Connect with us

Carreiras na Pós

Enfermagem em Nefrologia: veja como funciona essa especialização

enfermagem em nefrologia

Fazer uma especialização de Enfermagem em Nefrologia é um passo importante para pessoas que atuam nessa área médica ou têm interesse em obter o conhecimento técnico relacionado.

Nefrologia é a área da Medicina que cuida das doenças renais. Os rins são órgãos do sistema urinário que têm uma função fundamental para o equilíbrio do organismo. São duas glândulas localizadas na cavidade abdominal, responsáveis por filtrar o sangue para eliminar impurezas que possam fazer mal ao organismo.

Com o grande número de pacientes com insuficiência renal que precisam de tratamentos específicos, como transplante ou diálise, há uma alta demanda por profissionais especializados. Portanto, é uma área de muitas oportunidades de carreira.

Leia mais e entenda por que e como se especializar!

Para quem é indicada a especialização de Enfermagem em Nefrologia?

Essa especialização é indicada para pessoas que se graduaram em Enfermagem, que já atuam no cuidado de pacientes com problemas renais ou que gostariam de começar a trabalhar nessa área.

Os profissionais da saúde são essenciais para a sociedade, de modo que é mais fácil encontrar trabalho. No entanto, as melhores oportunidades ficam para quem se dedica ao aprendizado contínuo, buscando sempre melhorar seus conhecimentos e competências.

A pós-graduação de Enfermagem em Nefrologia ajuda o profissional a conhecer mais a fundo os diagnósticos e tratamentos das enfermidades que acometem os rins, melhorando o atendimento aos pacientes renais.

Como funciona essa especialização?

Os cursos de especialização são do tipo pós-graduação lato sensu. O objetivo é se aperfeiçoar e adquirir conhecimentos em um tema ou área específica de sua graduação.

Veja como funciona a especialização de Enfermagem em Nefrologia!

Duração do curso

A carga horária do curso é de 360 horas, que são cumpridas em aproximadamente 10 meses. Ao longo desse período de estudos, o aluno passa por 9 disciplinas que totalizam 40 horas cada. Além disso, tem a carga referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que equivale a 60 horas, e é optativo nos cursos de especialização.

Modalidade de ensino

Você pode fazer a especialização de Enfermagem em Nefrologia na modalidade de Educação a Distância (EAD). Assim, as aulas são realizadas 100% online, dando mais flexibilidade para quem precisa encaixar uma rotina de estudos em um dia a dia já atribulado com trabalho e outras tarefas.

Não é de hoje que os cursos de graduação e pós-graduação EAD têm atraído o interesse de pessoas que querem prosseguir com seus estudos, mas não têm muito tempo livre para isso. Além da flexibilidade, essa modalidade tem vantagens como um menor custo e mais autonomia para assimilar os conteúdos.

Para facilitar a compreensão dos temas abordados, a interação com os professores acontece em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde também são disponibilizados os materiais em diversos formatos e ocorrem as atividades avaliativas.

Temas abordados

Na especialização de Enfermagem em Nefrologia, você vai aprofundar seus conhecimentos nos seguintes temas:

  • Assistência de Enfermagem ao Paciente Renal e em Home Care;
  • Cuidados de Enfermagem ao Paciente Renal Transplantado;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Enfermagem em Nefrologia;
  • Enfermagem em Unidades de Hemodiálise;
  • Epidemiologia e Vigilâncias em Saúde;
  • Gestão de Pessoas em Organizações Hospitalares;
  • Saúde Preventiva e Promoção da Saúde;
  • Suporte Básico de Vida e Socorro de Emergência.

Com base nesses conteúdos, você vai conhecer mais sobre assistência, tratamento e reabilitação de pacientes renais, aperfeiçoando o conhecimento teórico e as técnicas necessárias para uma atuação profissional de qualidade.

Como é o mercado de trabalho para um profissional de Enfermagem em Nefrologia?

Agora que você sabe como funciona a especialização, veja algumas informações sobre como atua o profissional de Enfermagem em Nefrologia e onde estão as oportunidades de trabalho. Para começar, saiba o quanto você pode ganhar trabalhando nessa área.

Salário 

A faixa salarial pode variar bastante, dependendo da região do país, do local de contratação (porte da empresa) e da jornada de trabalho. De acordo com dados sobre cargos e salários, o piso salarial do enfermeiro nefrologista fica em torno de R$3.600,00, enquanto o teto se aproxima dos R$6.500,00.

Atuação

A atuação na área de Enfermagem em Nefrologia é voltada para o tratamento e a reabilitação de pessoas com problemas renais, especialmente as que passaram por transplante de rim ou que fazem hemodiálise. 

Os profissionais participam no acolhimento, no acompanhamento e na terapia medicamentosa desses pacientes. De modo geral, as atividades englobam funções administrativas, educativas e assistenciais.

As atividades administrativas incluem, por exemplo, a elaboração e a revisão de protocolos terapêuticos, a organização de escalas de trabalho, entre outras. Essas atribuições são diferentes de acordo com o local de trabalho.

As questões educativas se referem às orientações ao paciente e aos seus familiares, além do esclarecimento de possíveis dúvidas. Já as funções assistenciais são as principais desempenhadas no dia a dia desses profissionais, pois dizem respeito à realização das intervenções de cuidado direto ao paciente, incluindo a manipulação e a assepsia dos equipamentos e instrumentos.

Oportunidades

Quem se especializa na área de Enfermagem em Nefrologia pode trabalhar em hospitais ou clínicas de tratamento específico para pessoas que precisam de hemodiálise. O profissional também pode ser contratado como enfermeiro particular, prestando cuidados exclusivos ao paciente, em sua própria casa ou em unidade hospitalar. Outra possibilidade está no ramo de consultoria especializada. 

Seja qual for o local em que você consiga uma oportunidade de trabalho, as competências técnicas e algumas habilidades pessoais são importantes para garantir o bom desempenho das atividades e enriquecer o perfil profissional — pontos que favorecem a consolidação da carreira.

Habilidades como empatia e capacidade de agir frente a situações delicadas, por exemplo, são necessárias no dia a dia em Enfermagem. Isso é ainda mais importante no acompanhamento de pacientes renais que se encontram fragilizados, visto que, muitas vezes, os tratamentos são longos e desgastantes. 

Como e onde fazer essa especialização? 

Se você gostou do que leu até aqui e tem interesse em não somente atuar com Enfermagem em Nefrologia, mas também ser um profissional de referência nessa área, faça uma pós-graduação que ofereça a capacitação teórica e técnica necessária. 

A Unyleya é reconhecida por proporcionar uma experiência rica aos alunos de graduação e especialização na modalidade EAD. Conta com um corpo docente bem preparado e qualificado, grade curricular completa e temas aprofundados para quem busca se especializar com o curso de Enfermagem em Nefrologia.

Quer saber mais sobre esse ou outros cursos? Entre em contato com a Unyleya e dê o próximo passo para o seu sucesso profissional! 

4.3/5 - (7 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD