Connect with us

Carreiras na Pós

Pós-graduação em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo (ABA): conheça!

Pensando em se capacitar para a Análise do Comportamento aplicado ao Autismo? Então veja motivos para estudar na Unyleya!

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO AUTISMO

A pós-graduação em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo (ABA) tem se destacado entre as especializações mais buscadas da atualidade. Afinal, como mostra uma matéria de 2022 do Correio Braziliense, “cerca de 2 milhões de pessoas vivem com o autismo no Brasil”. Já ao nível global, o número sobe para, aproximadamente, 160 milhões.

Logo, nada mais natural que esse tema venha sendo pauta de muitas discussões sociais, principalmente no que diz respeito à inclusão na comunidade, à promoção da educação e ao cuidado com a saúde dessa parcela da população Questões que demandam profissionais devidamente capacitados para auxiliar indivíduos com autismo.

Por isso, neste post, você conhecerá do que se trata essa pós-graduação e ficará por dentro dos diferenciais dela na Unyleya. Para isso, contamos com várias informações cedidas pela própria coordenadora do curso, a mestra Roberta Gueudeville Vita. Acompanhe!

O que é o curso de Análise do Comportamento aplicado ao Autismo (ABA)?

“A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência investigativa originada da Análise do Comportamento — uma das linhas teórico-científicas da psicologia — que envolve avaliação, planejamento e orientação. Essa abordagem é a mais apropriada para o atendimento ao público com autismo”, responde Roberta.

O motivo disso é que ela contribui eficazmente para a melhoria do aprendizado, das interações sociais e da adaptabilidade a ambientes e situações diferentes. Tudo isso a partir de uma avaliação funcional e do emprego de técnicas que reduz comportamentos disfuncionais ao mesmo tempo que aumenta o repertório de comportamentos positivos na rotina do sujeito com TEA.

Pós-graduação 100% online

Para tanto, o profissional que quer se especializar nesse segmento terá 360h de formação EAD na Unyleya. A coordenadora ainda destaca: “nosso curso é bastante dinâmico, interativo e rico em conteúdo, com profundo embasamento teórico científico e estudos de caso, objetivando aproximar ao máximo os alunos da realidade clínica. Oferecemos material em pdf e vídeo aulas com professores qualificados na área”.

Quais as principais matérias desta pós-graduação?

A Pós-Graduação em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo (ABA) traz um conteúdo programático que explora as definições da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) e do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM).

Mas não só isso. Ela se aprofunda nos aspectos socioeducacionais para quem tem TEA, na promoção de saúde mental para essa população e nas medidas terapêuticas voltadas para o autismo nos três níveis de suporte (1, 2 e 3). É por isso que você estuda disciplinas importantes como:

  • Avaliação Diagnóstica — Iniciais e Complementares;
  • Transtornos do Espectro Autista — TEA — DSM5;
  • Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo — Educação Inclusiva;
  • Transtornos Globais (Invasivos) do Desenvolvimento — CID 11;
  • Manejo de Comportamentos Disruptivos e Aprendizagem pelas Consequências;
  • Comportamento Verbal e Não Verbal — Desenvolvendo o Brincar.

Qual o perfil de aluno dessa especialização?

O perfil de aluno da pós-graduação em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo (ABA) inclui profissionais de diversas áreas da saúde. É o caso de psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, médicos e fonoaudiólogos. Além disso, pessoas que atuam no mercado da educação também podem ingressar nessa formação. É o caso de pedagogos e professores (de Matemática, Física, História etc.).

Isso porque todos esses profissionais não apenas atendem, como acompanham e auxiliam pessoas com TEA ao longo de todo o crescimento e desenvolvimento delas. Auxiliando diretamente em questões cognitivas, emocionais, sociais, de saúde, de aprendizagem etc. Logo, é fundamental aprimorar os conhecimentos e habilidades específicas para trabalhar com esse público.

“Além disso, é importante que os alunos demonstrem interesse e comprometimento com a compreensão e intervenção no comportamento autista, bem como uma abordagem ética e empática em relação às pessoas com autismo e seus familiares”, destaca Roberta Gueudeville Vita.

Como é o mercado de trabalho para o especialista nessa área?

O mercado de trabalho para o especialista em ABA está em constante crescimento. Isso porque o profissional pode oferecer suporte a pessoas com autismo em espaços de saúde (como clínicas e hospitais) e centros de ensino (como creches, escolas e faculdades).

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Além disso, há aqueles que atuam de forma autônoma, a partir de indicação e contratação particular, prestando serviços terapêuticos ou mesmo acompanhamento terapêutico. Trabalho esse que pode ser realizado de forma remota ou domiciliar, por exemplo.

Há, inclusive, profissionais que montam institutos especializados em atendimento ao TEA. Alguns, com foco em adultos, outros voltados para o público infantojuvenil — trazendo um nível de técnica, conhecimento e experiência ainda mais aprofundados. Ou seja, passam a empreender e a ser pioneiros em sanar uma importante demanda da população.

Como o curso ajuda os profissionais a lidarem com os desafios da profissão?

“O curso qualifica o profissional a conseguir adaptar estratégias de intervenção com base nas respostas individuais dos clientes com autismo, ajustando planos de acordo com o progresso e as mudanças nas necessidades deles. Além disso, prepara você a lidar com comportamentos desafiadores (como agressão, autolesão ou recusa de participação em atividades) e a fornecer suporte e orientação aos pais e familiares, capacitando-os a compreender e lidar com os desafios do autismo no dia a dia”, indica Roberta.

Além disso, ela complementa que essa formação traz “conteúdo especializado, aprofundando nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada que proporciona o ganho de habilidades, conhecimentos e recursos necessários para fornecer um suporte integral às pessoas com autismo e suas famílias”.

Quais as vantagens da Pós-Graduação em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo da Unyleya?

A mestra e coordenadora Roberta é bem clara: “os alunos podem acessar o conteúdo do curso e assistir as vídeo aulas de acordo com suas disponibilidades de tempo, permitindo conciliar os estudos com outras responsabilidades profissionais. Disponibilizamos também fóruns de discussões, o que possibilita um maior aprendizado e troca entre professores e alunos. Além de gerar a oportunidade de interagir e colaborar com colegas de diferentes partes do mundo, enriquecendo sua experiência acadêmica e profissional”.

Para completar, os estudantes têm acesso direto à coordenação e aos professores do curso ao longo da formação para um suporte completo no processo de aprendizagem. Isso sem contar com os tutores especializados que atuam incansavelmente para lhe ajudar a atingir os seus objetivos educacionais.

Vale destacar ainda que a Unyleya tem todos os cursos de graduação e pós-graduação validados pelo Ministério da Educação (MEC), sendo reconhecida pelo mercado de trabalho.

Como explicado, a pós-graduação em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo (ABA) é um curso completo que qualifica o profissional (de saúde ou educação, por exemplo) a atender as demandas do público com TEA, promovendo inclusão, respeito e dignidade humana em todas as esferas da sociedade. Por isso, invista na melhor formação do mercado!

Não perca tempo e conheça mais detalhes sobre a nossa pós-graduação em Análise do Comportamento aplicado ao Autismo (ABA)!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD