Connect with us

Carreiras na Pós

Empreendedorismo contábil: o que saber para atuar nessa área

empreendedorismo contabil

Em comparação a 2020, o Brasil subiu duas posições no ranking global de empreendedorismo; ficando em 5º lugar em 2021. Isso demonstra que o brasileiro ainda vê o negócio próprio como um objetivo para realizar sonhos, ganhar independência e trabalhar por conta própria. Assim, pessoas de diversas áreas podem seguir a mesma ideia, como no caso do empreendedorismo contábil. 

Neste post, você vai entender o que é essa modalidade, seu foco e as oportunidades. Também verá o que faz um empreendedor contábil, qual seu salário e como você pode começar a atuar. Por fim, entenda de que forma uma pós-graduação na área faz toda a diferença. Boa leitura! 

Afinal, o que é empreendedorismo contábil?  

O empreendedorismo contábil é uma das tendências da contabilidade. Afinal, cada vez mais pessoas buscam empreender. Dessa forma, ele se aplica de duas maneiras: você empreendendo em seu próprio negócio ou ajudando outros a empreender, por meio de suas habilidades em contabilidade. 

O foco do empreendedorismo contábil 

Dessa maneira, o foco desse tipo de empreendedorismo, quando pessoal, é criar e pôr o seu próprio escritório de contabilidade em funcionamento, seja de forma física ou online. Já em relação a clientes que começam a empreender ou já têm uma empresa, o objetivo maior é auxiliá-los nas demonstrações contábeis, além de outros serviços que um contador pode realizar, como a consultoria empresarial.

Quais as tendências e oportunidades? 

Para si mesmo, o trabalho do empreendedor contábil é prestar o serviço de contador para clientes por meio de sua empresa. Dessa forma, ele mesmo precisa assumir esse posicionamento e começar o seu negócio, dentro das exigências de sua profissão e da maneira como pode atuar. Por exemplo, um contador não pode se enquadrar na categoria MEI, então precisa abrir outro tipo de empresa. 

Já em relação aos seus serviços, existem diversas áreas de atuação da contabilidade em que você pode trabalhar. Aliás, nos últimos tempos têm surgido oportunidades diferentes. Por exemplo, você pode fazer a contabilidade tradicional de empresas e até órgãos públicos prestando serviço, como também oferecer consultoria para quem tem ou quer começar um novo negócio. 

Além disso, pode atuar ensinando novos contadores com a sua experiência, inclusive usando as redes sociais e plataformas online para desenvolver cursos. Outra opção é se especializar em nichos, por exemplo, fazer a contabilidade de profissionais que têm ganhado destaque e muitas vezes recebem pagamentos do exterior, como influencers, youtubers e artistas. 

Qual é o salário no empreendedorismo contábil e como atuar? 

Segundo a plataforma de vagas Catho, o salário de um contador é, em média, R$ 3.868,25, podendo alcançar valores maiores, dependendo do cargo em regime CLT. Já no caso do empreendedor contábil, a remuneração pode variar dependendo do seu nicho de atuação, tempo de experiência e tipo de serviço.

Por exemplo, em uma consultoria, quanto mais especializado você for, maior será o valor cobrado. Por sua vez, na contabilidade de uma grande empresa, a mesma regra se aplica; especialmente se o trabalho for difícil e complexo. 

Sendo assim, as oportunidades de criar uma carreira bem sucedida no empreendedorismo contábil são muitas. Mas, para isso, é preciso saber como atuar nessa área. A seguir, veja algumas dicas fundamentais para começar! 

Desenvolver certas competências 

Você pode dominar a área de contabilidade, mas para administrar o seu negócio precisa ir além das finanças. Nesse caso, vale a pena desenvolver várias competências, a fim de que seja possível cuidar de cada aspecto da empresa.

Por exemplo, aprender sobre marketing ajuda a se posicionar de forma física e online; expandindo o alcance. Já estudar gestão de pessoas garante que você possa liderar melhor uma equipe. 

Fazer um planejamento 

Para se tornar um empreendedor contábil é preciso planejamento. Afinal, muitos negócios começam e são encerrados pouco tempo depois, por falta de uma base sólida. Sendo assim, se você quer ter o seu próprio negócio de contabilidade, é importante entender como uma empresa funciona e de que forma posicioná-la no mercado. 

Assumir o papel de empreendedor 

Muitas pessoas querem começar o seu negócio, mas adiam o momento procurando ganhar experiência e se profissionalizar mais. É claro que isso é importante, mas é fundamental também começar, mesmo com alguns erros e inseguranças. Afinal, você sempre vai lidar com eles e, quanto mais cedo iniciar a sua empresa, mais autoridade ela ganha no mercado com o tempo.

Identificar oportunidades de mercado 

Também é preciso identificar oportunidades de mercado e procurar explorá-las. Por exemplo, trabalhar com nichos pode facilitar a sua atuação e fortalecer a sua empresa ao torná-la referência no segmento. Já atender cada cliente de forma única, e oferecer como serviço o que ele procura, são outras maneiras de se destacar e alcançar a fidelização do consumidor. 

Ter um plano de negócios 

Você precisa de um plano de negócios para fazer a sua empresa funcionar, ou para prestar um serviço melhor ao consumidor. Nesse caso, vale seguir algumas dicas, como: 

  • use a tecnologia a seu favor; 
  • automatize processos básicos; 
  • determine os serviços e produtos que vai oferecer; 
  • conheça e acompanhe os nichos com os quais vai trabalhar; 
  • defina as plataformas onde você vai atuar online, como redes sociais; 
  • estabeleça um preço justo; 
  • faça uma estratégia de marketing sólida.

Por que fazer uma pós-graduação em empreendedorismo contábil? 

Além de tudo isso, é essencial continuar aprendendo. Sendo assim, se especializar na área de empreendedorismo contábil é o melhor jeito de entender como agir nessa área, seja para você ou para os seus clientes. 

Portanto, é preciso procurar uma especialização de qualidade, que atenda às suas necessidades e ajude você a ter uma boa base para começar e se posicionar no mercado. Assim, você pode escolher o MBA em empreendedorismo contábil da Unyleya; que conta com professores renomados, grade de cursos completa e ensino EAD de referência para você se tornar especialista.

Com novas possibilidades de trabalho surgindo, o empreendedorismo contábil é uma tendência para os profissionais dessa área. Por meio dele, você pode criar a sua empresa e ajudar outros empreendedores a começarem ou manterem seus negócios. Mas, para oferecer bons serviços e se destacar em sua carreira, é preciso começar se especializando na área, com os cursos de pós-graduação da Unyleya.

Quer saber como funciona o MBA em empreendedorismo contábil da Unyleya? Não perca mais tempo e acesse o site

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.