Guia de Carreiras

Por que a pós-graduação híbrida é ideal para você

Quer se especializar, mas não dispõe de muito tempo para se comprometer com aulas presenciais? Tem pesquisado sobre cursos a distância, mas não sabe se conseguiria se encaixar nessa modalidade de estudo? Se sua resposta foi sim para essas perguntas, então a pós-graduação híbrida pode ser a solução para obter a sua qualificação. Leia o texto e entenda o que diferencia uma pós-graduação híbrida e por que ela é ideal para você.

O melhor dos dois mundos

Nem o estudo 100% presencial, nem o estudo 100% a distância. Quem opta pela pós-graduação híbrida opta por autonomia, sem perder as trocas de saberes diretas com os colegas de curso e com os professores.

Pense bem, quantas vezes, durante a sua vida acadêmica, no colégio ou na graduação, você esteve em uma aula que julgou desnecessária? Aquela aula sem foco ou ritmo em que você preferiu simplesmente ir para casa e estudar sozinho. Pois bem, essa é uma realidade inexistente numa pós-graduação híbrida, já que os encontros presenciais são mais raros e aguardados. A pós-graduação híbrida exigirá de você o mesmo comprometimento – ou até maior – que uma pós-graduação a distância, em termos de disciplina e organização. E, em geral, você realmente estudará sozinho, só que com o privilégio de solidificar o conhecimento em grupo, debater, questionar, desmitificar e, quem sabe até, refutá-lo.

Um novo jeito de estudar

O mais interessante em um curso de pós-graduação híbrida é que esse modelo de aula-aluno-professor, na verdade, não existe. Por isso, é um modelo completamente inovador que é representado pelo que chamamos de “sala de aula invertida”. O tal professor é, em atitude, um facilitador de conhecimento. Os alunos são aqueles que estudam em casa, podem refletir sobre o conteúdo e chegam ao encontro para esclarecerem as lacunas e as dúvidas geradas. Não há quem simplesmente se sente em sala de aula e se submeta a um quadro em que um professor apresenta determinado conteúdo. Não há ouvintes sendo conduzidos por uma única pessoa. Em vez disso, há uma construção conjunta de conhecimento, instigando sempre o senso crítico e analítico de cada estudante.

Poderíamos, então, dizer que se trata mais de um grupo de estudos do que de uma aula tradicional. Ninguém chega a um grupo de estudos para ler o capítulo de um livro. O comum é que a leitura já tenha sido feita, as dúvidas tenham sido anotadas e que cada um acrescente com a parte que entendeu e se identificou, com as referências pessoais que vieram à tona durante o estudo etc. O aluno vira professor e vice-versa, de modo que é impossível participações apáticas durante os encontros.

Perfil do aluno

Se você pretende desenvolver o seu senso crítico, a sua disciplina, a autoconfiança em seus conhecimentos, o poder de argumentação, e, ao mesmo tempo, quer ter autonomia e organizar o tempo de acordo com o seu dia-a-dia, a pós híbrida é a especialização certa para você.

Trata-se, portanto, do convívio necessário, com a distância necessária. O tempo certo para todos os seus compromissos. Uma educação moderna para quem quer fazer a diferença no mercado de trabalho, e claro, com o devido reconhecimento do Ministério da Educação – MEC.

Pesquise qual é a especialização certa para você, aposte neste modelo e terá muito sucesso em sua carreira.

Bons estudos!