Connect with us

Guia de Carreiras

Cursos de curta duração: uma alternativa poderosa para se capacitar

Muitas pessoas têm dúvidas se vale a pena investir nos cursos de curta duração, especialmente se o período menor de estudo não representaria uma desvantagem. Afinal de contas, será que existe alguma diferença em relação às disciplinas mais longas?

Na verdade, como será demonstrado mais à frente, o que existe são dois segmentos distintos, cada um com seus objetivos e oportunidades. Logo, o interessado deve analisar a própria situação e escolher de acordo com o que melhor atende às suas necessidades.

Sendo assim, continue a leitura para entender um pouco mais sobre as diferentes portas de entrada no ensino superior. Assim, você saberá qual opção se ajusta às suas demandas e tomará uma decisão informada!

O que são cursos de longa duração?

Como regra, os cursos com duração de 4 a 6 anos buscam a inserção do estudante em uma determinada área do conhecimento. O aluno é apresentado a uma visão abrangente sobre as questões de uma disciplina, o que, muitas vezes, é complementado com estágios e atividades práticas voltadas para o mercado de trabalho.

A ideia é que, a partir da formação, o profissional construa as bases para assumir qualquer posição dentro de um segmento, embora, por vezes, haja a necessidade de complementação do estudo em níveis mais avançados. Por exemplo, a Graduação em Direito fornece as bases para ser juiz, promotor, advogado, analista judicial etc.

Por isso, ainda que para exercer um cargo específico ou mais elevado seja necessário se especializar, como em pós-graduações ou residências, as linhas gerais do conhecimento foram construídas durante a faculdade.

Vale ressaltar que, em algumas áreas, não há coincidência de assuntos com os tecnólogos, logo, o profissional se verá obrigado a realizar o bacharelado para atuar no segmento. No entanto, na ampla maioria dos casos, existe a necessidade de decisão entre a formação mais geral e a mais específica. 

O que são cursos de curta duração?

Os cursos de 2 a 3 anos de duração se diferenciam por serem mais específicos. Em vez de criar as bases gerais para atuação em uma área do conhecimento, o foco se volta para um conjunto determinado de competências. Logo, é uma formação mais voltada para o aspecto prático do profissional.

Nesse sentido, o estudante normalmente já inicia os estudos com uma visão clara das atividades que exercerá no futuro. Por exemplo, enquanto o curso de Ciência da Administração, de 4 anos, é mais geral, cursos de gestão pública, gestão ambiental, gestão de RH e gestão hospitalar são mais direcionados para uma grupo específico de funções.

É importante dizer que a modalidade não se confunde com a formação de nível técnico, ainda que, em muitos casos, seja chamada de tecnóloga. O diploma recebido será o de nível superior, como nas graduações mais longas.

Outra diferença diz respeito aos cargos ocupados pelos profissionais. Os colaboradores de nível técnico, normalmente, estarão mais restritos aos cargos operacionais, enquanto as funções de liderança e coordenação exigirão o nível superior. Então, o segredo é conhecer as vantagens para fazer a escolha certa.

Quais são os benefícios dos cursos de curta duração?

A opção pelos cursos de curta duração apresenta certos benefícios, que podem justificar a opção em relação à formação mais longa. A seguir, entenda os motivos que levam as pessoas a optarem pela modalidade.

Aumentar o conhecimento em um tempo menor

O primeiro benefício é rapidamente estar pronto para colocar os novos conteúdos em prática. Isso permite, muitas vezes, a melhoria do desempenho na própria função ou a busca por um novo posicionamento de maneira mais imediata.

Desenvolver habilidades práticas

O foco dos cursos de curta duração é desenvolver as competências para o desempenho de um conjunto específico de atividades. Consequentemente, o ensino favorece o aspecto prático e a criação de habilidades técnicas.

Entender o mercado  

O conhecimento obtido fornecerá uma compreensão mais adequada das exigências do mercado e, principalmente, da demanda para os próximos anos. Afinal, o corpo docente, em geral, é composto de profissionais experientes, e isso se reflete na orientação oferecida ao longo do curso, bem como nos materiais didáticos.

Fazer networking

Outra oportunidade é ampliar a rede de contatos. Além de professores e outros profissionais que frequentam as faculdades, os alunos estabelecem vínculos entre si, logo, com as pessoas que atuarão no mercado de trabalho.

Terminar o curso mais rapidamente

A duração do curso também é uma vantagem. Afinal, ao receber um diploma de nível superior em 2 ou 3 anos, o profissional pode acessar oportunidades mais rapidamente, como vagas de emprego, promoções, cursos de pós-graduação etc.

Aumentar os rendimentos

Os cursos de curta duração, por fim, são uma opção para quem pretende um aumento imediato da remuneração. Nesse sentido, muitas pessoas utilizam a formação como uma espécie de trampolim para atingir uma situação mais favorável momentaneamente, criando condições para alcançar outras posições no futuro.

Qual é a melhor opção?

Mesmo diante de tantos benefícios, é importante deixar claro que não há uma diferença de qualidade entre os cursos curtos e longos, mas de finalidade. Por isso, você deve avaliar as vantagens oferecidas para encontrar a modalidade mais compatível com suas demandas.

Nesse sentido, procure informações nas páginas dos cursos para conhecer os tópicos abordados, o período de estudo e os custos envolvidos. Assim, é possível compreender os benefícios das alternativas disponíveis.

Igualmente, identifique as oportunidades, como promoções, vagas de seu interesse, aumento de remuneração no cargo atual, segmentos em alta etc. Essas informações formam um quadro geral sobre mercado e sobre as vantagens de cada modalidade em um futuro próximo.   

Por fim, pense em como o curso se encaixaria no seu plano de carreira, naquilo que você deseja para os próximos 5, 10 anos. Ao entender o todo, será mais fácil escolher a opção que oferece as melhores condições para concretizar objetivos.

Com essas medidas, você saberá se os cursos de curta duração são a alternativa ideal para obter o seu diploma de ensino superior. Não deixe, portanto, de avaliar com bastante cautela.

Para conhecer as opções disponíveis, entre em contato com a nossa equipe! A Faculdade Unyleya oferece ótimas soluções também para quem deseja uma formação mais célere.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD