Estética e Cosmetologia: o que posso esperar de um curso na área?

  • 02/maio/2018

Estética e Cosmetologia: o que posso esperar de um curso na área?

Continuar os estudos após a conclusão de um curso superior, hoje em dia, é um pré-requisito indispensável para quem quer se tornar um especialista em sua área de atuação e garantir uma posição de maior destaque no mercado atual.

E se você tem interesse em cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, uma boa sugestão é investir em uma pós-graduação em Estética e Cosmetologia.

E para saber mais sobre o assunto, recomendamos que você continue a leitura deste post! Aqui você vai conferir quais são os conhecimentos aprendidos durante o curso e ficar por dentro das oportunidades de atuação profissional nesse segmento cheio de possibilidades. Vamos lá?

Quais profissionais devem fazer o curso de estética e cosmetologia?

A julgar pelo título do curso, podemos pensar que essa pós-graduação é destinada somente aos profissionais que estão diretamente envolvidos com a realização de procedimentos estéticos, não é mesmo? Muito pelo contrário!

Pessoas graduadas em diversas outras áreas do conhecimento também podem ingressar no curso e direcionar os conhecimentos aprendidos em sala de aula para o seu dia a dia de trabalho. Abaixo, você poderá conferir algumas profissões e as atividades relacionadas à Estética e Cosmetologia exercidas por eles.

Farmacêuticos e bioquímicos

Tanto os estudantes graduados em Farmácia, quanto aqueles que possuem um diploma no curso superior de Bioquímica, podem ter uma carreira de sucesso no ramo da Estética e da Cosmetologia, atuando nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados aos cuidados com a beleza da pele e dos cabelos.

Além disso, também existe uma grande demanda por esses profissionais para atuar como consultores de empresas de produtos ou equipamentos para o ramo de estética, ou junto ao departamento comercial e de vendas.

Biólogos

Assim como os farmacêuticos e os bioquímicos, os profissionais com formação em Biologia também têm um importante papel no departamento de pesquisa das empresas de cosméticos, estudando de forma detalhada os compostos utilizados como matéria-prima dos produtos e os seus efeitos na pele do rosto, do corpo e nos cabelos.

Médicos

As áreas de Dermatologia e Cirurgia Plástica têm um destaque especial neste tópico, e os graduados em Medicina que optarem por esse segmento terão um amplo leque de oportunidades de atuação, como a indicação e a realização de tratamentos, a prescrição de medicamentos ou a realização de intervenções cirúrgicas com fins estéticos.

Engenheiros químicos

Profissionais da área de Engenharia Química com uma especialização voltada especialmente ao segmento de Estética e Cosmetologia têm boas oportunidades de atuação junto a indústrias de cosméticos, acompanhando o desenvolvimento de produtos de forma minuciosa, de acordo com as regras estipuladas pelo fabricante e com as normas de produção definidas pela legislação vigente.

Além dos profissionais que citamos acima, também podemos destacar aqueles que já trabalham no segmento de mercado dedicado aos cuidados com a beleza e o bem-estar, mesmo não tendo uma formação específica na área da saúde, ou que possuam interesse pelo assunto e buscam uma especialização mais aprofundada por meio de um curso de pós-graduação.

Quais conhecimentos serão aprendidos durante a pós-graduação?

A grade curricular do curso de estética e cosmetologia tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos profissionais no desenvolvimento de produtos cosméticos a partir de matérias que englobam conteúdos específicos da área, como mostraremos a seguir:

  • anatomia, fisiologia e bioquímica da pele e dos anexos cutâneos;
  • desenvolvimento de componentes para a proteção solar;
  • cosmetologia voltada aos tratamentos para o rosto, o corpo e os cabelos;
  • legislação e assuntos regulatórios da indústria cosmética.

A partir desses e de outros conhecimentos adquiridos ao longo da pós-graduação, os alunos estarão aptos a reconhecer os princípios farmacológicos dos produtos e seus efeitos no corpo humano, além de conhecer a fundo toda a cadeia de produção: da pesquisa e desenvolvimento dos cosméticos às estratégias comerciais e de vendas.

Para quem deseja fazer o curso, mas tem dificuldades para conciliar a rotina de estudos com o trabalho para comparecer regularmente às aulas na faculdade, uma boa opção é buscar a modalidade de educação a distância (EAD) que, além de garantir uma certificação e uma qualidade iguais às de uma pós-graduação presencial, oferece aos alunos mais tecnologia e flexibilidade de horários para estudar.

Que habilidades serão desenvolvidas em um curso de estética e cosmetologia?

Neste tópico, vamos falar um pouco mais algumas das principais competências que serão adquiridas ao longo do curso e que, certamente, ajudarão os profissionais a se destacarem no mercado de trabalho. Confira!

Análise do cenário econômico e cultural do mercado de saúde e beleza

Por meio dos conteúdos adquiridos no curso de estética e cosmética, é possível desenvolver uma visão mais analítica do mercado, além de uma maior capacidade de traçar um paralelo entre as tendências atuais e de épocas anteriores por meio do estudo de contextos históricos, sociais, culturais e econômicos.

Dessa forma, o aluno terá uma melhor compreensão das mudanças nos modelos de negócio ao longo dos anos e poderá se antecipar aos novos rumos e tecnologias do universo da beleza, da saúde e do bem-estar.

Desenvolvimento de novos produtos

Com um conhecimento mais aprofundado sobre a composição química dos produtos, a matéria-prima utilizada e a finalidade de cada composto utilizado, os alunos estarão aptos a desenvolver atividades de pesquisa e participar ativamente da criação de um novo cosmético.

Identificação da qualidade dos produtos

Saber reconhecer os princípios ativos de cada produto, identificar as melhores combinações de matérias-primas e selecionar os melhores fornecedores são habilidades essenciais para quem deseja construir uma carreira de sucesso no ramo da estética.

Afinal, é a partir desses conhecimentos que o profissional poderá fornecer um atestado confiável da garantia dos produtos cosméticos que está produzindo, indicando ou comercializando.

Com o aumento da preocupação com a aparência, a saúde e o bem-estar e a procura cada vez maior por tratamentos e produtos de beleza, o mercado de estética tem apresentado boas oportunidades de crescimento para os profissionais que desejam investir nessa carreira.

Se você gostou de saber mais informações sobre o curso de Estética e Cosmetologia e acha que a área combina com o seu perfil e com os seus objetivos profissionais, então entre em contato conosco! Saiba mais informações sobre a grade curricular, o corpo docente e todas as vantagens de investir no seu futuro profissional por meio de uma pós-graduação de qualidade!






Nossos Apps

Nossas Redes Sociais