Inicie Sua Carreira
Metodologia SMART: o que é e como utilizá-la para atingir os objetivos profissionais
A metodologia SMART é uma ferramenta usada por grande parte das corporações para criar, gerenciar e executar metas estratégicas no dia a dia do negócio. Porém, ela também pode ser adaptada para projetos pessoais, como os objetivos e metas de carreira, por exemplo.
A seguir, reunimos uma série de informações relevantes sobre o assunto, além de dicas para que você seja capaz de definir suas metas de forma inteligente. Se esse assunto interessa você, aproveite e confira o material até o final. Tenha uma boa leitura!
O que é a metodologia SMART?
A metodologia SMART é uma maneira amplamente utilizada no mundo corporativo para ajudar a definir metas e objetivos. Mais recentemente, a prática se difundiu entre os profissionais e se tornou uma maneira de otimizar os objetivos pessoais e de carreira.
As letras se referem aos seguintes termos:
- S (Specific/específico) — as metas devem ser claras e objetivas, com uma finalidade pontual a ser cumprida;
- M (Measurable/mensurável) — elas devem ser pautadas em critérios que permitam definir se foram ou não alcançadas;
- A (Attainable/atingível) — também é fundamental que elas sejam realizáveis dentro das possibilidades da empresa;
- R (Relevant/relevante) — as metas precisam ser alcançáveis com o orçamentos e prazos previstos;
- T (Time-based/temporal) — por fim, precisam ter um cronograma definido, que seja executável e positivamente desafiador.
Quais são as vantagens do método para a carreira?
Não é à toa que a metodologia SMART é amplamente difundida no meio empresarial e que está sendo adaptada aos objetivos profissionais. Ela oferece uma série de vantagens para quem se dedica a aplicar integralmente cada uma das suas etapas. A seguir, elencamos as principais, para que você as conheça melhor. Acompanhe!
Mais eficiência
Um profissional que sabe aonde quer chegar e estabelece metas claras e objetivas para a sua carreira consegue atribuir um ritmo de desenvolvimento muito mais vantajoso. Ao concluir uma etapa do seu desenvolvimento, ele já pode dar início à próxima e, assim, garantir um crescimento acelerado.
Se o seu objetivo é ocupar o cargo de gerência em uma grande companhia, por exemplo, pode começar listando tudo o que precisa fazer para isso, desde entrar na empresa até todas as etapas do plano de carreira. Cada uma dessas fases pode ser destrinchada em metas menores e realizáveis em médio ou curto prazo.
Foco otimizado
O profissional que não tem muita clareza sobre quais são os seus objetivos acaba investindo na carreira de forma desconexa e, consequentemente, desperdiçando alguns esforços. Por outro lado, saber exatamente qual é o próximo passo que você precisa dar vai ajudar a dedicar sua atenção integral a isso.
É claro que ainda poderá fazer adaptações ao longo do caminho. Mas, com metas claras, saberá com precisão aonde quer chegar e quais são os passos que vão deixar você mais próximo disso. Desse modo, pode aceitar ou recusar propostas com mais confiança e escolher seus cursos e especializações de forma totalmente intencional.
Senso de responsabilidade
Quando você não define seus objetivos e metas, acaba ficando à mercê dos acontecimentos que cercam a sua carreira — aceita qualquer vaga que é oferecida, só consegue uma promoção quando algum colega pede para sair da empresa, se limita aos cursos e capacitações que a empresa promove etc. Porém, quando você sabe aonde quer chegar e o que é preciso para isso, é você quem dita o ritmo do seu crescimento.
Você começa a adquirir conhecimentos nas áreas que precisa, passa a se oferecer para assumir novos projetos, encara desafios cada vez maiores e chama a responsabilidade para si. Por saber que o sucesso da sua carreira depende de você, o comprometimento é muito maior.
Melhoria contínua
Outro grande benefício é que você nunca para de se desenvolver. Com os objetivos e metas estrategicamente organizados, é possível idealizar uma trajetória de aprendizado e ganho de experiência alinhados com a carreira que você deseja construir.
Além disso, você fica ciente dos pontos fortes que tem e daqueles que ainda precisam ser melhorados. Assim, é possível ir fazendo ajustes pelo caminho que possibilitem que você tenha todas as habilidades e competências que necessita para avançar na carreira.
Como usar o método SMART na prática?
A utilização do método SMART na prática não é complicada. Tudo o que você precisa é saber fazer as perguntas certas para estabelecer as metas adequadas. A seguir, listamos algumas sugestões que podem ajudar. Fique de olho!
Específico
No caso da variável “específico”, é preciso que você determine qual é o seu objetivo, mas de uma maneira clara o suficiente para que qualquer pessoa que leia essa descrição consiga identificar do que se trata. Por exemplo, não adianta colocar como meta “conseguir um emprego”, porque isso é muito relativo. Você pode conseguir um emprego como atendente de farmácia, mas se o seu sonho for se tornar gerente de marketing, isso não vai ajudar.
Então, algumas maneiras de facilitar essa etapa é se fazer as peruntas abaixo.
- O que quero alcançar?
- Por que quero isso?
- O que eu vou ganhar com isso?
- Quando eu vou fazer isso?
Desse modo, seu objetivo ficaria algo semelhante a: conseguir um emprego como assistente de marketing até o final do mês X.
Mensurável
O segundo passo é transformar esse objetivo em algo que possa ser medido, ou seja, que facilite a missão de saber se você cumpriu ou não com o que se propôs. Nesse caso, usando o exemplo anterior, em vez de só colocar como objetivo “entregar currículos em agências de marketing”, você pode definir que vai enviar X currículos por dia, ou conseguir Y entrevistas na semana. É mais fácil mensurar se você conseguiu ou não cumprir isso.
Atingível
O passo seguinte diz respeito a transformar sua meta em algo executável, ou seja, que você realmente consiga fazer acontecer. Não adianta ter como objetivo fazer 10 entrevistas em um dia se você não tem tempo hábil para isso. Dessa forma, é fundamental ser realista na definição dessa meta, para garantir que ela possa ser executada no prazo que você determinou.
Relevante
O quanto a sua meta está alinhada ao que você quer para a sua carreira? É importante que ela seja relevante para atingir os seus objetivos, ou será apenas uma maneira de perder o seu tempo. Por isso, certifique-se de que os currículos que você entrega ou os cursos que faz tenham a ver com a vaga que você quer ocupar.
Temporal
Por fim, sua meta precisa contar com um prazo ou um cronograma bem elaborado. Basicamente, isso é o que vai ajudar você a manter a execução “em dia”. Você pode incluir uma série de itens na sua lista de afazeres, mas todos eles precisam ter um tempo limite dentro do qual devem ser concluídos. Assim, você ganha ritmo e consegue executar mais ações em menos tempo.
A metodologia SMART é um poderoso instrumento para gerenciar suas metas e ajudar a construir os seus objetivos. Quando usada de maneira inteligente, pode acelerar muitos resultados na sua carreira, promovendo seu crescimento, facilitando a obtenção de conhecimento e proporcionando a valorização que você busca.
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.