Connect with us

Inicie Sua Carreira

Processos Gerenciais: entenda como funciona essa graduação

processos gerenciais

Se você busca oportunidades para iniciar a carreira, a graduação em Processos Gerenciais é uma opção muito interessante. As empresas atingem seus objetivos por meio de processos, e há grande interesse em profissionais qualificados na área.

Por ser um curso tecnólogo, a formação é bastante voltada para prática, apresenta um conteúdo mais específico e possibilita o rápido ingresso no mercado de trabalho. Portanto, é uma oportunidade que não pode ser ignorada.

Continue a leitura para entender o que são Processos Gerenciais e por que vale a pena fazer uma faculdade na área!

Como é o curso de graduação em Processos Gerenciais?

A graduação em Processos Gerenciais capacita profissionais para planejar, controlar, analisar e melhorar as atividades continuamente realizadas nas empresas. Seu papel é buscar a melhor maneira possível de empregar pessoas e recursos para alcançar os objetivos das organizações.

Em uma empresa, a mais baixa eficiência acontece quando cada pessoa age da maneira que quiser, sem padrões claros e bem definidos. Se as atividades são informais e aleatórias, não há controle sobre como os resultados vão acontecer, tampouco sobre a qualidade alcançada.

Por isso, os gestores definem quais padrões e etapas as pessoas devem seguir ao realizarem seus trabalhos. Neste momento, a organização passa a ter processos, que definem como as coisas devem ser feitas para alcançar a produtividade planejada.

Assim, o profissional de Processos Gerenciais é capacitado especificamente para criar esses processos, avaliar se são bons ou ruins, identificar melhorias, entre outras atividades. O foco é alcançar a otimização: o mínimo de recursos, tempo e energia consumidos com o máximo de resultado possível.

Grade curricular

As matérias do curso de Processos Gerenciais abordam os fundamentos da Administração. Além disso, aprofunda-se bastante nas questões ligadas à gestão e processos e uso dos recursos financeiros, que são o foco da faculdade.

Veja como é a grade curricular do curso aqui na Unyleya: 

1º Período

  • Comunicação e Linguagem;
  • Teoria Geral da Administração;
  • Diversidade e Cultura Organizacional;
  • Matemática Básica;
  • Fundamentos da Informática;
  • Aproximação ao Ambiente Profissional e Extensão I.

2º Período 

  • Comunicação Empresarial;
  • Estatística Básica;
  • Tic’S Aplicadas às Informações Gerenciais;
  • Fundamentos de Contabilidade;
  • Fundamentos de Direito;
  • Aproximação ao Ambiente Profissional e Extensão II.

3º Período 

  • Gestão Estratégica;
  • Optativa;
  • Estruturas e Processos Organizacionais;
  • Gestão de Projetos;
  • Sistemas de Informações Gerenciais;
  • Aproximação Profissional e Extensão III.

4º Período

  • Administração da Produção;
  • Gestão da Qualidade;
  • Administração Financeira;
  • Logística;
  • Administração de Custos.

A diferença em relação ao curso de Administração é optar por uma formação mais específica. Enquanto o tecnólogo foca em uma ou poucas funções, aprofundando-se em poucos tópicos, a Administração é mais abrangente e passa por todos os setores relevantes das empresas.

Duração do curso

O tecnólogo em Processos Gerenciais pode ser concluído em 2 anos. Por ser mais específico, a grade curricular exige carga horária menor em comparação com o bacharelado em Administração, permitindo uma entrada mais rápida no mercado de trabalho.

Modalidade do curso de Processos Gerenciais

Na Unyleya, essa formação pode ser feita na educação a distância. Os cursos EAD são mais acessíveis em relação às mensalidades e há flexibilidade de horários para estudar. Além disso, contam com excelente qualidade.

Além de estudar no seu ritmo, há diversos facilitadores no ambiente virtual de aprendizagem para que você tenha uma excelente experiência. Contato individualizado com professores na EAD, aplicativo e plataforma disponíveis 24 horas por dia e interações com alunos em exercícios, fóruns e tarefas são alguns exemplos. 

Para quem esse curso é indicado?

Os cursos tecnólogos qualificam profissionais focados em uma área específica. Por isso, antes de tudo, é importante se identificar com as funções de gestor e analista de Processos Gerenciais, sendo elas:

  • planejar processos e atividades;
  • gerir equipes;
  • realizar análises do ambiente interno e externo da empresa;
  • orientar os colaboradores;
  • fazer o planejamento financeiro;
  • gerir os recursos.

Você também precisa estar disposto a desenvolver as habilidades gerenciais durante a faculdade, como comunicação, organização e empatia. Além disso, Matemática e Informática geralmente farão parte do trabalho.

Em relação à Matemática, o gerenciamento usa bastante dos conhecimentos sobre Matemática Financeira e Estatística. Não é preciso se tornar um mestre na área, mas é importante entender que ela faz parte do dia a dia.

Por fim, o perfil de liderança será um diferencial. O crescimento na carreira em Processos Gerenciais passa por funções à frente das equipes, como supervisor, gerente e diretor. Logo, ser capaz de liderar pode acelerar o seu crescimento.

Quais são as possibilidades de trabalho?

Os profissionais da área de Processos Gerenciais encontram oportunidades de trabalho em empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Não há restrição quanto ao ramo de atividade. Indústria, comércio, instituições financeiras, educação e demais atividades econômicas dependem de uma boa gestão de processos.

Setor Administrativo

Dentro de uma empresa, a Administração é a área em que são exigidos mais graduados em Processos Gerenciais. Aliás, as pequenas empresas podem ser um excelente caminho para buscar as primeiras oportunidades. 

Muitas vezes, esses negócios buscam pessoas que possam trazer a organização interna necessária para eles crescerem. Isso porque, embora entendam sobre seus negócios, empreendedores nem sempre contam com essa expertise.

Setor Logístico

A Logística também é um campo interessante para atuar. Nela, o profissional auxiliará o planejamento e controle de processos ligados ao transporte de mercadorias, deslocamento de pessoas, abastecimento das empresas, entre outras atividades.

Setor Contábil

O curso de Processo Gerenciais traz conhecimentos sólidos para realizar análises, elaborar balanços, orientar os administradores e outras ações ligadas ao patrimônio da empresa. 

Nesse sentido, o profissional pode atuar ao lado dos contadores, contribuindo com seus conhecimentos sobre as rotinas administrativas, finanças e estratégia de negócios.

Setor de Recursos Humanos

No departamento de RH existe uma série de Processos Gerenciais, como folha de pagamento, gestão dos documentos e envio de dados para as entidades públicas. Por isso, o profissional de processos pode assumir essas atividades, deixando os analistas de RH responsáveis por ações mais ligadas à gestão de pessoas. 

Como uma boa instituição pode ajudar a se posicionar nesse mercado?

A qualidade dos Processos Gerenciais impacta diretamente nos resultados financeiros das empresas. Além disso, em muitos casos, os profissionais precisam exercer funções de liderança, afetando todo o trabalho de um departamento ou equipe.

Ao contratar e promover gestores, portanto, as empresas tomam muito cuidado ao avaliar os candidatos. Consequentemente, é importante se preocupar com a qualificação, buscando uma boa instituição de ensino.

A qualidade da graduação é fundamental para ter as primeiras oportunidades de trabalho. Quando o recrutador avalia um currículo para funções sem experiência, como estágio, trainee ou empregos nas posições iniciais da carreira, o reconhecimento do curso dará segurança para fazer a contratação.

Sem contar que as melhores graduações contam com parcerias com empresas para facilitar o acesso às oportunidades de trabalho. Na Unyleya, por exemplo, você pode buscar vagas no centro de carreiras, além de receber orientações e conhecer o mercado de trabalho mais a fundo.

Fazer a faculdade de Processos Gerenciais é um excelente começo para uma carreira de sucesso na área de gestão. No entanto, é sempre importante se preocupar com a formação, buscando as melhores instituições de ensino. Assim, você terá mais segurança sobre a qualidade do curso e reconhecimento do diploma no mercado de trabalho.

Este post foi útil? Então confira também a diferença entre estágio e trainee para conhecer duas excelentes opções de trabalho para iniciar a sua carreira de gestão!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD