Connect with us

Especialize-se

Pós em Educação: 12 cursos que você pode fazer com a Unyleya

Ainda não sabe qual curso fazer de pós-graduação? Então, não perca este post em que listamos 12 especializações na área da Educação!

O que você acha de começar uma pós em Educação? Ter os estudos continuados é fundamental para garantir conhecimentos sempre atualizados e melhores oportunidades para a carreira.

Além do mais, trabalhar com educação exige dedicação constante, com o objetivo de sempre procurar o melhor para oferecer aos alunos e contribuir na construção de gerações cada vez mais alfabetizadas, conscientes e cultas.

Neste post, vamos apresentar 12 opções de cursos de pós na área da Educação que certamente vão chamar a sua atenção. Acompanhe e não perca!

1. Atendimento Educacional Especializado

A educação inclusiva é fundamental para garantir o direito de todas as crianças e adultos de ter acesso à escola. Esse curso inteiramente digital de Atendimento Educacional Especializado visa abordar a conscientização e as competências necessárias para um profissional atuar no ensino às pessoas com necessidades especiais.

Com essa especialização, é possível ter contato com conteúdos que ensinam as diferentes práticas pedagógicas que podem ser utilizadas para atender e auxiliar estudantes com necessidades educacionais especiais, promovendo a inclusão e a autonomia desses alunos.

2. Autismo: Aspectos Pedagógicos — Abordagem Multidisciplinar

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodiversa que afeta majoritariamente a interação social (linguagem, comunicação e socialização). Pessoas com esse distúrbio têm mais dificuldade de socialização dentro das salas de aula, problemas de atenção (hiperatividade ou hiperfoco), comportamentos repetitivos, interesses restritos, entre várias outras particularidades.

O curso Autismo: Aspectos Pedagógicos tem como objetivo oferecer um conhecimento multidisciplinar, a fim de entender os fundamentos, os sinais e as concepções do autismo, assim como abordar práticas pedagógicas que favorecem a cognição.

3. Avaliação Educacional

O planejamento pedagógico e a Avaliação Educacional são dois pontos fundamentais para qualquer professor e precisam estar devidamente alinhados para garantir o aprendizado dos alunos. Nesse curso, você vai ter a oportunidade de aprofundar conceitos de cognição e de desenvolvimento humano, a fim de identificar metodologias que favoreçam a educação.

4. Comunicação e Oratória

No curso de Comunicação e Oratória, você vai aprender conteúdos que agregarão ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Aqui, serão apresentadas técnicas para aprimorar a expressividade, comunicação verbal e não verbal, além do marketing pessoal.

5. Dislexia e Distúrbios de Leitura e Escrita

Diversos alunos enfrentam dificuldade no aprendizado, que pode estar relacionada a diversos distúrbios, sendo a dislexia um deles. Saber adaptar o ensino para atender os alunos com esse bloqueio é outro ponto muito importante a ser trabalhado pelo professor.

Desenvolver técnicas de ensino alternativas e métodos com intervenção psicoterapêutica é uma maneira de conseguir identificar alunos que sofrem com essa dificuldade, além de ajudá-los a superá-las. O curso de Dislexia e Distúrbios de Leitura e Escrita é perfeito para aprender esses conceitos e aplicá-los na sala de aula.

6. Educação a Distância

As práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula podem sofrer algumas alterações ao serem convertidas para a Educação a Distância. Com uma pós-graduação nessa área, é possível perceber as diferenças e as necessidades do ensino digital, observar as tendências da educação flexível, identificar teorias da aprendizagem que contribuem para essa metodologia, entre várias outras vantagens.

7. Educação de Jovens e Adultos

Os processos de aprendizagem tendem a variar de acordo com a faixa etária. Ao se especializar em Educação de Jovens e Adultos, é possível perceber essas diferenças (curva de aprendizagem, tempo disponível para os estudos, preocupações extras, entre muitas outras consequências que surgem com a maturidade) e aprender quais são as práticas que favorecem o ensino a esse público.

No curso de pós-graduação, o aluno tem a experiência de adquirir conhecimento prático para ensinar a jovens e adultos, tanto nas instituições públicas quanto privadas, promovendo o acesso à educação nas mais variadas idades.

8. Educação Especial Inclusiva

Esse é outro curso a quem tem interesse em contribuir para uma educação abrangente, que atinja a todas as pessoas, independentemente de suas particularidades. Na pós em Educação Especial Inclusiva, os conteúdos giram em torno do ensino e do acompanhamento de alunos com necessidades educacionais especiais.

Há ainda o curso de Educação Especial Inclusiva Avançado, que aborda, além de transtornos como o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade), distúrbios de aprendizagem, síndrome de Asperger e demais espectros autistas, as deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.

9. Educação Para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Algumas pessoas decidem seguir a carreira de educação justamente por ter mais afinidade com crianças e gostar de acompanhá-las no processo de alfabetização (aprender a ler e a escrever), nos primeiros contatos com a Matemática, entre outras disciplinas.

O curso de pós-graduação Educação Para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental apresenta os fundamentos do ensino para crianças, analisa os contextos sociais e históricos, além de promover a necessidade de atualização dos projetos educacionais para atenderem sempre às necessidades dos alunos.

10. Libras

A Língua Brasileira de Sinais é o idioma utilizado por deficientes auditivos no Brasil e, na educação, estudar Libras é fundamental para promover um ensino inclusivo aos mais variados alunos, ajudando também na integração social de pessoas com necessidades especiais.

O curso Libras — Língua Brasileira de Sinais vai abordar a legislação envolvida nessa área, enfatizar a importância da educação bilíngue, promover a tradução e a interpretação desse idioma e incentivar os mais variados níveis de proficiência para melhorar a comunicação.

11. Metodologias Ativas de Aprendizagem

O objetivo da pós em Metodologias Ativas de Aprendizagem é apresentar as práticas mais comuns na Pedagogia, assim como as metodologias ativas e colaborativas que favorecem o aprendizado.

A ideia é capacitar os professores para que eles apliquem métodos inovadores em suas aulas, explorando todos os recursos que têm a seu favor, como os mecanismos digitais, a fim de adaptar a educação ao novo contexto tecnológico da sociedade.

12. Psicopedagogia

Psicopedagogia é a área que estuda como os processos de aprendizagem ocorrem internamente. Nessa pós, o aluno vai ter a oportunidade de estudar mais a fundo como o nosso cérebro assimila os conteúdos e como a Psicologia e a Pedagogia podem andar juntas para promover a educação.

Como visto, se você tem interesse em fazer pós em Educação, há diversas oportunidades disponíveis. Vale ressaltar que a Unyleya oferece cursos 100% digitais e a praticidade de acessar a plataforma de estudos a qualquer hora do dia.

Ficou com vontade de conhecer a Unyleya? Então, confira todos os nossos cursos de pós-graduação em Educação e Magistério!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD