Saiba como ser efetivado no estágio profissional em 7 passos

  • 16/maio/2017

Saiba como ser efetivado no estágio profissional em 7 passos

Conseguir um estágio profissional na sua área de atuação é o primeiro passo para traçar um plano de carreira. Afinal, esse será o contato inicial com a sua futura profissão. É o momento em que você poderá colocar em prática todo o aprendizado recebido durante as aulas para ter certeza de estar no caminho certo.

Além disso, o estágio pode abrir as portas para o primeiro emprego, já que muitos estagiários são contratados como funcionários efetivos após um período de experiência. Para tanto, você deve mostrar disposição e se destacar no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, no post de hoje daremos 7 dicas de como você pode melhorar a desenvoltura profissional durante o estágio e garantir sua efetivação! Vamos lá?

1. Mostre comprometimento

Se você deseja se tornar um funcionário efetivo, é fundamental levar o estágio a sério. Muitos acreditam que estagiários não possuem tanta responsabilidade e trabalham com atividades de menor importância, mas isso não é verdade. Geralmente, as companhias tendem a efetivar um funcionário que foi treinado, conhece a cultura da empresa e as demandas do departamento e já está bem adaptado ao fluxo de trabalho.

Por isso, não subestime o seu lugar na empresa e procure gerar resultados positivos. Trabalhe de acordo com a carga horária, execute todas as tarefas — mesmo aquelas mais maçantes — e mostre dedicação e esforço para convencer o seu supervisor de que você tem capacidade para exercer o cargo.

Uma boa dica é se oferecer para realizar outros tipos de atividades e mostrar-se engajado. Mas, atenção! Só faça isso quando você estiver tranquilo e evite o acúmulo de trabalho. Caso contrário, você pode acabar se sobrecarregando e atrasando os prazos de entrega. Então, é importante respeitar o seu ritmo.

2. Vista-se adequadamente

Atente-se ao dress code da empresa. Se ela pedir roupas mais formais, então, siga as regras e se adapte ao perfil exigido, pois você também será avaliado quanto a esse quesito. Lembre-se: manter uma boa aparência no ambiente de trabalho faz parte do marketing pessoal.

O modo como você se veste exerce uma grande influência na percepção que as outras pessoas têm de você. Por isso, opte por vestimentas que demonstram autoconfiança, profissionalismo e credibilidade. Preze pela sua imagem e cause uma boa impressão.

Dessa forma, os supervisores perceberão o seu esforço em fazer parte da empresa. Você até pode pensar que essa questão é superficial, porém, acredite: nessa hora, o vestuário diz muito sobre você.

3. Seja sociável

É essencial manter um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho e fazer parte da equipe. Conhecer as pessoas que trabalham com você e prezar pelo bom convívio e pela harmonia no ambiente laboral aumentam a produtividade.

Isso não quer dizer que você precisa falar sobre a sua vida e ser amigo íntimo de todos. Porém, manter-se próximo da equipe — e de seus supervisores — é fundamental para fazer uma network de qualidade.

Pense que você vai estagiar com pessoas mais experientes e que podem ser de grande influência, o que lhe permitirá um maior aprendizado. Você poderá solucionar problemas, trocar experiências e sanar dúvidas, além de desenvolver uma habilidade essencial para qualquer profissional: a cooperação.

4. Organize seu tempo

É necessário aprender a gerenciar o tempo e manter um bom nível de organização. Não apenas porque você deve cumprir prazos, mas também para mostrar que, apesar de estar em início de carreira, você já tem maturidade o suficiente para lidar bem com o seu papel na empresa. Isso, certamente, aumentará as suas chances de ser efetivado.

De acordo com a lei, um estagiário não pode trabalhar mais do que 6 horas por dia. Portanto, é importante usar esse tempo a seu favor. Gerencie as tarefas a serem realizadas e mantenha organizado o seu local de trabalho. Isso vai ajudar você a construir uma imagem positiva de sua pessoa.

5. Peça feedback

O feedback é um ponto importante para qualquer profissional, seja efetivo ou estagiário. Portanto, não hesite em pedir informações sobre o seu desempenho ao supervisor ou gerente. Dessa maneira, você saberá quais são os seus pontos positivos e quais habilidades você precisa aperfeiçoar.

Não tenha medo de ouvir uma resposta negativa, afinal, você começou a estagiar justamente para adquirir maior experiência, não é verdade? Isso vai mostrar ao seu chefe que você tem vontade de crescer profissionalmente e consegue lidar bem com as críticas — necessárias em qualquer função exercida, não importa a hierarquia.

6. Seja proativo

A proatividade é uma característica imprescindível para que um estagiário seja efetivado, principalmente devido à alta competitividade do mercado. Sem dúvidas, a empresa procura por alguém que se destaque na realização das tarefas, apresente soluções inovadoras para os processos e tenha vontade e iniciativa para solucionar os problemas e aprender cada vez mais.

Nesse sentido, uma dica é: além de ser proativo, saiba aceitar as orientações de seus superiores. Tudo bem você querer se mostrar eficiente, porém, por mais confiante que esteja, mostre-se atento ao receber um direcionamento dos seus colegas e esteja disposto a desenvolver suas habilidades profissionais com a ajuda deles.

Além disso, aprenda a não ter medo de fazer perguntas. Isso não significa despreparo para exercer uma função. Pelo contrário: perguntar sobre os processos para tirar suas dúvidas, além de mostrar humildade e interesse sobre a profissão.

7. Valorize a aprendizagem

Mesmo que a sua maior preocupação seja tornar-se um funcionário efetivo, eis aqui um bom conselho: foque o seu estágio na aprendizagem. Concentre-se em aproveitar a vivência e as oportunidades oferecidas dentro da empresa.

Esse é o momento ideal para você analisar a carreira que escolheu seguir de uma outra perspectiva. Afinal, durante o estágio profissional você vai se identificar com a rotina da profissão. Portanto, sendo efetivado ou não, dê valor a esse período e tenha em mente que essa experiência refletirá positivamente no seu futuro, pois você sairá dela com muito mais segurança e conhecimento.

Gostou dessas dicas? Que tal conferir outros conteúdos como este e se manter informado sobre o universo acadêmico e profissional? Basta curtir nossa página no Facebook! Até a próxima!






Nosso App

Nossas Redes Sociais