Connect with us

Guia de Carreiras

Saiba por que você deve considerar fazer faculdade de História

Gosta de estudar e analisar fatos históricos de maneira crítica, indo além da simples memorização de datas e nomes? Então, saiba que a faculdade de História pode ser ideal para você! Saiba que o historiador exerce papéis muito importantes para a sociedade — e, ao contrário do que muitos possam vir a imaginar, além da sala de aula, são várias as possibilidades de atuação para quem opta por essa formação.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como é a faculdade de História, quais são as principais características de um historiador, quais são as possibilidades de atuação para esse profissional, entre outras informações sobre o tema? Continue a leitura do post!

Como é a faculdade de História?

Com a duração média de três a quatro anos, a faculdade de História é voltada para aqueles que querem se dedicar a estudar, analisar e discutir aspectos do passado humano — como sociedade, cultura, economia, cotidiano, entre outros —, bem como seus desdobramentos e contextualizações. A depender da modalidade cursada, licenciatura ou bacharelado, o aluno poderá exercer diferentes profissões.

O que diferencia ambas modalidades é o objetivo da formação. Aqueles que desejam atuar na área da educação devem escolher a licenciatura, que oferece matérias específicas do ramo do ensino, como Didática, Psicologia da Educação etc. Já o profissional formado no bacharelado, que tem cadeiras específicas sobre métodos e teorias, torna-se pesquisador em História.

A graduação EAD em História da Faculdade Unyleya, por exemplo, é ofertada na modalidade licenciatura e tem como objetivo qualificar professores para exercer o magistério nos ciclos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, sem deixar de lado o desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa, como no bacharelado.

A formação, em sintonia com as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em História, forma profissionais capacitados a exercer o trabalho de historiador em suas múltiplas dimensões, contemplando tanto a docência quanto a investigação histórica e a produção e difusão do conhecimento especializado na área. Para tanto, são oferecidas disciplinas como:

  • Comunicação e Linguagem;

  • Psicologia da Educação;

  • Didática;

  • Libras;

  • Filosofia e Educação;

  • Teoria da História;

  • História Antiga;

  • História do Brasil;

  • História da África;

  • História Medieval;

  • História Contemporânea;

  • Diáspora, Escravidão e o Negro no Brasil;

  • Metodologia do Ensino de História etc.

O que faz o historiador?

O historiador é o profissional que se dedica aos estudos do passado humano em suas várias dimensões. Ele investiga e interpreta os acontecimentos do mundo de modo crítico e analisa o impacto de eventos do passado no presente, com o objetivo de resgatar a memória da humanidade, contribuir com a transformação da sociedade e ampliar os conhecimentos existentes sobre a compreensão da condição humana.

Para exercer a profissão de historiador, é obrigatório que o profissional tenha em mãos um diploma de curso superior em História em nível de graduação (seja licenciatura ou bacharelado) ou pós-graduação, oferecido por uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Grande parte dos historiadores atua na área de educação em escolas públicas e privadas, cursos de pré-vestibular, faculdades e universidades — nesse último caso, o grau mínimo de instrução exigido é o de pós-graduação lato sensu (especialização). No entanto, essa definitivamente não é a única opção de trajetória profissional.

O bacharel em História pode trabalhar em diversas áreas, como consultoria em áreas de produção artística, turismo, ensino, memória empresarial, pesquisa, autoria, pesquisa de documentos, gestão de arquivos, curadoria em museus, entre várias outras opções, como veremos adiante no artigo.

Qual é o perfil do estudante de História?

As características fundamentais para um estudante de História são o desejo de desenvolver um espírito questionador e a capacidade de sugerir e executar reflexões mais profundas sobre temas diversos, contando sempre com uma visão mais crítica acerca dos assuntos que o envolvem.

De um modo geral, esses alunos são pessoas de perfil curioso, paciente e analítico, com boa capacidade de interpretação e que gostam de leitura. São outras habilidades comuns entre os estudantes de História o domínio da linguagem e o interesse em estudar o homem e seu cotidiano de pontos de vista históricos, sociais e culturais.

Quais são as possibilidades de atuação para quem faz faculdade de História?

O trabalho do historiador envolve o estudo e a compreensão de acontecimentos que marcaram a história da humanidade e a evolução da sociedade. Abaixo, elencamos as principais possibilidades de atuação para esse profissional nos dias de hoje. Confira:

  • magistério, dando aulas de História em escolas públicas e provadas nos ensinos fundamental e médio. No nível superior, pode lecionar tanto no curso de História quanto naqueles de Arquitetura e Urbanismo, Museologia, entre outros;

  • turismo, contratado pelas operadoras e as agências de turismo para auxiliar na criação de roteiros focados em destinos históricos e culturais;

  • pesquisa: desenvolvendo pesquisas em universidades e instituições culturais, produzindo teses, livros e artigos. Formações complementares em Arquivologia, Arqueologia, Antropologia, dentre outras, ampliam ainda mais essa opção;

  • autoria e editoria, contratado para atuar na elaboração de livros didáticos e paradidáticos;

  • supervisão de acervo e preservação de patrimônio, gerenciando arquivos, coleções e documentação em instituições como museus, centros de memória e demais organizações dedicadas ao arquivo;

  • memória empresarial, fazendo a revisão e disponibilização de relatos e detalhes que envolvem a fundação de uma empresa, apresentando-os em artigos, livros, reportagens etc;

  • mídia, atuando na produção de teatro, cinema e televisão, fazendo pesquisa de época para filmes e novelas, por exemplo, ajudando na produção de roteiros e fornecendo apoio ao material audiovisual em geral.

Como foi possível perceber, a faculdade de História visa preparar os profissionais para atuar como historiadores em diferentes dimensões — ou seja, tanto em sala de aula quanto fora dela. Não se esqueça de que, para garantir uma formação de qualidade e conquistar boas colocações, é fundamental optar por uma instituição de ensino de qualidade comprovada e com boa penetração no mercado de trabalho.

E então, gostou de saber mais sobre a faculdade de História? Para saber ainda mais sobre o curso ou tirar quaisquer dúvidas sobre o assunto, não deixe de entrar em contato agora mesmo conosco! Vamos adorar conversar com você!

 

4.4/5 - (33 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD