Connect with us

Carreiras na Pós

O que você precisa saber sobre a Especialização em Biologia Forense?

biologia forense

Você já assistiu às séries do CSI e teve fascinação com o trabalho dos peritos e cientistas forenses? Sabia que existem várias formas de entrar nesse mundo, aqui mesmo no Brasil? Se você se interessa pela prática forense, continue a leitura e vamos te contar todos os detalhes sobre essa carreira.

A Especialização em Biologia Forense, por exemplo, é voltada para a identificação e análise de evidências biológicas (sangue, cabelo, fluidos corporais, pele, entre outras) na cena de um crime. Portanto, se você se interessa por Biologia e por investigações criminais, esse curso pode ser o ideal!

A seguir, você entenderá como funciona a Especialização em Biologia Forense, para quem esse curso é indicado e como é o dia a dia do profissional formado. Além disso, te daremos dicas para escolher uma boa pós-graduação a fim de ter um aprendizado completo e de qualidade. Continue a leitura e confira!

Como funciona a Especialização em Biologia Forense?

Existem duas maneiras de se tornar um investigador forense:

  • fazendo um curso técnico na área;
  • concluindo uma graduação e, posteriormente, fazendo uma Pós-graduação em Investigação Forense e Perícia Criminal.

A segunda opção é a mais recomendada, visto que os concursos para os cargos de cientista forense costumam ser bem concorridos. Por isso, ter uma graduação ajuda o candidato a se diferenciar dos outros.

Se você é biólogo ou é formado em alguma área da Saúde e deseja adentrar nesse universo, descubra agora mais detalhes sobre a Especialização em Biologia Forense.

Duração do curso

Em geral, o curso tem duração de 10 a 18 meses, englobando conteúdos como Biologia Forense, Anatomia, Patologia, Botânica, Entomologia, Análises Clínicas, Ecologia, entre muitos outros.

Grade curricular

Para se tornar um cientista forense, é preciso estudar diversos assuntos da área da Saúde. Isso porque é importante ter bastante conhecimento técnico para saber analisar de forma eficiente os materiais genéticos encontrados em cenas de crimes. As principais disciplinas estudadas por um biólogo forense em formação são as seguintes:

  • Antropologia Forense;
  • Botânica Forense Aplicada;
  • Entomologia Forense;
  • Odontologia Forense;
  • Citologia, Tricologia e Hematologia Forense;
  • Patologia Forense;
  • Toxicologia Forense Aplicada;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Sorologia Forense;
  • Traumatologia Forense e Tanatologia Forense;
  • Genética Forense;
  • Microbiologia Forense;
  • Química Forense;
  • demais técnicas baseadas em investigação de vestígios biológicos.

Modalidades disponíveis

É possível fazer esse curso tanto de forma presencial quanto a distância. Entretanto, com o advento da tecnologia, cresceu a busca por cursos ofertados na modalidade EAD, visto que é, muitas vezes, mais prático e acessível ao aluno.

Além disso, uma especialização EAD possibilita ao estudante aproveitar melhor o seu tempo livre. Isto é, dispor de momentos que seriam desperdiçados com o transporte até a faculdade, por exemplo, para descansar ou passar um tempo a mais com a família e amigos, aumentando a qualidade de vida.

Para quem essa especialização é indicada?

A Especialização em Biologia Forense se destina, principalmente, aos biólogos. Contudo, qualquer pessoa que tenha vontade de aprender mais sobre o assunto e deseja entrar nessa profissão pode começar a se preparar. Isso pode ser feito por meio de cursos ou fazendo uma graduação, como Biologia, Química, Medicina, Farmácia, Psicologia, entre outras.

Em suma, a Biologia Forense é indicada para quem tem o desejo de fazer justiça, ajudando a prender criminosos. Afinal, é um trabalho que auxilia a polícia, por meio da análise de DNA e de indícios e pistas em locais de crime.

Além disso, é ideal também para quem deseja rastrear a história, ou seja, investigar o que houve antigamente por meio da Antropologia, Botânica ou Entomologia.

Vale ressaltar que esse tipo de formação é uma ótima alternativa para ingressar no mercado de trabalho. Isso porque, além dos salários atrativos logo no início de carreira, o profissional se depara com uma área carente de profissionais qualificados e cheia de oportunidades.

Como é a atuação de um profissional de Biologia Forense?

Em seu cotidiano, a função do biólogo forense exige bastante conhecimento técnico e comprometimento. Por isso, é importante estudar e estar sempre atualizado para se manter competitivo no mercado e se tornar um profissional de sucesso. Sua área de atuação é bem ampla, podendo ser analisados desde materiais genéticos, balística, plantas, animais, até mesmo bombas e explosivos.

O biólogo forense também pode trabalhar auxiliando na resolução de crimes ambientais. Por exemplo, o tráfico de animais silvestres, contaminação da natureza por parte de grandes empresas e demais ameaças à saúde animal e vegetal. Entre os locais mais buscados por esses profissionais para trabalhar estão as Polícias Federal e Civil, o Instituto Médico Legal (IML), hospitais e laboratórios em geral.

Como escolher uma boa especialização?

Ao fazer a escolha de uma boa especialização, é preciso levar em conta diversos fatores e pesquisar bastante entre os muitos cursos oferecidos nessa área. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher um bom curso e instituição de ensino. Veja a seguir:

  • certifique-se de que a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • pesquise sobre as disciplinas ofertadas e a qualificação dos professores;
  • busque indicadores de qualidade, como a nota no Índice Geral de Cursos (IGC) e seu conceito institucional;
  • verifique se a grade curricular atende aos seus objetivos profissionais;
  • analise o custo-benefício do curso.

A Especialização em Biologia Forense da Unyleya atende a todos esses requisitos e tem como objetivo capacitar os estudantes para a interpretação de laudos técnicos e a aplicação de técnicas de biologia molecular. Além disso, conta com um corpo docente formado por profissionais especialistas e renomados em sua área de atuação, prontos para te auxiliar no que você precisar.

O campo de atuação de um profissional especialista em Biologia Forense é bem amplo, podendo trabalhar tanto com análises de DNA de criminosos quanto com a resolução de crimes envolvendo a fauna e a flora. Para isso, é importante investir em uma especialização na área e estar sempre em atualização para se destacar no mercado de trabalho.

E aí? Tem interesse pelo curso de Biologia Forense? Então não perca tempo e entre em contato conosco para te oferecermos todo o suporte necessário nessa jornada rumo ao sucesso!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD