Bit&Byte
O que faz um gerente de desenvolvimento? Como seguir esta carreira
Deseja saber o que faz um gerente de desenvolvimento? Confira agora mesmo nosso post sobre o assunto e fique por dentro do assunto!
Um gerente de desenvolvimento tem diversas atribuições dentro das empresas. Ele precisa ser um profissional disposto a enfrentar desafios e a atender os gerentes de outros setores, os clientes, os desenvolvedores e todos aqueles que estiverem envolvidos com as suas atividades. Se o gerente de desenvolvimento souber lidar com as expectativas daqueles que estão à sua volta e souber delegar tarefas, tem chances de ser bem-sucedido.
Neste post, vamos mostrar como você pode se tornar um gerente de desenvolvimento, explicando qual é a função desse líder e quais características ele deve ter. Aqui você vai descobrir como está o mercado de trabalho para essa área e as competências que precisa desenvolver para se destacar da multidão. Então, se o seu objetivo é construir uma carreira estudando a distância, conquistar um bom cargo e aumentar os rendimentos, leia este conteúdo até o fim!
O que faz um gerente de desenvolvimento?
Talvez você já tenha ouvido falar em segurança cibernética, que é a área de atuação de diversos gestores, gerentes e líderes da era da informação. No entanto, um gerente de desenvolvimento está inserido em um cenário muito mais amplo e promissor, porque não se trata apenas de uma única profissão.
Veja a seguir as suas principais características:
- ouve os colaboradores atentamente;
- conduz a sua equipe enfrentando as diferenças;
- entende as dificuldades como oportunidades;
- procura inovar para melhorar os processos;
- elabora planejamentos para as suas ações;
- visa ao sucesso e crescimento da sua organização.
Esse gerente precisa ter características que o diferenciam dos outros colegas de trabalho. É uma pessoa que procura sempre melhorar, aprende com os erros e não se nega a realizar treinamentos para o seu aperfeiçoamento. Ele desenvolve inúmeras atividades e pode se encaixar em diversas funções da atualidade, como veremos a seguir.
Gerência de Tecnologia da Informação (TI)
O gerente de TI é um dos cargos que surgiram com a metodologia ágil e faz parte das carreiras de gestão indispensáveis para o sucesso das empresas. Esses profissionais lidam com desafios na comunicação e negociação, no gerenciamento e na segurança das informações.
Eles atuam:
- criando estratégias de TI;
- planejando e implementando sistemas de automação;
- escolhendo projetos de informática vantajosos;
- desenvolvendo e integrando sistemas internos;
- cuidando da implantação e redesenho dos processos.
Além disso, os gestores de TI exercem a sua função controlando a segurança dos dados, fazendo auditorias, avaliando os sistemas existentes e analisando os procedimentos de contingência em conjunto com os colaboradores. Também respondem pelos diagnósticos de disfunções e resolvem problemas da rede de informática.
Gerência de desenvolvimento de sistemas
Essa função é mais voltada à engenharia ágil de software, de modo que o gerente de desenvolvimento de sistemas é responsável pelo gerenciamento dos procedimentos de serviços de tecnologia. Ele vai identificar possibilidades para aplicar as tecnologias nos processos operacionais.
As suas atribuições são:
- fazer a gestão dos projetos de desenvolvimento de software;
- fornecer informações técnicas;
- controlar a qualidade desses projetos;
- acompanhar a criação dos softwares;
- delegar tarefas de liderança e de equipe;
- efetivar a implantação de sistemas de softwares.
Além do mais, esse profissional faz a administração do banco de dados, cuida dos recursos da organização, realiza treinamentos internos e gerencia requisitos específicos. Outra competência essencial é a capacidade de acompanhar o desenvolvimento de softwares para internet e dispositivos móveis.
Gerência de desenvolvimento de projetos
Nesse caso, é o gerente que assegura a realização das tarefas e soluciona entraves para garantir o sucesso dos projetos empresariais. Ele cuida da execução de um projeto, definindo papéis, delegando tarefas e acompanhando e documentando o desenvolvimento das atividades.
As suas responsabilidades englobam:
- gestão do cronograma dos projetos;
- adequação aos orçamentos disponibilizados;
- organização de propostas e planejamentos;
- definição de métricas adequadas e parâmetros claros;
- resolução de problemas e erros antes da entrega do projeto.
Ademais, os gerentes de projetos comunicam informações com transparência a todos os interessados nas atividades. Eles fazem a divulgação dos dados de forma aberta e clara para que a sua equipe consiga compreender e permanecer comprometida em todas as etapas de cada projeto.
Gerência de desenvolvimento de produto
Os profissionais preparados para essas atividades respondem pela criação e aplicação de produtos inovadores que atendam aos consumidores. Esses gerentes precisam estar preparados para realizar entrevistas e testes com clientes, planejar roteiros e alocar recursos, além de desenvolver outras atividades como:
- supervisionar planos de vendas;
- organizar os distribuidores dos produtos;
- definir estratégias para a captação de clientes;
- aperfeiçoar a capacidade de produção;
- realizar pesquisas de mercado.
Eles também garantem a qualidade de produtos ou serviços, desenvolvem fornecedores, realizam apresentações técnicas aos clientes, promovem programas de descontos e fidelização e estruturam as operações internas. Para obter sucesso em sua carreira, devem saber propor metas e ações, bem como criar estratégias e táticas de modo a alavancar os negócios.
Gerência de desenvolvimento de treinamento
Nessa atividade os profissionais são responsáveis por desenvolver os materiais de apoio, organizar as salas e preparar os recursos necessários para a apresentação de conteúdos. Entre outras tarefas, os gerentes de treinamento reportam resultados e indicadores de performance durante as reuniões com os colaboradores.
Eles também realizam as tarefas a seguir:
- interagem com clientes, resolvendo problemas de atendimento;
- implementam programas de treinamento e desenvolvimento profissional;
- visam à capacitação técnica das equipes;
- avaliam os resultados dos programas de treinamento.
Por fim, esses profissionais analisam índices de desempenho, elaboram relatórios gerenciais para tomadas de decisões mais acertadas, informam dados estatísticos e propiciam correções nas políticas internas. Podem também elaborar apostilas, materiais de divulgação, manuais de instruções e certificados de presença em eventos.
Como está o mercado de trabalho para essa área?
Os gerentes de desenvolvimento das áreas acima descritas têm a oportunidade de conquistar cargos importantes no futuro. A maioria dos empreendedores já notou a importância desses profissionais, estão contratando ou se preparam para fazer as contratações em breve. Sendo assim, não vão faltar alternativas a quem decidir se especializar nesse segmento.
Como uma pós pode ajudar nessa carreira?
Para se tornar um gerente de desenvolvimento é preciso ser graduado, porém, não basta apenas ter concluído a sua formação em nível superior. É indispensável estar capacitado a realizar as tarefas e atribuições do cargo, o que pode ser alcançado por meio de uma pós-graduação na área.
Um curso de especialização é muito útil para:
- conquistar a sua certificação;
- obter as competências necessárias;
- abrir portas de trabalho no mercado.
Se você considerar que a remuneração do gerente de desenvolvimento pode ser muito compensadora, em média R$ 9.816,00, perceberá que vale a pena investir na aquisição de novos conhecimentos. Uma pós-graduação vai diferenciá-lo dos demais candidatos e colocá-lo em evidência. Ademais, o reconhecimento aumenta junto a experiências e especializações.
Agora você tem uma noção ampliada a respeito das atribuições de um gerente de desenvolvimento e já sabe o que precisa para seguir essa carreira! Esperamos que este conteúdo seja útil na sua tomada de decisão e na conquista da vaga almejada.
Saiba mais sobre os investimentos para fazer a sua especialização nessa área!