Como se preparar para ser professor de História?

  • 03/jun/2019

Como se preparar para ser professor de História?

Ser professor de História está entre as suas opções de carreira? Saiba que essa é uma boa escolha, devido ao espaço garantido no mercado. Além da possibilidade de trabalhar como docente e transmitir conhecimento para alunos de várias idades, também há outras áreas de atuação para quem decide seguir por esse caminho.

Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre as possibilidades de trabalho para o graduado em História. Veja também o que você deve fazer para se tornar um profissional dessa área, desde a escolha da graduação até a consolidação da carreira. Acompanhe!

As possibilidades para quem decide ser professor de História

As opções de atuação para quem cursa faculdade de História não são poucas. O profissional que segue essa carreira pode trabalhar nas seguintes áreas:

  • preservação de patrimônio histórico;

  • levantamento de dados para produções literárias e cinematográficas de época;

  • manutenção dos acervos e preparação de exposições em museus;

  • memória empresarial, entre outras possibilidades.

Mas se o seu objetivo principal é ser professor de História, saiba que também há vários caminhos para a prática dessa profissão. Como docente, é possível trabalhar com alunos de todas as idades, desde a educação básica até o curso superior.

O professor de História encontra espaço para lecionar no ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na particular. Também pode ministrar aulas em cursinhos preparatórios para o vestibular ou integrar o corpo docente das universidades.

Outra boa opção para esse profissional são as aulas particulares, no formato online ou presencial. Hoje, há várias plataformas onde os professores oferecem seus serviços. A procura é grande por esse tipo de ensino, devido à facilidade para os alunos que precisam de um reforço na disciplina e que podem obtê-lo por meio dos recursos da internet.

Os passos necessários para seguir essa carreira

Agora, você já sabe que pode lecionar em vários lugares como professor de História, não é mesmo? Lembrando, ainda, das outras opções de atuação profissional que vão além do contexto acadêmico. Para se preparar e construir carreira nessa área, saiba quais são os passos que você precisa seguir:

Escolha uma boa graduação

A primeira etapa do seu plano de carreira é a escolha da graduação, é claro! Após a certeza do curso, a decisão seguinte é em relação à instituição de ensino. Essa etapa é importante porque existem inúmeras faculdades disponíveis, mas nem todas oferecerão uma preparação sólida e abrangente.

Por isso, você deve se preocupar com questões como:

  • reputação, qualidade e reconhecimento da instituição;

  • grade dos cursos;

  • conceito do Ministério da Educação (MEC);

  • estrutura da faculdade;

  • recursos oferecidos ao estudante etc.

Faça bom proveito dos estágios

Ao longo da graduação, o estudante realiza atividades supervisionadas como parte do conteúdo obrigatório do curso. Preste atenção a uma importante dica: não realize os estágios apenas para cumprir a grade curricular da faculdade, portanto, aproveite essas experiências da melhor forma possível.

Os estágios são um ótimo meio para entrar em contato com as práticas reais da profissão. Como eles, você terá oportunidade de vivenciar a rotina em sala de aula e identificar quais habilidades precisam ser aprimoradas para enriquecer sua atuação como professor.

Dedique-se aos estudos dentro e fora da faculdade

O conteúdo do curso de História é bastante extenso. Para absorver o máximo possível de informações e expandir o seu conhecimento teórico, é preciso se dedicar muito. E isso não significa somente ter boa frequência nas aulas. Você pode otimizar o seu aprendizado com uma rotina de estudos bem organizada, o que inclui horas de empenho dentro e fora do ambiente acadêmico.

Em casa, reserve um período por dia ou por semana para estudar. Prepare um roteiro com os temas nos quais você quer se aprofundar, elabore um bom cronograma e faça dos estudos extraclasse um hábito frequente.

Busque qualificações extras

Falando em aprendizado extra, não se limite ao conteúdo principal da graduação. Aproveite todas as oportunidades para estender o seu conhecimento. Para isso, você pode participar de cursos de extensão e outras atividades complementares, como monitoria, pesquisa, palestras etc.

Vá além do básico e pense no seu crescimento acadêmico e profissional de forma mais ampla. Invista em cursos que podem contribuir com a sua carreira, mesmo que eles não estejam relacionados à área de História. Alguns exemplos são:

  • idiomas;

  • treino de habilidades comportamentais, como comunicação e oratória;

  • cursos livres sobre temas diversos, que podem ser feitos gratuitamente pela internet.

Fique de olho nos concursos públicos

Se você já pensou em ingressar na rede pública, saiba que essa é uma jornada favorável, devido à estabilidade e outras vantagens da categoria. Mas, para conseguir espaço no funcionalismo, é necessário passar por concursos públicos e comprovação de títulos.

Então, fique atento aos calendários e inscrições dos concursos. Mesmo antes de concluir a graduação, vale a pena participar de alguma prova para conhecer o processo.

Desenvolva habilidades didáticas e comportamentais

Para ser professor de História, você precisa saber transmitir informações de forma clara para facilitar a assimilação do conteúdo e a aquisição de conhecimento dos seus alunos. Portanto, é importante desenvolver sua capacidade didática desde os anos da graduação.

Além da didática e da oratória, outras habilidades necessárias para a boa atuação do docente são:

  • planejamento;

  • organização;

  • facilidade de socialização;

  • escuta ativa;

  • flexibilidade para adaptar os métodos das aulas, quando necessário;

  • dinamismo;

  • tolerância, entre outras.

Prepare-se para chegar mais longe

Independentemente do tamanho do seu sonho, você terá trabalho para realizá-lo. Então, vale a pena sonhar alto e traçar meios para chegar mais longe, concorda? O fato é que a quantidade de oportunidades na sua jornada profissional sempre será proporcional à sua qualificação.

Isso significa que o caminho para uma carreira de sucesso é a formação continuada. Você pode seguir duas linhas na sua trajetória acadêmica: ou faz cursos de pós-graduação lato sensu e se torna especialista em temas e períodos específicos da história, ou aposta na modalidade stricto sensu, conquista o título de mestre ou doutor e trabalha como pesquisador e docente em universidades.

Lembrando ainda que, além do status e do peso no currículo, os cursos de pós-graduação favorecem o reconhecimento profissional e, por consequência, possibilitam salários mais altos.

Com essas dicas, fica mais fácil colocar o seu plano de carreira em prática e atingir o objetivo de ser professor de História, não é mesmo? Então, relembre o caminho:

  • escolha uma boa graduação;

  • aproveite os estágios;

  • dedique-se aos estudos;

  • busque qualificação extracurricular;

  • acompanhe os concursos públicos;

  • aprimore suas habilidades;

  • e invista em formação continuada.

Seguindo esse roteiro, o sucesso é certo! E agora que você chegou até aqui, não se esqueça de assinar nossa newsletter. Assim, você receberá conteúdos atualizados sobre cursos, dicas de estudos e opções de carreira!

 

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais