produto, tudo tem que passar por uma jornada positiva e satisfatória para a pessoa.
Nesse contexto, é importante entender que essa aplicação é bem ampla. Por exemplo, é comum ver UI e UX caminhando juntos, porém eles têm diferenças.
O primeiro é mais amplo e envolve ações físicas e digitais, com a finalidade de entregar o que o consumidor precisa e espera. Já o segundo significa “user interface” e se relaciona, por exemplo, à experiência que esse cliente vai ter ao acessar o site ou aplicativo da empresa e usá-lo.
Portanto, o profissional que trabalha com UX deve não só pensar no que é ux design e como aplicá-lo, mas também se importar com outras questões, como conteúdo, identidade visual da marca, consistência de marca, expressão de seus valores, entre outros.
Assim, será possível envolver o consumidor em uma jornada de compra que ele valoriza, transformando-a em um relacionamento mais profundo com a empresa. Além disso, por meio destas iniciativas, a organização consegue se posicionar no mercado de forma diferente dos concorrentes e ganhar autoridade.
Quais os princípios básicos da user experience?
Para oferecer uma boa user experience, é importante seguir alguns princípios essenciais. Confira alguns deles!
Planejamento estratégico
Um bom planejamento estratégico é a melhor maneira de começar a aplicar a user experience. Isso porque é analisando a forma de atuação da empresa, bem como o jeito que os clientes se relacionam com ela, que é possível definir quais as mudanças a serem aplicadas e onde vale a pena melhorar, inclusive em detalhes, como a identidade visual.
Pensamento no usuário
Como o nome já diz, a experiência do usuário deve ser focada nele. Ou seja, é importante pensar a partir da perspectiva dessa pessoa, a fim de descobrir falhas e pontos fortes.
Por exemplo, na hora de lançar um site promocional, deve-se fazer testes, acessando-o como um consumidor que está à procura de um novo serviço ou de participar de uma promoção.
Nesse caso, ele deve encontrar as informações claras e de fácil acesso, sem que seja necessário seguir muitos passos para completar sua ação.
Produtos que geram experiências
Há muito tempo, a experiência do usuário passou de ir à loja, pagar pelo produto e levá-lo para casa. É claro que isso ainda acontece, mas antes dessa ação, o usuário já está envolvido em vários outros processos.
Por exemplo, a propaganda que despertou sensações e a vontade de comprar, a pesquisa pelo produto no site, o cupom exclusivo que ele pegou no aplicativo, a possibilidade de comprar online e retirar na loja, entre outros. Assim, quanto mais a soma de cada etapa for positiva, mais valor ele dá à empresa.
Uso de dados
Não existe user experience sem o uso de uma base de dados. Isso porque são eles que, coletados a partir de um cenário real da empresa, oferecem informações seguras sobre como agir. Portanto, é essencial nessa estratégia investir em meios para coletar e processar informações úteis, bem como criar padrões do que os concorrentes também estão fazendo.
Usabilidade
Falando mais próximo do UI, também é necessário garantir a usabilidade de cada canal de contato com o consumidor. Ou seja, quão fácil é para essa pessoa realizar a ação naquele lugar. Por exemplo, a compra com um clique em um site.
Então, cada detalhe desses canais importa. Por isso, é essencial usar elementos conhecidos da user interface e design para potencializar o ambiente e a experiência. Por exemplo:
- escala e hierarquia de elementos;
- contraste de cores;
- logotipo;
- vídeos e áudios;
- animações;
- linguagem acessível ao consumidor.
Proposta clara
Se você já viu uma propaganda de um produto em um jornal dos anos 1940, pode se lembrar da quantidade de detalhes que eram oferecidos, em letras minúsculas. Porém, esses dias acabaram. Em 2015, um estudo da Microsoft identificou que o tempo de atenção do ser humano era de 8 segundos.
Assim, um dos princípios mais importantes da experiência do usuário também é definir uma proposta clara ao consumidor. Afinal, entre o feed de postagens nas redes sociais, não há tempo para explicar muito. Por isso, ele deve ser guiado um passo por vez a entrar na oferta, ir se interessando e conhecendo, até o momento de cumprir a ação ou compra esperada pela empresa.
Padronização
A padronização também é essencial para uma boa user experience. Como as pessoas esperam coerência das marcas em que acreditam, ela as ajuda a não só mostrar seus valores e identidade, mas também a manter sua essência, sem deixar de se atualizar com o passar do tempo.
Flexibilidade
Falando em atualização, a flexibilidade de adaptar a user experience também é essencial para garantir a sobrevivência de uma oferta ou a relevância de uma empresa. Assim, de tempos em tempos é preciso checar qual é a melhor maneira de se aproximar e manter o contato com cada nicho de seus consumidores.
Como se tornar especialista em user experience?
Assim como no conceito de design thinking, qualquer pessoa pode aprender sobre user experience. Afinal, desde um escritório de engenharia até um pet shop, ele pode ser aplicado para melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor.
Porém, o profissional que busca se especializar nessa área precisa desenvolver algumas capacidades para ter sucesso. Por exemplo:
- desenvolver uma visão ampla do consumidor;
- se preocupar com as pessoas e suas expectativas;
- ter curiosidade;
- buscar sempre melhorias;
- ser criativo;
- ter atenção aos detalhes;
- entender cenários amplos.
Além disso, também é preciso ser uma pessoa que quer trabalhar com tecnologia, já que é preciso lidar com dados para uma tomada de decisão mais precisa.
Quanto à formação, vale a pena fazer uma pós-graduação em user experience para conhecer todas as nuances e possibilidades de atuação na área. Assim, é possível trazer mais valor à sua profissão e se tornar um profissional diferenciado em sua empresa.
A user experience é um conceito que vai muito além de criar sites e aplicativos otimizados para uma empresa. Isso porque ele envolve diversos outros processos, que tornam a experiência total do usuário mais positiva. Assim, é importante seguir os princípios da área e buscar conhecê-la com uma boa especialização. Dessa forma, você pode atuar de forma específica em sua profissão, para garantir o sucesso da empresa.
Quer acompanhar mais conteúdos como este? Curta nossa página no Facebook!