Connect with us

Carreiras na Pós

Consultor de segurança: entenda como se tornar um

consultor de segurança

A segurança, em geral, é primordial para a qualidade de vida e o bem estar de toda a sociedade, pois sendo ela pública ou privada, envolve não só a proteção de bens e pessoas, como também a identificação e diminuição de potenciais riscos à segurança.

Com o aumento do uso da tecnologia no mundo, os crimes cibernéticos também vêm ganhando espaço. Por isso, o profissional da segurança da informação passou a desempenhar uma das funções mais importantes na sociedade atual.

No mundo digital, o conceito de cybersecurity visa combater ameaças virtuais, malwares e proteger a rede contra acessos não autorizados.

Neste post, você vai entender o que faz um consultor de segurança e qual a importância desse profissional. Além disso, vamos te contar como está o mercado de trabalho e dar dicas de como se tornar um. Continue a leitura e confira!

O que faz um consultor de segurança?

O consultor de segurança é um profissional que deve ter olho clínico e habilidades suficientes para prevenir riscos e sugerir soluções de segurança para os clientes, por meio de ações corretivas e preventivas.

Esse profissional pode trabalhar em diversos lugares, tais como em condomínios, indústrias, prédios governamentais, empresas privadas, bancos, instituições de saúde, entre outros.

No dia a dia, um consultor de segurança analisa informações, detecta vulnerabilidades e oportunidades para apresentar um projeto estratégico de soluções para segurança e impedir a ação de ameaças.

Uma nova forma de trabalhar e que está se popularizando cada vez mais é a consultoria online, a qual evita gastos desnecessários de tempo e dinheiro com deslocamentos. É interessante, também, por conta da comodidade e da flexibilidade de horários que essa modalidade permite.

Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

O mercado de trabalho para um consultor de segurança é muito promissor, pois seu trabalho está sendo cada vez mais buscado pelas empresas e oferece ótimas remunerações. Veja a seguir mais detalhes sobre as principais características dessa profissão.

Média salarial

A remuneração de um consultor de segurança varia de acordo com diversos fatores, tais como o nível de experiência do profissional, a área de atuação escolhida e a região onde vive, se mora na capital ou no interior, por exemplo.

As perspectivas salariais de um consultor de segurança são excelentes. Em geral, os vencimentos desse profissional são altos até mesmo no início da carreira, devido à importância de seu trabalho dentro das organizações.

De acordo com dados do portal Vagas, por exemplo, um consultor de segurança da informação ganha, em média, R$ 4.778,00, sendo a formação mais comum a graduação em Sistemas de Informação (Análise de Sistemas), podendo chegar a ganhar até R$ 7.698,00.

Oportunidades

Esse é um setor bastante amplo, sendo possível trabalhar tanto na esfera pública, quanto na privada. Além disso, é possível trabalhar também com informática e segurança da informação.

Para exemplificar, apenas na área de segurança privada, é possível trabalhar nos seguintes segmentos:

  • Vigilância Patrimonial: essa atividade é exercida em eventos sociais, estabelecimentos, comércios e indústrias, visando assegurar a integridade das pessoas e do patrimônio;
  • Escolta Armada: visa garantir a incolumidade de cargas durante seu transporte em rodovias e estradas;
  • Segurança Pessoal: incumbe-se de assegurar a integridade física das pessoas;
  • Transporte de Valores: tem o objetivo de defender cargas, com bens e valores, de possíveis riscos e ameaças por meio da utilização de veículos especiais (carro forte).

Áreas de atuação

Essa é uma área bem ampla e investir nela pode ser uma boa maneira de ingressar no mercado de trabalho, já que é um serviço necessário em diversos locais, tais como:

  • Condomínios residenciais e empresariais;
  • Indústrias;
  • Hotéis;
  • Instituições de ensino;
  • Estabelecimentos comerciais;
  • Bancos;
  • Instituições governamentais;
  • Hospitais;
  • entre outros.

Valer ressaltar que é possível também entrar nesse ramo abrindo a sua própria consultoria em segurança.

Como se tornar um consultor de segurança?

Para atuar como consultor de segurança, não é exigido, legalmente, uma formação específica. Entretanto, é importante ter conhecimentos técnicos sobre assuntos de gestão e de segurança.

Entretanto, caso você opte por abrir a sua própria empresa, saiba que existem muitas vantagens. Veja a seguir algumas delas.

Maior autonomia

Ao empreender, assim como em qualquer outro negócio, o consultor de segurança tem mais liberdade de horários e autonomia na tomada de decisões. Como consequência, isso facilita a organização do trabalho e auxilia na conciliação entre trabalho e estudo.

Liberdade para colocar suas ideias em prática

Quando você é dono do próprio negócio, é possível tirar as ideias do papel e colocá-las em prática. A inovação e a criatividade são diferenciais importantes no mercado e, se bem aproveitadas, podem melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e, assim, te destacar dos demais.

Potencial de crescimento

Por mais que, no início, seja mais difícil cuidar de uma empresa de consultoria em segurança, é provável que, com o passar do tempo, a empresa cresça e tenha um bom retorno financeiro.

Por isso, o ideal é seguir resiliente em busca dos seus sonhos e não desistir em qualquer adversidade que possa surgir no caminho.

Aumenta o networking

O contato com clientes e pessoas de outras áreas pode ser um boa oportunidade de ampliar o seu networking. O contato constante com esses profissionais pode ajudar você a conseguir novas oportunidades de negócio por meio de parcerias qualificadas.

Por que investir em uma especialização?

Investir em uma especialização é importante para se qualificar para as melhores oportunidades do mercado de trabalho. Além do mais, é comprovado que profissionais com especializações são melhor remunerados.

Pensando nisso, a Unyleya oferece vários cursos de especialização que podem ser bastante úteis para se tornar um consultor de segurança. Para entrar nesse mercado, uma boa dica é fazer uma graduação em segurança no trabalho, ou, caso prefira, uma especialização em Cybersecurity e Segurança da Informação.

A profissão de um consultor de segurança é bastante promissora e investir nela pode ser uma boa oportunidade de crescimento profissional. Entretanto, para exercer essa profissão, é preciso ter conhecimento técnico em segurança e nós, da Unyleya, podemos te ajudar com isso.

Quer saber mais sobre a carreira de um consultor de segurança? Não perca tempo e entre em contato com a gente para te auxiliarmos da melhor forma possível nessa jornada rumo ao sucesso!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD