Guia de Carreiras

8 vantagens de optar por uma graduação a distância

As teorias modernas de aprendizagem não deixam dúvidas: cada pessoa tem um perfil próprio no que diz respeito à aquisição do conhecimento, o que inclui ritmo, o sentido mais fortemente acionado para aprender (visão, audição ou ambos), entre outros aspectos. Da mesma forma, alguns precisam estar em sala de aula, ter o encontro marcado com o professor para se sentirem suficientemente motivados a estudar. Já outros apreciam a liberdade de poder fazer uma graduação a distância, sem ter que se deslocar até a faculdade e estar presente em determinado dia e horário.

E você, já pensou nas vantagens de optar por uma graduação a distância? Neste post, você encontra algumas boas razões para se tornar um aluno virtual. Acompanhe!

1. Estudar quando e onde quiser

Assistir às aulas virtuais no parque, no intervalo do trabalho, enquanto vai de ônibus para o trabalho. Essa é uma das maiores vantagens de optar por uma graduação a distância. Quando você tem a aula disponível a qualquer hora do dia ou da noite, pode aproveitar melhor seu tempo livre para adiantar os estudos e realizar as atividades acadêmicas.

Muitas plataformas de educação a distância possuem aplicativos para smartphones e tablets, o que facilita o acesso às aulas virtuais e também às atividades propostas pelos professores. Por meio do aplicativo, o aluno responde a quizzes, interage com os colegas de turma e até envia trabalhos.

2. Chegar em casa mais cedo

Para quem trabalha o dia todo, fazer uma graduação à noite corresponde a um segundo turno, que pode se tornar bastante cansativo e insustentável. Chegar em casa tarde, fazer um lanche, tomar banho e relaxar até sentir o sono bater é um ciclo que pode significar pouco descanso, o que afeta seu desempenho global.

Já quem opta pela graduação a distância tem a tranquilidade de chegar em casa do trabalho mais cedo, realizar essas atividades com tranquilidade e, após um momento de descanso, pegar firme nos estudos, tornando o aprendizado mais produtivo e estimulante.

3. Ter mais tempo com a família e com os amigos

Estar fora de casa o dia todo e ver família somente na hora de acordar e dormir pode trazer sérios prejuízos ao convívio, afinal, quem não precisa de contato humano, uma boa conversa e o famoso tempo de qualidade? Uma graduação presencial dificulta viver momentos assim numa frequência satisfatória.

Essa é outra das razões pelas quais muitas pessoas se decidem pela graduação a distância. Ter mais tempo para ficar com a família e com os amigos — quer dizer, para cultivar suas relações afetivas —, sem abrir mão dos estudos, faz toda a diferença na sua qualidade de vida e na motivação para seguir adiante em sua formação.

4. Aprender no seu ritmo

Se você tem que ir à faculdade todos os dias, das 19h às 22h, por exemplo, sua agenda fica bloqueada nestes dias e horários até que você termine o curso, o que pode levar 4, 5 anos ou mais. É um compromisso de longo prazo que, se não cumprido à risca, compromete seu desempenho e impede a conquista do seu diploma.

Eis mais uma das vantagens da graduação a distância, pois quem dita o ritmo dos seus estudos é você! É possível estudar meia hora todos os dias, 1 hora 3 vezes na semana ou deixar o combo de estudos para o final de semana.

Isso significa mais flexibilidade para que você aprenda conforme é possível dentro do seu estilo de vida!

5. Interagir com mais pessoas

Na educação a distância, você pode conhecer pessoas de outras localidades e formar uma rede de contatos bastante diversificada, o que pode abrir portas para outras interações. De fato, é possível fazer muitas amizades e até conquistar vagas de emprego em outras cidades por meio de conexões valiosas feitas na internet.

Indo além do contato com os colegas, as plataformas de EaD costumam trazer diversas ferramentas de interação que estimulam os estudos e o aprendizado, como fóruns, redes sociais internas, grupos de estudos e até iniciativas científicas.

6. Internacionalizar sua experiência

A educação a distância já está bastante difundida em todo o mundo, o que é uma excelente oportunidade para quem deseja internacionalizar o currículo. Com conhecimento de outros idiomas, como inglês ou espanhol, você pode fazer uma parte da sua graduação até mesmo em outros países, conquistando experiências únicas de aprendizado.

A troca cultural é uma fonte inesgotável de conhecimento, e você pode fazer amizades que facilitem até mesmo sua ida para outros países. Além do mais, você constrói um currículo rico e diferenciado!

7. Pagar o que cabe no seu bolso

Sabemos que o ensino presencial exige um investimento bastante alto, o que se reflete em mensalidades que, muitas vezes, não cabem na realidade financeira dos alunos. Isso pode ser facilmente contornado com a opção de um curso a distância, pois a infraestrutura de ensino é única e as aulas podem ser replicadas para milhares de alunos ao mesmo tempo.

Aliando uma graduação a distância às facilidades de não precisar ficar se deslocando a todo momento, o aluno economiza um valor importante para a manutenção da sua vida pessoal e profissional!

8. Usufruir de qualidade igual à do ensino presencial

Muita polêmica e desconfiança surgiram quando a EaD começou a se expandir, mas a verdade é que se a instituição escolhida é séria e de qualidade, seu curso será tão valorizado quanto um presencial. Os professores são os mesmos, os conteúdos também. O que muda é a forma de transmitir o conhecimento, que pode ser bem mais vantajosa, já que, além das vantagens que você já conhece, o aluno tem acesso a recursos que não estão disponíveis na sala de aula tradicional.

Enfim, seu diploma será igualzinho ao diploma do ensino presencial, evitando qualquer tipo de discriminação. Agora, quais são suas desculpas para não voltar a estudar?

Fazer uma graduação só depende de você. Siga em frente! E para contar com o nosso apoio, não deixe de nos seguir pelo Facebook e LinkedIn!