Neuroaprendizagem: o que uma pós na área vai ensinar a você

  • 05/out/2018

Neuroaprendizagem: o que uma pós na área vai ensinar a você

 

A Neurociência desperta o seu interesse? Compreender como as funções do cérebro influenciam nossas ações, especialmente a capacidade de aprender, é o objeto de estudo da Neuroaprendizagem.

Neste exato momento, você está desenvolvendo inúmeras conexões neurais. Várias funções cognitivas estão envolvidas no simples ato de ler este post. Isso é muito interessante, não é mesmo?

Agora, imagine quanto conhecimento você pode adquirir ao fazer uma pós-graduação em Neuroaprendizagem! Então, não pare de ler agora. Acompanhe nosso artigo, entenda um pouco mais sobre esse conceito e considere a possibilidade de fazer uma especialização nessa área.

O que é Neuroaprendizagem?

Se você costuma acompanhar publicações sobre Neurociências ou educação, provavelmente já escutou esse termo e deve ter uma ideia do que significa. O conceito de Neuroaprendizagem não é conhecido pelo público geral, mas faz parte da vida de qualquer pessoa.

A Neuroaprendizagem é, basicamente, o processo de aprender, sendo que o funcionamento cerebral é a base desse processo. O ponto central desse campo do conhecimento é o estudo das funções cognitivas, como memória, linguagem, atenção e concentração, capacidade de raciocínio, planejamento e coordenação de comportamentos, tomada de decisão, entre outras.

O processo de aprendizagem é bastante complexo. Envolve a sincronia das conexões neurais e o acionamento de determinados elementos cognitivos para que novas informações sejam assimiladas e armazenadas.  

Para que todo esse processo aconteça, dependemos da plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro em modificar tudo o que já foi aprendido. Portanto, a aprendizagem abrange etapas de funcionamento cerebral, reorganização estrutural e adaptação de informações e respostas, resgatando as experiências já vivenciadas.

A Neuroaprendizagem também aborda os vários tipos de aprendizagem, que ocorrem a partir de diferentes áreas cerebrais:

  • córtex frontal: responsável por funções como atenção, percepção, raciocínio e pensamento crítico;

  • mesencéfalo: executor dos sentidos principais, incluindo visão, audição e coordenação motora;

  • sistema límbico: a este, estão relacionadas a emoção e a memória;

  • hipocampo: responsável principalmente pela memória.

Qual a importância desse conceito para o processo educacional?

No contexto educacional, deve-se levar em conta que existem várias funções cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem. Tendo isso em vista, os profissionais da educação precisam adaptar as estratégias de ensino para estimular as potencialidades de seus alunos como um todo.

O ato de aprender depende da organização, categorização e integração das informações recebidas. As funções cerebrais, os comportamentos e os estímulos ambientais (eventos vivenciados), em conjunto, fornecem a base do aprendizado. Sendo assim, as técnicas utilizadas pelos educadores influenciam significativamente o desenvolvimento dos alunos.

O ambiente de aprendizagem precisa ser dinâmico, motivador e, ao mesmo tempo, familiar, para extrair o melhor das habilidades dos educandos. O incentivo a desafios, novidades e variedades é essencial para explorar as múltiplas funções cognitivas relacionadas ao aprender. Em complemento a isso, o cérebro também precisa de familiaridade e estabilidade para trazer mais agilidade ao pensamento.

De modo prático, o processo educacional precisa estar atrelado a condições que treinem as diversas funções cerebrais e favoreçam o aprendizado, alicerçando-se, inclusive, na emoção. Isso porque esse é um elemento cognitivo que desencadeia um alto número de conexões neurais e provoca modificações expressivas no cérebro.

Como é a pós-graduação nessa área?

O conhecimento em Neuroaprendizagem é um importante aliado para transformar os processos de ensino e aprendizagem. Portanto, contribui de forma significativa para o desempenho do profissional da educação.

Se você pretende seguir por esse caminho e se especializar na área, não pode deixar de conhecer o curso de pós-graduação em Neuroaprendizagem oferecido pela Faculdade Unyleya. Veja as informações sobre essa especialização:

Objetivo do curso

O objetivo dessa pós-graduação é capacitar o profissional, ampliando seus conhecimentos teóricos sobre o desenvolvimento biológico e cognitivo do ser humano. A partir desse embasamento, o estudante estará apto para avaliar, compreender e diagnosticar os fatores intelectuais que interferem no processo de aprendizagem, como bloqueios e inibições mentais.

As bases da Psicologia, da Neurociência e da Neurodidática conferem ao profissional as habilidades necessárias para lidar com diferentes questões envolvidas na construção da mente humana.

Somado a isso, o estudante também aprofunda seus saberes sobre o desenvolvimento do sistema nervoso e demais funções do organismo, visando compreender como a fisiologia pode influenciar a emoção e a cognição.

Grade curricular

No curso de pós-graduação em Neuroaprendizagem, o estudante verá, entre outras, as seguintes disciplinas:

  • Bioética na Neurociência;

  • Cognição e Processos do Desenvolvimento Infantil e Adolescente;

  • Concepções Psicológicas na Formação da Personalidade;

  • Distúrbios da Aprendizagem e Neuroaprendizagem;

  • Educação Inclusiva;

  • Neurociência na Alfabetização;

  • Neuroeducação e Fundamentos da Aprendizagem;

  • Psicofarmacologia na Aprendizagem;

  • Psicomotricidade na Concepção Neuroeducacional;

  • Tópicos Avançados de Neurologia;

  • Tópicos Especiais em Neurodidática.

Público-alvo

O curso é destinado aos profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e demais áreas da saúde e da educação. Outras pessoas que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre Neurociências e aprendizagem também podem se beneficiar com essa pós-graduação.

Duração e metodologia

A duração total do curso é de 520 horas, o que equivale a 14 meses. As aulas são 100% online — na modalidade EAD (educação a distância) —, com apenas um encontro presencial, ocasião em que são feitas a avaliação final.

Quais os diferenciais da Faculdade Unyleya?

A Faculdade Unyleya oferece ensino de qualidade com preços acessíveis. Todos os cursos de graduação e pós-graduação são reconhecidos pelo MEC e atendem as demandas atuais do mercado de trabalho, o que garante total capacitação dos estudantes para o desempenho profissional.  

Mestres e doutores integram o corpo docente da instituição e contribuem para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, compartilhando o sólido conhecimento e a experiência que têm na área.

A metodologia inovadora da educação a distância conta com a tecnologia a favor da educação e proporciona mais flexibilidade e autonomia ao estudante, que pode se dedicar aos estudos na hora que melhor lhe convier e de onde estiver, conforme sua disponibilidade.

Como você pôde acompanhar, a Neuroaprendizagem está envolvida em tudo o que fazemos, já que o processo de aprender é contínuo. Uma pós-graduação nessa área vai ampliar consideravelmente o seu repertório teórico e aumentar sua capacitação para repensar e reelaborar estratégias do processo educacional.

Gostou de saber um pouco mais sobre Neuroaprendizagem? Não fique com dúvidas. Para receber mais informações sobre esse ou outros cursos, entre em contato com a Faculdade Unyleya!

 



Nosso App

Nossas Redes Sociais