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As 8 principais competências de um gestor e como desenvolvê-las

Sonha em alcançar cargos de gestão? Então fique por dentro de 8 competências de um gestor que você precisa ter e como desenvolvê-las!

Gerenciar um negócio, de qualquer porte ou segmento, é um desafio. É preciso lidar com mudanças de cenário constantes, com pessoas e saber trabalhar com estratégia. Nesse sentido, é necessário apresentar as competências de um gestor para fazer um trabalho de qualidade.

Diferentemente do que muitos podem pensar, aquela visão de um líder “mandão” ficou no passado: é preciso estar junto da equipe, valorizar os colaboradores e atuar em sintonia com esse time para alcançar bons resultados.

Inserir aqui um gif de Miranda, do Diabo Veste Prada

Ficou curioso para saber quais são as 8 habilidades principais para ser um bom gestor e como desenvolvê-las? É só conferir o post que preparamos para você!

1. Capacidade analítica

O gestor precisa analisar dados e informações para só então saber qual é a melhor estratégia que deve ser tomada. Aqui não se trata apenas de analisar números, mas também de ter um olhar para os prós e contras na hora de fazer uma negociação, realizar um investimento e até no momento de contratar alguém para a equipe.

competências de um gestor

Para desenvolver a capacidade analítica, é necessário:

  • ser observador;
  • fazer um bom planejamento, estabelecendo metas que possam ser alcançadas;
  • ser organizado;
  • ficar de olho nas principais mudanças na economia e em seu segmento de mercado;
  • trabalhar com foco nos detalhes antes de agir ou de tomar qualquer decisão.

Saber escutar diferentes pontos de vista da equipe também é uma atitude importante para ajudar nessa questão.

2. Boa comunicação

Quando se fala nas competências de um bom gestor, é fundamental incluir a boa comunicação. O profissional precisa saber como transmitir com clareza as suas ideias em uma reunião, na conversa com a equipe e fornecedores e, inclusive, na hora de escrever um e-mail.

competências de um gestor

É uma habilidade que vai permitir ainda delegar tarefas sem que haja mal-entendidos, ajudar a como dar feedback, auxiliar no momento de fazer uma negociação e também nas situações em que o gestor vai mediar algum conflito entre as pessoas da empresa.

Comunicar-se bem é uma competência que pode ser adquirida com a experiência de trabalho, com muita leitura (para aprender a escrever de maneira correta) e também com a realização de cursos — como os de oratória.

3. Proatividade

Para realizar um trabalho diferenciado de gestão, é preciso melhorar a produtividade. Para isso, a equipe precisa estar motivada e quem tem o papel de inspirar esses profissionais é justamente o gestor.

É ele quem vai dar o exemplo para o time e trazer dinamismo para o dia a dia, tendo um perfil profissional proativo.

competências de um gestor

O que isso significa? A proatividade ocorre quando a pessoa sabe tomar iniciativa, não tem medo de se arriscar e por isso topa desafios. É também a capacidade de antever cenários, agindo antes para evitar um problema maior.

Você desenvolve essa competência ao conhecer todos os setores da empresa, ao se aproximar dos colaboradores, cultivando um bom relacionamento interpessoal, e ao ficar de olho nas oportunidades e ameaças do seu segmento de atuação.

4. Determinação e confiança

Acho que todo mundo sabe que gerenciar um negócio envolve uma série de riscos. Por isso, entre as competências de um bom gestor está a determinação e confiança para ter uma postura firme, para correr atrás dos objetivos e também para tomar decisões com segurança.

É preciso acreditar em seu trabalho mesmo diante de uma crise econômica ou da chegada de um novo concorrente, transmitindo essa confiança para todos da equipe.

5. Trabalho em equipe

Ninguém vai alcançar bons resultados sozinho, nem mesmo o gestor. Assim, é essencial trabalhar bem em equipe, de forma a valorizar os talentos para que cada um possa dar o seu melhor nos projetos.

competências de um gestor

Um trabalho de gestão de qualidade incorpora também a cultura do intraempreendedorismo, permitindo que seu time possa usar a criatividade e “pensar fora da caixa”, ou seja, desenvolvendo soluções inovadoras para o sucesso do negócio.

Para isso, é importante que o gestor esteja sempre próximo dos profissionais, escute o que eles têm a dizer, desenvolva a empatia e também tenha o compromisso de sempre zelar pela harmonia no clima organizacional.

6. Papel de decisão

O gestor lida com muitos desafios e um deles é o papel de dar a palavra final em diferentes situações. Dessa maneira, uma de suas características é justamente o papel de decisão, o que exige ter uma boa capacidade analítica, como já destacamos, e também demonstrar segurança em suas ações.

Nesse ponto, o profissional precisa ter uma visão estratégica e bastante conhecimento do nicho no qual atua para que possa tomar decisões consistentes.

7. Resiliência

A resiliência está entre as principais competências de um gestor. É a capacidade de conseguir enfrentar a pressão do trabalho sem se abater, ou seja, sem prejudicar o andamento de suas atividades ou sua carreira.

Para isso, é necessário manter o equilíbrio emocional para se relacionar com as pessoas e saber como controlar os impulsos no momento de tomar uma decisão. Dessa maneira, é possível lidar com as frustrações, feedbacks negativos e cenários desfavoráveis com mais sabedoria, entendendo que cada erro ou obstáculo pode servir de aprendizado no futuro.

8. Disposição para aprender

Falando em aprendizado, o gestor precisa se manter atualizado em sua área e estar aberto para novos conhecimentos. Sendo assim, é necessário acompanhar livros, revistas e outras publicações do setor, participar de eventos do segmento e também fazer networking.

E, o principal, ficar de olho nos cursos de aperfeiçoamento profissional, especialmente os de pós-graduação, como o MBA e especialização, oferecidos na modalidade EAD (Educação a Distância). São qualificações que não podem faltar no currículo para que o profissional esteja a par das tendências de seu ramo e possa implementar melhorias no negócio.

Profissionais de diferentes áreas podem ter uma boa atuação na gestão. O importante é conhecer e desenvolver as competências de um gestor, realizando cursos de aprimoramento, como os de pós-graduação. Desse modo, você amplia seus conhecimentos e pode, inclusive, ter muito sucesso no empreendedorismo.

Gostou das dicas para impulsionar sua carreira? Compartilhe este post com seus amigos das redes sociais para que eles também saibam como se desenvolver profissionalmente a fim de realizar um trabalho diferenciado de gestão.

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