Connect with us

Carreiras na Pós

Saiba como é a atuação profissional na área de Contabilidade Pública!

contabilidade pública

A área de Contabilidade Pública é uma excelente oportunidade para o profissional formado em Ciências Contábeis que deseja ampliar seus conhecimentos e se desafiar na profissão. Nesse ramo, é preciso ter versatilidade, amplo conhecimento em diversos campos da contabilidade e habilidades variadas para lidar com pessoas e recursos. 

Por isso, neste post, te explicaremos como funciona a Contabilidade Pública, quais são as atividades desenvolvidas, média salarial e competências necessárias ao profissional que deseja atuar nesse setor. Além disso, você vai aprender também quais são as oportunidades e como começar a atuar nessa área tão importante para a sociedade. Continue a leitura e confira!

Como é a área de Contabilidade Pública?

A formação em Ciências Contábeis abre um amplo leque de oportunidades, entre elas podemos destacar a Contabilidade Pública. Essa área é focada na gestão do patrimônio público, envolvendo administração direta e indireta. 

Contudo, esse tipo de administração se diferencia da contabilidade privada, visto que é focada exclusivamente em gerir recursos para investir em melhorias para a sociedade. A contabilidade privada atua com vista em aumentar a lucratividade e gerar retorno financeiro à empresa e aos investidores. 

Quais são as atividades desenvolvidas pelo profissional da área?

Dentro do contexto do setor público, o contador vai coletar, acompanhar, registrar e fiscalizar bens, móveis e imóveis, e tudo o que estiver relacionado ao patrimônio público.

Além do mais, esse profissional tem a função de fornecer informações relevantes para os administradores e organizações a fim de economizar recursos sem deixar de contribuir com bens e serviços para a população. 

Vale lembrar que, ele também deve atuar na prestação de contas e até mesmo no suporte, analisando limitações e a aplicabilidade de determinadas verbas nas obras e ações sociais do Estado.

Quais são as oportunidades de atuação na área?

O profissional especialista em contabilidade e graduado em Ciências Contábeis conta com diversas oportunidades de trabalho no mercado atual e do futuro. Ele pode ingressar tanto na carreira privada quanto na pública. Contudo, nosso foco neste post é falar do contador público e suas características. 

Para ingressar nessa carreira, o contador pode fazer concursos municipais, estaduais ou federais. Veja a seguir os 11 principais cargos em que esse profissional pode atuar: 

  • Contador público;
  • Auditor público;
  • Contador perito;
  • Analista em Ciências Contábeis;
  • Analista Ministerial (Ministério Público de Contas);
  • Analista público de finanças e controle;
  • Analista administrativo em contabilidade;
  • Analista público de finanças;
  • Analista superior contador;
  • Contador previdenciário;
  • Analista público previdenciário.

Você deve estar curioso quanto às formas de ingresso no serviço público, certo? Saiba que existem duas maneiras: por meio de cargos de confiança ou processo seletivo. A segunda opção é a mais indicada, visto que não depende de indicação política e garante estabilidade ao servidor, diferente do cargo de confiança.

Qual a média salarial de quem atua na Contabilidade Pública?

Em geral, os profissionais dessa área contam com uma boa remuneração. Segundo o portal Salário, a média salarial para o contador concursado é de R$5.008,48 para uma jornada de 38 horas semanais. Esses dados foram obtidos considerando a média de 174 remunerações de profissionais contratados para concursos públicos de órgãos municipais, estaduais e federais. 

Ainda de acordo com o portal Salário, esse profissional pode atuar também como professor e sua remuneração é, em média, de R$4.039,31 para uma jornada de trabalho de 28 horas semanais. Por ser uma cidade com uma vasta população e com grandes empresas, São Paulo é a capital que oferece maior quantidade de vagas para o professor de Contabilidade Pública.

Quais são as competências exigidas do contador?

Esse profissional deve ter um perfil generalista, ou seja, ele deve entender um pouco de cada área para fazer um serviço com eficiência. Veja a seguir as principais características que esse profissional deve ter e desenvolver ao longo de sua carreira:

  • raciocínio lógico;
  • familiaridade com os números;
  • disciplina;
  • organização;
  • visão analítica;
  • entendimento sobre controle público;
  • postura ética e valores morais sólidos, pois, sem isso, esse profissional pode trazer impactos bastante negativos a si mesmo e à sociedade; 
  • habilidades de consultoria, caso queira ir além e trabalhar como consultor público, por exemplo.

Vale ressaltar que o contador público precisa ter em mente que essa é uma carreira com uma enorme responsabilidade social. Por isso, além de ética e responsabilidade, ele deve ter pleno conhecimento de todas as peculiaridades pertinentes ao cargo, incluindo conhecimentos avançados em administração, tributação, previdência, políticas, captação de recursos e gerenciamento de dívidas.

Outra característica extremamente importante que o profissional da área da Contabilidade Pública deve ter é a transparência. Afinal, ele é responsável também por prestar contas à sociedade sobre o uso de recursos e investimentos públicos.

Como atuar na área?

Como já mencionado, esse profissional precisa ter conhecimento de várias áreas da contabilidade e, muitas vezes, somente a graduação não é o suficiente. Por isso, é preciso investir em uma especialização, como cursos ou até mesmo uma pós-graduação em Contabilidade Pública.

Também é preciso estudar bastante, visto que estar em constante atualização é sempre um excelente investimento profissional. Lembre-se que isso torna o contador competitivo e o ajuda a se diferenciar no mercado de trabalho.

Além do mais, profissionais com pós-graduação têm vantagens também ao prestar concursos públicos. A especialização aumenta a pontuação final do candidato e pode ser um diferencial importante.

Como você viu ao longo deste texto, a Contabilidade Pública é um setor com diversas oportunidades dentro da área de Ciências Contábeis. Contudo, para começar a trabalhar nesse ramo, é preciso ter habilidades e características específicas para prestar um serviço de qualidade e eficiência à população. Para isso, é preciso buscar especialização e atualização constante, por meio de cursos e pós-graduações. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Não perca tempo e entre em contato conosco. Vamos ajudar você a entrar nessa área e ter sucesso nesse mercado tão promissor!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD